Essa área do corpo pode acabar não recebendo a devida atenção na correria do dia a dia. Veja a seguir alguns cuidados básicos para manter a saúde dessa região!

Manter a saúde é um processo complexo, que envolve fatores ambientais, emocionais, físicos e mentais. O contexto em que estamos inseridos e as condições a que temos acesso também são fundamentais para construir saúde.

É bastante disseminada a necessidade de cuidar do corpo como um todo. Algumas áreas têm a sua importância facilmente reconhecida, como o coração, o cérebro, o estômago, os pulmões, entre outros.

Porém, as axilas também são parte importante do nosso corpo e precisam de cuidados que envolvem desde os hábitos de higiene até as roupas utilizadas. Confira a seguir quais são os cuidados essenciais para manter a saúde da região, como a t-shirt antissuor.

Use roupas bem ventiladas 

Uma dica básica para manter a saúde das axilas é utilizar roupas bem ventiladas. Isso também vale para regiões íntimas. Essa dica é essencial, já que áreas mal ventiladas propiciam a proliferação de fungos e bactérias.

Além disso, áreas mal ventiladas também possibilitam a aparição de quadros clínicos como a micose, problema causado por fungos que, quando não controlada, pode ultrapassar a camada da pele e provocar infecções e se espalhar para tecidos, ossos e órgãos, afetando todo o corpo. Os sintomas mais comuns associados à micose incluem irritação na pele, vermelhidão e coceira.

saude axilas

Um exemplo de roupa ideal para a saúde das axilas são as t-shirts antissuor, que se assemelham a uma segunda pele. Essas peças são feitas de tecido antibacteriano, que evita a proliferação de bactérias, absorve e evapora o suor quatro vezes mais  do que as camisetas tradicionais. 

Essa roupa é comumente associada à prática de atividades esportivas, mas a verdade é que ela pode aparecer em muitas outras ocasiões, como saídas casuais com amigos, eventos familiares e até no trabalho (sobretudo em dias mais quentes, em que aquela camiseta suada nas axilas pode causar constrangimentos).

Mantenha a higiene 

Outra dica valiosa para manter a saúde das axilas é manter a higiene do local. Comece lavando-as bem com sabonete e utilize uma esponja para espalhá-lo bem nessa área. 

Esse gesto simples remove impurezas, retira o excesso de desodorante e evita a proliferação de bactérias. Após higienizar as axilas, enxugue bem a área e aplique um creme hidratante para deixar a pele bem nutrida. 

Esfoliação 

A maioria das pessoas que mantém práticas de skincare as mantém somente no rosto, mas as axilas são uma região importante para aplicar essas práticas também. A esfoliação é outro processo importante para quem sofre com foliculite e você pode repeti-lo a cada 15 dias com movimentos circulares.

A esfoliação é um processo para ajudar a remover células mortas que naturalmente se acumulam na superfície da pele. Consiste em movimentos circulares feitos com bucha vegetal ou esfoliante. Outro efeito da esfoliação é ajudar a reduzir os pelos encravados ou inflamações. Quanto mais pelos você tem nas axilas, mais longa deve ser a esfoliação, sobretudo no começo.

Proteção solar

Rosto, ombros, barriga, pernas, essas costumam ser as partes em que as pessoas podem aplicar facilmente protetor solar. Muita gente esquece que as axilas também precisam dessa proteção.

Diferentemente do rosto, as axilas não precisam de protetor solar diariamente, mas nos dias de maior exposição ao sol — como viagens a praias e estadias em piscinas. O recomendado é passar primeiro o protetor solar e, quando ele estiver totalmente absorvido pela pele, você pode aplicar o desodorante.

Por fim, não se esqueça de escolher um desodorante bom e adequado para a sua pele. O melhor é escolher uma fórmula suave, sem componentes como alumínio ou álcool, ingredientes que costumam irritar a pele.