O que é preciso saber antes de comprar carro usado? Confira quais os principais pontos a serem analisados para realizar uma compra vantajosa e segura!
Então, você resolveu aquela questão importantíssima de comprar um carro seminovo ou usado? Apesar de parecer um negócio vantajoso, afinal, você irá pagar um valor consideravelmente menor do que comprar um carro zero km, para que a compra seja bem sucedida é preciso ter em mentes fatores como: Quem é o negociador? É possível contratar proteção veicular ou seguro para este modelo de veículo? Histórico do carro, entre outros. Tudo isso, a fim de evitar quaisquer possíveis prejuízos.
O que é preciso avaliar antes de comprar carro usado?
A lista de verificação abaixo descreve o que procurar ao comprar um carro usado ou seminovo por meio de um vendedor ou revendedor particular, para que você possa fazer a compra com tranquilidade.
1. Histórico do carro usado
Para verificar todos os dados sobre o veículo, por exemplo, chassi, débitos, alteração, ano, dados do proprietário, entre outros, você pode realizar uma consulta no site do DETRAN através do número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Ao fazer isso é possível identificar no nome de quem está o carro e quais as principais informações sobre ele. Você pode solicitar o número do RENAVAM para o vendedor na hora de realizar sua pesquisa.
É importante que o veículo não tenha débitos, caso haja alguma pendência, você pode negociar o desconto no valor da dívida sobre o que está sendo cobrado na negociação de compra. Além disso, é preciso confirmar que o documento será passado para o seu nome de forma imediata.
2. Ferrugem ou danos na pintura
Dê uma volta ao redor do carro e fique de olho em pontos de ferrugem ou lascas de tinta. Pequenas manchas de ferrugem localizadas não são necessariamente um problema porque podem ser corrigidas com bastante facilidade, além disso, esses danos fazem com que tenha o direito de solicitar a renegociação.
Se houver lugares onde o metal está totalmente enferrujado, você pode querer reconsiderar a compra.
3. Problemas de estrutura
Ao realizar o teste drive com o veículo, você também deve procurar problemas em sua estrutura. O carro está nivelado no chão? Tem alguma coisa pendurada no trem de pouso? Preste muita atenção aos para-choques e olhe dentro do porta-malas e do capô para novos parafusos ou empenamentos que possam indicar um acidente recente.
Ao dirigir o veículo usado que deseja comprar, você poderá avaliar se o carro está com as rodas alinhadas e pneus balanceados, pois o carro costuma tremer nesse caso. Observe também o tempo que o freio leva para exercer sua função, facilidade de troca de marcha ao manusear o câmbio, se os cintos dos bancos estão inteiros, funcionalidade do ar-condicionado e rádio, entre outros.
Todos os detalhes influenciam na negociação do preço do carro usado ou seminovo.
4. Inspecione o motor do carro usado
O motor é a parte mais importante de qualquer veículo. Com o carro desligado, abra o capô e inspecione visualmente o motor quanto a: vazamentos de fluido, corrosão e filtros e correias dentadas. Verifique as varetas do óleo e da transmissão quanto à descoloração – o óleo deve ser marrom claro, o fluido da transmissão deve ser rosa ou vermelho.
Ao comprar carro usado é preciso se atentar a todos os detalhes, bem como, o funcionamento e estado de conservação do motor, a fim de evitar problemas que custam caro, de nada adianta comprar um veículo somente pela sua aparência, pois o mesmo deve estar funcionando corretamente.
5. Condição do pneu
O piso do pneu deve ser usado uniformemente e todos os quatro devem combinar. Banda de rodagem irregular ou desgaste extra em alguns dos pneus geralmente significa o mau alinhamento, o que pode ser um sinal de problemas com a direção, suspensão ou quadro do veículo. Um carro mal alinhado vai puxar para a direita ou para a esquerda ao dirigir, o que pode causar acidentes e maiores custos de manutenção.
6. Cuidado com a quilometragem ao comprar carro usado
Um carro costuma acumular cerca de 20.000 km por ano. Para descobrir se o carro que você está vendo tem alta ou baixa quilometragem, divida o número no hodômetro pela idade do veículo. Um carro com alta quilometragem terá mais desgaste em seus componentes mecânicos, o que não é indicado.
Portanto, o melhor a fazer nesse caso é adiar sua compra até encontrar um veículo adequado.
7. Parte elétrica interna do carro usado
Ligar o rádio para escutar sua música favorita enquanto está dirigindo é uma das pequenas alegrias de ter um carro. Pressione alguns botões e certifique-se de que o estéreo e os outros componentes eletrônicos do cockpit estejam funcionando corretamente. Ligue o ar condicionado e aqueça também, a fim de verificar o seu funcionamento.
Aqui, se houver danos, será necessário contratar uma oficina autoelétrica para reparo, o que pode influenciar em um preço mais baixo de compra.
8. Verifique as condições de conservação dos estofados do carro usado
Assentos e tecido interior podem ser danificados facilmente em um veículo, se não tomar as medidas preventivas adequadas. Cuidado com rasgos, manchas e couro rachado em todos os bancos dianteiros e traseiros – o estofamento pode ser caro para consertar.
9. Não feche negócio sem fazer o Test-drive
O test drive é provavelmente a parte mais importante da compra de um carro usado. Planeje sua rota e coloque o carro à prova para testar sua manobrabilidade, aceleração, frenagem e suspensão. Pegue a estrada, se possível, e tente estacionar em paralelo para sentir os pontos cegos que o carro pode ter.
10. Inspeção mecânica do veículo
Se você acha que encontrou o carro usado dos seus sonhos, leve um mecânico de confiança para realizar uma inspeção completa na concessionária ou na casa do vendedor. Um mecânico pode determinar se o veículo tem problemas ou áreas subjacentes que podem se tornar um prejuízo no futuro. Não é um serviço gratuito, mas pode evitar que você compre um veículo inadequado.
Observação final
Tome cuidado com compras realizadas online em plataformas de negócios como OLX e Mercado Livre, o ideal é que realize sua compra em concessionárias de veículos seminovos e usados (sempre pesquise sobre a reputação da mesma antes de finalizar a compra).
Ao verificar as ofertas, sempre avalie os anúncios, suspeite sempre de veículos abaixo do valor praticado pela Tabela FIPE, de veículos com pouco KM rodados e que parecem muito novos por um valor baixo, etc.