Confira quais as principais dicas para o cuidado com a bateria de moto elétrica, a fim de aumentar a durabilidade, utilizá-la de forma econômica e preservá-la corretamente.

O cuidado e manutenção adequados da bateria de qualquer veículo elétrico é muito essencial quando se trata de querer prolongar a sua vida útil. A bateria é o componente mais importante e também o mais caro, por isso vale a pena cuidar dela para que fique conosco por mais tempo.

Neste post vamos tentar dar alguns conselhos gerais para um bom uso da bateria de moto elétrica e resolver as dúvidas mais comuns sobre as mesmas:

Dicas para o cuidado com a bateria de moto elétrica

bateria de moto elétrica

A seguir, as principais dicas para cuidar da bateria de sua moto elétrica:

1. Desconecte o carregador após a carga

Após a conclusão do carregamento, é recomendável desconectá-la do carregador. Não é recomendado, por qualquer motivo, deixar a bateria carregando por mais de 12 horas.

2. Não deixe descarregar completamente

As baterias de íon-lítio não têm o famoso “efeito memória” que as antigas baterias Ni-Cd tinham, então não perderão a capacidade de carga se recarregarmos quando estiver, por exemplo, em 90%. Desta forma, não é recomendado usar a bateria até que esteja completamente esgotada, pois pode causar danos às células.

De fato, cargas e descargas parciais são benéficas para baterias de lítio e, como regra geral, é recomendável manter a bateria entre 20% e 90% de sua carga para prolongar sua vida útil.

Com relação às baterias de chumbo, o efeito é maior, lembre-se, as baterias têm um tempo de vida definido em ciclos e não em meses ou anos. Uma bateria de chumbo em gel normalmente tem 500 ciclos com 100% de carga e 900 ciclos com 50% de carga.

Ou seja, se você descarregar todos os dias a 100%, a bateria durará pouco mais de um ano; se você descarregá-lo apenas para 50%, a bateria durará quase 3 anos.

3. Cuidado com a temperatura

Baterias e calor excessivo não são bons amigos. Obviamente, a melhor época para desfrutar de uma motocicleta elétrica é precisamente o verão, e não vamos pedir que você desista desse prazer. Mas uma série de cuidados devem ser tomados para evitar danos irreversíveis às baterias: não deixe a bateria exposta ao sol ou perto de uma fonte de calor e carregue-a sempre em local fresco e seco.

Por outro lado, o frio reduzirá a capacidade da bateria e com ela sua autonomia, mas não deve ser um grande problema desde que não caia abaixo de 0ºC.

4. Quando ficar sem usar a moto por um tempo

A primeira recomendação neste caso é retirá-lo do compartimento para armazená-lo em local fresco, seco e com nível de carga de aproximadamente 50%. Além disso, é recomendável verificar o nível de carga periodicamente e carregá-lo pelo menos 1 vez a cada 3 meses.

Esperamos que essas dicas ajudem você a cuidar da bateria de seus veículos elétricos para que a cada dia sejamos mais pessoas circulando por nossas cidades de maneira sustentável.