A Europa tem uma grande rede ferroviária de alta velocidade e deve-se pensar em pegá-la na próxima viagem à Europa.

Trem de alta velocidade

Os Estados Unidos praticamente não têm trilhos de alta velocidade (e os trilhos que são de alta velocidade quase não são de alta velocidade). A China, por outro lado, possui cerca de dois terços de todo o sistema ferroviário de alta velocidade do mundo. A Europa também possui uma rede de alta velocidade ampla e bem desenvolvida. Enquanto a maioria das pessoas se move pelo continente com seus voos incrivelmente baratos, vale sempre a pena conferir seu trem de alta velocidade.

A rede ferroviária de alta velocidade na Europa é um modo de transporte crescente, cada vez mais popular e eficiente no continente. As primeiras linhas de alta velocidade foram construídas na década de 1970 e continuaram a ser ampliadas e melhoradas desde então.

Trem de alta velocidade na Europa

Não há uma definição definida do que é o trem de alta velocidade, mas geralmente é considerado como linhas construídas para lidar com velocidades superiores a 250 km/h (155 mph) e linhas atualizadas superiores a 200 km/h (124 mph) . O trem convencional de alta velocidade mais rápido é o trem Pequim-Xangai, chegando a velocidades de 350 km/h (217 mph). O trem maglev mais rápido é o Shanghai Maglev Train a 431 km/h (268 mph).

  • Tokaido Shinkansen: O primeiro trem de alta velocidade (também conhecido como trem-bala)
  • Trem mais rápido: O Shanghai Maglev Train A 431 km/h (268 mph)
  • Chuo Shinkansen: Subconstrução mais rápida: 505 km/h (314 mph)

Algumas dessas linhas agora cruzam fronteiras internacionais e muitos países agora estão conectados pela rede ferroviária de alta velocidade. Espera-se que mais países da Europa sejam conectados nos próximos anos, pois a Europa continua a investir pesadamente nos túneis, pontes e outras infraestruturas necessárias.

Os principais países da Europa com redes ferroviárias de alta velocidade são a França e a Espanha, com a Alemanha, a Itália e o Reino Unido também tendo quantidades significativas de trens de alta velocidade. Também pode ser encontrado em vários países europeus menores, como Bélgica, Holanda, países nórdicos, Suíça e muito mais.

Um dos segmentos ferroviários de alta velocidade mais rápidos da Europa é a linha ferroviária de alta velocidade Madrid-Barcelona. É uma linha de 621 quilômetros ou 386 milhas inaugurada em 2008. Ela é projetada para velocidades de até 350 quilômetros por hora ou 217 mph.

  • Duração: 2 horas e 30 minutos de Madri para Barcelona
  • Custo mais baixo do bilhete de trem: $ 29

De Barcelona, ​​conecta-se à linha de alta velocidade Perpignan-Barcelona na França, que por sua vez se conecta a outras na rede europeia de alta velocidade.

Países conectados: França, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, Suécia, Bélgica, Holanda, Polônia, Portugal, Rússia e Reino Unido

Ainda assim, com mais de dois terços da rede ferroviária de alta velocidade do mundo somente na China, a rede da Europa fica em segundo lugar, na melhor das hipóteses. É possível ir entre a maioria das principais cidades da China por trem de alta velocidade.

Também na Ásia, o Japão é famoso por sua história de trens de alta velocidade. Talvez surpreendentemente, pode-se até encontrar um trem de alta velocidade no Uzbequistão, país da Ásia Central.

Planos para melhorar o sistema ferroviário de alta velocidade da Europa e críticas

As ferrovias estão sendo continuamente construídas e atualizadas de acordo com os padrões internacionais na emergente rede ferroviária europeia de alta velocidade. A maioria dos trilhos mais rápidos está na Europa Ocidental, com a França e a Espanha tendo os segmentos mais rápidos do continente.

  • Objetivo da União Europeia: Desenvolver uma rede ferroviária transeuropeia de alta velocidade

Os europeus estão planejando trens mais rápidos e passagens mais simples, ainda assim, há uma série de críticas sobre a rede na Europa com um estudo concluindo, mas os planos da UE:

“Não existe um plano realista de longo prazo da UE para ferrovias de alta velocidade, mas uma colcha de retalhos ineficaz de linhas nacionais mal conectadas, já que a Comissão Europeia não tem ferramentas legais nem poderes para forçar os Estados-membros a construir linhas conforme acordado.”

Pode-se navegar pelas linhas de alta velocidade na Europa e fazer reservas em Eurail. com.

Pode-se também cruzar para a Inglaterra da França via trem. O Chunnel é o túnel submarino contínuo mais longo do mundo e é um dos maiores feitos da engenharia moderna. Pode-se viajar como passageiro ou carregar o carro no trem e transportá-lo para o outro lado.

  • Comprimento do canal: 31,5 milhas de comprimento ou 50,45 km
  • Mais longo: O túnel submarino mais longo do mundo

Vai para Londres, na Inglaterra, de onde se pode obter conexões de alta velocidade para outras partes do país e até a Escócia. Do lado europeu, conecta-se a Paris e algumas outras cidades da Bélgica e da França, onde também é possível obter outras conexões de alta velocidade. No entanto, pegar este trem geralmente é mais caro do que voar.

  • Conecta: Londres a Paris e outras cidades na França e na Bélgica

A única empresa que opera esta conexão é Eurostar e pode-se reservar ingressos em seu site. É também uma das poucas conexões que atravessam uma fronteira internacional que exigem verificações de imigração – portanto, não se esqueça do passaporte. Há muitas coisas interessantes para saber sobre o Chunnel – incluindo tentativas frustradas de conectar a Inglaterra com a França na década de 1880.