Santorini e Mykonos podem ser superfaturadas e superlotadas, mas há muitas outras ilhas gregas por aí. Conheça o Dodecaneso!

Quando os viajantes vão para a Grécia para relaxar nas ilhas gregas, eles costumam ir para cadeias de ilhas populares como as Cíclades (Santorini, Mykonos, Paros, etc.) ou as ilhas jônicas (Corfu, Kefalonia, Zakynthos, etc.). No entanto, há um grupo menos conhecido de ilhas gregas chamado Dodecaneso, na costa da Turquia, com águas azuis deslumbrantes, cidades pitorescas, menos multidões e preços mais baixos. Considere estas 10 ilhas gregas para as suas próximas férias.
Contents
10/10 Kos
Kos é uma linda ilha no Dodecaneso, com marcos históricos romanos e gregos e uma infinidade de praias arenosas. As principais atrações a visitar em Kos incluem o Castelo Neratzia (construído no século XV), as ruínas da Ágora Antiga e a Casa Romana Villa (construída no século III). Visite o Plátano de Hipócrates, que está ligado ao pai da medicina, e relaxe em praias populares como Lambi e Psalidi Beach.
9/10 Patmos
Patmos é uma das ilhas mais ao norte do Dodecaneso e tem um significado para aqueles que acreditam no cristianismo. Há rumores de que a Caverna do Apocalipse na ilha é onde o Livro do Apocalipse no Novo Testamento foi escrito por João de Patmos. São João é uma figura histórica importante na ilha, por isso os visitantes também devem conferir o Mosteiro de São João Teólogo enquanto estiverem lá. O antigo Mosteiro Ortodoxo Grego é agora um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além de uma longa e interessante história, Patmos oferece aos visitantes belas praias como Paralia Lampi, Psili Amos e Petra Beach para relaxar. Não perca os moinhos de vento de Patmos, que ficam lindos ao pôr do sol.
8/10 Leros
Localizada perto de Patmos, Leros é uma ilha descontraída no Dodecaneso, conhecida por seu impressionante castelo medieval dos Cavaleiros de São João. O castelo provavelmente foi construído sobre uma fortaleza bizantina. A principal razão para visitar Leros é que é uma das últimas ilhas gregas praticamente intocada pelo turismo e influências externas. Aqui, os viajantes experimentarão a autêntica cultura e culinária gregas no seu melhor.
7/10 Astypalaia
Astypalaia é a ilha mais ocidental do Dodecaneso e é um destino idílico com casas caiadas de branco e águas azul-turquesa que rodeiam as praias arenosas. A ilha é única por ter duas seções distintas, Mesa Nisi (ilha interna) e Exo Nisi (ilha externa). Chora é a cidade portuária e capital da ilha e é uma charmosa cidade no topo de uma colina com vistas deslumbrantes do Mar Egeu. Visite o Castelo de Astypalaia e o museu arqueológico para aprender mais sobre a história da ilha. Em seguida, relaxe na praia de Kaminakia ou Livadi – os viajantes podem até ter essas praias só para eles.
6/10 Kalymnos
Kalymnos fica entre Leros e Kos, portanto, para viajantes com uma janela de uma semana para passeios pelas ilhas, essas ilhas são o trio perfeito. Os aficionados por história podem visitar o Museu Arqueológico de Kalymnos para aprender mais sobre a ilha ou conferir a Fábrica de Esponjas, que é uma parte importante da economia de Kalymnos. Faça um passeio pela Masouri Beach Road em um carro alugado ou em um quadriciclo para ter uma vista deslumbrante do mar Egeu sem nenhum outro turista.
5/10 Symi
Symi é uma ilha animada conhecida por suas casas neoclássicas coloridas ao longo da costa. A ilha hospeda um festival de música anual a cada verão. Este é um dos maiores eventos artísticos na Grécia a cada ano e ocorre em julho, agosto e setembro desde 1995. Os prédios em tons pastéis da vila não são a única arquitetura impressionante em Symi; os viajantes podem explorar o Mosteiro Sagrado de São Arcanjo Miguel, o Panormitis, que é um convento bem preservado com uma taxa de entrada acessível. Visite o Museu do Folclore ou nade em uma das muitas praias, como Sesklio ou Agia Marina.
4/10 Cárpatos
Karpathos é a segunda maior das ilhas do Dodecaneso e fica a sudeste do Mar Egeu. Cercada por águas incrivelmente azuis, Karpathos é talvez uma das melhores ilhas gregas para um dia na praia. As praias de Apella, Achata, Damatria, Lefkos e Amoopi são tranquilas e acessíveis. Visite a cidade de Menetes, onde as casas brancas erguidas nas falésias contemplam o mar abaixo. Também vale a pena visitar a antiga aldeia isolada de Olympos, que é mais colorida que Menetes.
3/10 Halki
Halki é uma pequena ilha no Dodecaneso com uma paisagem montanhosa ondulada e praias isoladas inacessíveis de carro. Os viajantes devem caminhar até essas áreas à beira-mar e dar um mergulho longe do resto da ilha. Há uma boa mistura de vilas de luxo e bares ao ar livre na cidade portuária de Nimborio, de onde chegam as balsas de Atenas e outras ilhas. Além das belas praias para explorar, os viajantes vão querer visitar o Castelo de Monolithos, que é um local de ruínas medievais no topo de uma colina.
2/10 Rodes
Rodes é a maior ilha do Dodecaneso e está localizada mais perto da Turquia continental do que da Grécia continental. O destaque de Rodes (além de suas praias) é a cidade velha medieval que tem charmosas ruas de paralelepípedos e aproximadamente 6.000 residentes. Existem muitos locais históricos para explorar em Rodes, incluindo o Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes, o Colosso de Rodes à beira-mar, a Acrópole de Rodes e a Rua dos Cavaleiros de Rodes.
1/10 Tilos
Tilos está ganhando popularidade, mas continua sendo uma joia escondida do Mar Egeu. Esta pequena ilha grega está localizada entre Rodes e Kos e tem praias tranquilas para nadar e tomar sol, incluindo Despoti Nero e Skafi Beach. Os viajantes podem visitar a Caverna Charkadio, que fica ao sul da cidade principal, Megalo Chorio. Megalo Chorio é a capital da ilha. tem cerca de 250 residentes e casas de pedra em um layout tradicional. A pitoresca vila é o local perfeito para ficar enquanto explora a ilha por alguns dias.