Saiba quais frutas você pode dar para o seu animal de estimação e quais são proibidas.

As frutas são ótimas opções de alimentos saudáveis para dar para o seu gato ou cachorro. Hoje, diversas pessoas desejam implementar uma alimentação mais natural para seus pets por conta própria. Contudo, elas não consultam um médico veterinário para saber as melhores indicações. 

Apesar de a dieta desses bichos ser à base de ração de cachorro e de gato, existem alguns alimentos que eles podem comer sem causar problemas no organismo, vômitos e diarreias. Acompanhe este conteúdo e descubra as frutas ideais para o seu cachorro ou gato comer.

Quais frutas cães e gatos podem comer?

frutas que cachorro pode comer

As frutas são alimentos permitidos para cães e gatos em todas as idades. Contudo, os tutores devem comprar as frutas certas para dar ao animal de estimação. Veja quais são elas. 

Morango 

Essa fruta é uma grande fonte de vitamina C. Apesar de estar no grupo das frutas cítricas, ela pode ser oferecida para cães e gatos. Seus componentes e antioxidantes fortalecem o sistema imunológico do animal, melhoram a capacidade de cicatrização do corpo e atuam no combate à anemia. 

Banana

bananas

As bananas são ótimas fontes de potássio, além de apresentarem sais minerais, vitaminas e a frutose — açúcar natural das frutas. Por ter maior concentração de frutose que outras frutas, a banana deve ser oferecida com moderação para os animais. 

Essa fruta costuma ser o petisco favorito de gatos, pois é bastante saborosa e nutritiva.  

Maçã

Esta fruta é rica nas vitaminas C e A, podendo ser consumida pelos pets sem o caroço — pois este contém cianeto, substância que pode impedir o transporte de oxigênio celular quando consumida em grandes quantidades. 

Além disso, a maçã é rica em fibras alimentares, melhorando a digestão e o metabolismo de cães e gatos. Essa fruta também é indicada para dietas de animais obesos.

Manga

Ao ser oferecida sem caroço, ela proporciona vitaminas C e B6 para os pets. 

Melancia

A melancia é uma fruta majoritariamente composta por água, sendo uma opção perfeita para cachorros e, principalmente, gatos — que ingerem menos água naturalmente e precisam de incentivos para evitar problemas renais. 

Ela também é uma fruta suculenta, rica em vitamina C, licopeno e potássio. Assim como a maçã, a melancia também deve ser oferecida para o pet sem as sementes. 

Mirtilo 

O mirtilo conta com vários benefícios para os animais de estimação, como a redução de riscos de problemas cardíacos, regulação do índice glicêmico e capacidade de melhorar a visão dos animais. 

Laranja 

Essa fruta pode ser ingerida por cachorros, mas é preciso ter cuidado com seu nível de acidez. Por segurança, é recomendado retirar a casca da laranja e seus pequenos caroços. Assim, você evita problemas com o seu pet e oferece uma fruta rica em vitamina C.

Quais frutas são proibidas para os pets? 

abacate

Mesmo que as frutas proporcionem grandes vantagens para cachorros e gatos, existem algumas que são proibidas para os pets. Entenda! 

  • Cereja: assim como o caroço da maçã, elas podem conter cianeto e prejudicar o transporte de oxigênio;
  • abacate: pode causar diarreia e vômito;
  • caqui: trata-se de  uma fruta cítrica que pode irritar o estômago do animal devido à acidez;
  • uva: essa fruta é tóxica para animais e pode afetar o rim dos bichinhos;
  • carambola: é uma das frutas não recomendadas para animais por seu histórico de problemas renais. 

Diante de tantas opções de frutas, você pode alternar a dieta do seu animal com ração seca e utilizá-las como petiscos. Assim, é possível oferecer um alimento mais saudável e cheio de benefícios para o seu pet. Lembre-se apenas de não oferecer as frutas proibidas para o seu bichinho.

Deixe um comentário