O maior pedaço de terra não reclamada do mundo fica no Saara, e sua história é um pouco… tumultuada.

o pôr do sol sobre o deserto do saara

O Triângulo Halaib é uma área de terra medindo 20.580 quilômetros quadrados (0r 7.950 milhas quadradas) reivindicada pelo Egito e pelo Sudão. Mas há também um segundo triângulo, menor e mais curioso, chamado de Triângulo de Bir Tawil isso não é reivindicado por ninguém.

O triângulo Bir Tawil fica no poderoso deserto do Saara. A terra aqui é muito inóspita e ninguém mora lá. Imagens de tempestades de areia no Saara mostram o quão intenso o deserto do Saara pode realmente ser.

A Origem da Disputa

Esta é uma das maiores disputas territoriais do mundo. Resulta de duas fronteiras da era do Império Britânico estabelecidas entre os dois países.

Na época havia o Condomínio Egípcio onde tanto os britânicos quanto o Egito tinham soberania e administração sobre o que hoje é o Sudão ao sul. Então, na época, o Sudão fazia parte do Egito.

Duas fronteiras foram estabelecidas. Um deles foi o “limite político” do Condomínio Anglo-Egípcio de 1899 que corre ao longo do 22º paralelo norte. A outra era a “fronteira administrativa” de 1902 que os britânicos. A fronteira administrativa de 1902 deu responsabilidade administrativa pela área de terra ao norte da linha para o Sudão (na época um estado cliente anglo-egípcio).

  • 1899 “Fronteira política: Reivindicado por Egpyt – corre ao longo do 22º paralelo norte
  • 1902 “Limite Administrativo: Reivindicado pelo Sudão – corta o paralelo 22 criando dois “triângulos”

Nada disso realmente importava até 1956, quando o Sudão conquistou a independência dos britânicos e egípcios. Na independência, o Sudão reivindicou a soberania sobre a área e foi administrado pelo Sudão após a independência por um tempo.

Mas em 1994, o Egito se mudou e assumiu o controle da área. Hoje é governado e controlado pelo Egito. O Egito se recusou a ir à arbitragem internacional ou negociar sobre a área.

  • Triângulo Halaib: Controlado pelo Egito, reivindicado pelo Sudão
  • Triângulo de Bir Tawil: não reclamado

O status quo

Com os dois países reivindicando duas fronteiras diferentes, surgiu uma situação muito estranha. De acordo com a “fronteira política” de 1899, o (povoado) Halaib Triangle está dentro do território egípcio, enquanto o (despovoado) Bir Tawil Triangle no deserto do Saara está em território sudanês.

Gorjeta: As duas fronteiras podem ser vistas na maioria dos mapas, com a maioria dos mapas internacionais optando por mostrar ambas as reivindicações

Mas de acordo com Sudan, o oposto é verdadeiro. Como a “fronteira administrativa” meio que ziguezagueia através do paralelo 22, o Triângulo Halaib fica no Sudão, enquanto o Triângulo Bir Tawil fica no Egito.

Desses dois triângulos, o maior (e povoado) é o Triângulo Halaib. Mas nenhum dos países pode reivindicar o Triângulo Halaib ao mesmo tempo em que reivindica o triângulo Bir Tawil. O resultado final é que o Triângulo de Bir Tawil não foi reclamado, pois ambas as nações o consideram território da outra nação.

O não reclamado Triângulo de Bir Tawil

O Triângulo Bir Tawil é uma área de terra de 2.060 quilômetros quadrados ou 795 milhas quadradas que, na verdade, tem uma forma mais quadrilátera.

  • Nome: O nome significa “poço de água alta”

Hoje é um exemplo muito raro de “terra nullius” – a expressão latina legal para “terra de ninguém”. É considerado o maior pedaço de terra habitável do mundo que não é reivindicado por ninguém.

  • Antártica: A Antártida também tem uma grande parte da terra que não é reclamada, a maioria dos países reivindica o continente congelado não são reconhecidos pela maioria das outras nações

A razão pela qual os britânicos a incluíram em sua “fronteira administrativa” foi que essa fronteira deveria refletir o uso real da terra pelas tribos da região (em vez de uma simplista 22ª fronteira paralela cortando as comunidades).

A terra dos Bir Tawil era um pasto usado pela tribo Ababda, que morava perto de Aswan, no Egito propriamente dito. E assim os britânicos pensaram que seria melhor administrá-lo pelo Egito.

  • Terra de pastagem: Bir Tawil era uma terra de pastagem usada pela tribo Ababda baseada no Egito

As pessoas no Triângulo Halaib são culturalmente mais semelhantes às pessoas do Sudão e, portanto, os britânicos pensaram que seria melhor para eles serem administrados pelo Sudão.

  • População: Zero (Acordos Permanentes)
  • Comprimento: Varia de 95 quilômetros ou 59 milhas e 46 quilômetros ou 29 milhas
  • Clima: Clima desértico muito quente de acordo com o sistema de classificação climática de Koppen

Hoje continua sendo um território não reclamado de jure. Isso levou vários indivíduos e organizações a tentar reivindicar Bir Tawil e estabelecer seu próprio microestado. Essas declarações foram muito parecidas com a declaração que “estabeleceu” a micronação de Nirivia no Lago Superior entre o Canadá e os EUA em terras anteriormente não reclamadas entre os dois vizinhos.

Nenhuma dessas tentativas foi levada a sério pela comunidade internacional e nada foi reconhecido.

Mas, ao contrário de Nirivia, o território também é tão remoto e hostil que a grande maioria das reivindicações são declarações online de outros locais.