Atualmente vários segmentos na internet estão em crescimento, como é o caso de locação de equipamentos para obras de construção civil, já que fica muito mais econômico alugá-las do que comprar. Por isso, uma busca muito em alta no Google é “preço do aluguel compactador de solo”. Outro segmento que só cresceu foi o de delivery de comida online.

De acordo com um relatório da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de entregas delivery teve um faturamento anual de R$ 9 bilhões no Brasil em 2015. Isso só cresceu, ainda mais durante a pandemia da COVID-19.

delivery de comida

Por isso, esse é um bom segmento para você investir. É um nicho em pleno crescimento. No entanto, a concorrência é grande e será necessário alguns diferenciais de sua parte para fidelizar os clientes.

Por isso, conheça algumas dicas para tornar seu delivery de comida um sucesso.

1. Elabore o processo de delivery

Antes de iniciar o processo de captação de clientes, você precisa elaborar o processo de delivery em sua empresa. Dessa forma, todo consumidor terá uma boa experiência. Isso significa avaliações positivas e até o retorno do cliente.

Por isso, elabore o processo de delivery:

  • Área de delivery

Estabeleça qual região será atendida pelo seu delivery. Pode ser apenas o bairro em que sua empresa está localizada, um raio de 1 quilômetro ou até por toda a cidade.

Você deve entender os custos de cada área e definir taxas de entrega adequadas. Você pode cobrar uma taxa de entrega de acordo com a distância ou fixar uma taxa de entrega média.

  • Horário de delivery

Você precisará definir em qual horário deu delivery atenderá. Você pode atender durante a semana, apenas aos finais de semana, apenas à noite ou durante o horário de almoço também.

  • Time para entregas

Agora que você definiu a área de atendimento e o período de entrega, você precisa de um time para atender toda a demanda. Caso você espere receber muitos pedidos de comida para entrega, crie um processo separado só para essa função em seu estabelecimento. Tudo isso para não gerar muito tempo de espera por parte dos clientes.

2.     Coloque o serviço de delivery no site

delivery de comida 1

Uma vez que seu processo de delivery esteja funcionando bem, é necessário começar estratégias de marketing para captar clientes que estão com vontade de pedir comida.

Por isso, coloque essas informações novas no seu site e também nas redes sociais de seu estabelecimento. Coloque todas as informações pertinentes para não gerar dúvidas nos potenciais clientes, como horário de funcionamento, telefone ou aplicativo de mensagens para realizar pedidos e área de atendimento.

3.     Tenha materiais gráficos

ideias de delivery

Outra dica é você preparar materiais gráficos como cardápios, folhetos e folders para incentivar o pedido delivery em seu restaurante. Você pode incluir esse material em todas as entregas, para fidelizar os clientes.

Além disso, você pode distribuir o material no estabelecimento, nas mesas ou na recepção. Você também pode estabelecer uma ação de panfletagem na área em que seu estabelecimento atende por delivery. Isso é uma maneira de atrair mais clientes.

4.     Tenha uniforme para os entregadores

entregador

Os entregadores também podem fazer parte de suas estratégias de marketing. Realize um treinamento para ensiná-los a atender bem o cliente. Além disso, customize os entregadores com uniformes e adesivos para as motos, se for conveniente. Coloque nos adesivos o logotipo da empresa, telefone e até imagens das refeições mais vendidas.