Tonalidades podem contribuir para o relaxamento e até mesmo reduzir sintomas de ansiedade. Confira os benefícios!

Com o início da pandemia e a consequente necessidade de se passar mais tempo em casa, a população começou a procurar cada vez mais recursos para transformar o lar em um ambiente mais confortável e funcional. Uma das técnicas aliadas a esse objetivo é a cromoterapia, que, basicamente, estuda o uso terapêutico das cores no auxílio ao tratamento de condições físicas e emocionais.

Nesse sentido, vale ressaltar a importância de escolher de forma consciente os itens que a compõem, como a decoração de um quarto, seja na iluminação, nos móveis ou até mesmo na roupa de cama, como o uso de um edredom colorido. A seleção adequada das cores pode garantir que os momentos de descanso e as noites de sono sejam ainda mais tranquilas e relaxantes.

Mas como isso funciona na prática?

cromoterapia quarto cores

Em primeiro lugar, vale lembrar que já é de conhecimento público que as cores surtem efeitos diferentes no organismo dos humanos. Com essa informação, é possível selecionar as cores previamente, visando um objetivo específico. Um caso clássico é o das redes de fast-food, por exemplo, que sempre abusaram do vermelho e amarelo. 

Essas cores são estimulantes. Além de chamarem mais atenção, podem até despertar a fome de quem vê quando estão associadas, por isso são sempre usadas em restaurantes e estabelecimentos que estejam ligados à gastronomia. O mesmo acontece de forma oposta.

Algumas cores estão associadas ao descanso, como é o caso do verde e do azul. Com propriedades relaxantes, os elementos dessas cores podem trazer paz e muita tranquilidade. Tudo que a gente precisa, não é mesmo? Então fica a dica: use elementos com essas cores no seu quarto, por exemplo. 

Uso profissional

Além dos usos adaptáveis à rotina, a cromoterapia também já é usada de forma profissional por médicos para o tratamento de dores musculares, fibromialgia, depressão e até para a diminuição de efeitos colaterais do câncer e outras doenças.

Significado de cada cor

Azul: é uma cor calmante, que ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Traz equilíbrio, harmonia e, por isso, tem efeito relaxante e analgésico. Na cromoterapia, essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono.

Roxo: é uma cor que está associada à purificação e estabilidade. Pode ajudar a reduzir os medos e angústias.

Laranja: é uma cor comumente associada à regeneração e restauração. Por ser um tom mais quente, que remete ao calor, libera energia e sensações de bem-estar e satisfação. É a principal cor relacionada à autoestima e é comumente usada no tratamento de doenças como depressão.

Vermelho: é uma cor relacionada à força e à coragem. Por ser estimulante, pode trazer energia, vitalidade e motivação, mas deve ser usada com moderação para não exagerar na agitação.

Amarelo: assim como o laranja, é uma cor que representa calor e energia. Por isso, traz sensações estimulantes, tais como criatividade e bom humor, podendo até ajudar pacientes a criarem esperança. Associada à alimentação, pode estimular o apetite.

Verde: trata-se de uma cor relacionada à natureza, saúde e abundância. Está associada ao equilíbrio entre corpo e mente e pode auxiliar também na imunidade, além de ter propriedades analgésicas. Assim como o vermelho, deve ser usada com precaução.

Preto e branco: as duas cores opostas podem trazer a sensação de organização, ordem, estabilidade e harmonia. O preto remete ao luto, ao luxo e à autoridade. Já o branco, só de olhar, nos traz paz. Portanto, pode-se dizer que as duas cores representam o equilíbrio entre paz e luto.