Veja 7 dicas para transformar a decoração da sua sala.

A cultura japonesa é uma das que mais estão presentes no dia a dia dos brasileiros. Amamos a comida originária do Japão, adoramos doramas (as famosas novelas japonesas) e apreciamos muito as animações criadas por lá.

Tanto amor pelo Japão pode ser refletido na decoração das nossas casas: muitas pessoas buscam criar ambientes domésticos inspirados na decoração japonesa, utilizando iluminação e móveis, como sofá e mesa, característicos.

Se você também quer refletir o seu amor pela cultura japonesa na decoração da sua sala de estar, existem algumas dicas que você pode seguir para conseguir fazer essa ambientação na sua casa. Afinal, como percebemos no nosso dia a dia, não é preciso estar no Japão para ter contato com a cultura japonesa.

Confira essas dicas agora!

sala de estar japones

Incorpore as principais características

O equilíbrio, a sutileza e a organização são três das características mais marcantes da decoração oriental. Muitos dos objetos e móveis presentes em um ambiente são apenas os realmente necessários: os que não tem utilidade não são essenciais ao espaço e, por isso, não fazem parte dele.

Utilize texturas

Pedra, papel e madeira são os grandes destaques da decoração japonesa. Afinal, quem nunca se encantou com as luminárias de papel, que são chamadas de chouchin ou bonbori, penduradas no teto dos ambientes, com os móveis de bambu que se integram à sala, ou com as pedras dos jardins e arranjos japoneses?

Invista em móveis baixos

Na cultura japonesa, uma das principais funções das salas de estar é o tradicional ato de servir chá para a família ou visitas. Por isso, é tão comum encontrar móveis baixos nesses ambientes. Escolha uma mesa de altura baixa e selecione sofás no estilo futton, que se parecem com almofadas, para decorar a sala de estar.

Outra opção para substituir o tradicional sofá brasileiro é o tapete oriental, que também funciona como um assento.

Trabalhe com o conceito de amplitude

A decoração japonesa trabalha com poucos móveis e objetos decorativos, pois, como explicamos antes, todos os móveis dentro de um local devem ter alguma utilidade. Por isso, é tão comum termos a impressão de que ambientes inspirados na decoração japonesa são mais amplos e arejados.

Trabalhe com esse conceito também: escolha apenas os móveis extremamente necessários para sua sala e, como você verá no próximo tópico, evite decorações desnecessárias.

Tenha uma decoração minimalista

Quadros extravagantes ou grandes demais, porta-retratos brilhantes e dezenas de bibelôs espalhados pela sala não existem na decoração japonesa.

É mais comum encontrar quadros com escritos em japonês, que representam paisagens do Japão ou partes de sua cultura e que tenham um significado especial para o morador. Além disso, eles favorecem o clima oriental do ambiente. Biombos e cores neutras, como branco, bege e palha, também são comuns na decoração desses locais.

Reserve um espaço perto da porta

Decorar a sala no estilo japonês vai além de se inspirar na decoração: também é incorporar um pouco da cultura desse país.

É comum para a cultura oriental trocar os sapatos que se usa na rua por chinelos confortáveis ao chegar em casa. Por isso, reserve um espaço perto da porta para guardar esses dois calçados e comece a inserir esse hábito na sua rotina.

Use cores intensas 

Cores intensas fazem parte da decoração oriental, então invista nelas para as paredes da sua sala.

Vermelho, roxo, terracota, verde-esmeralda e castanho são ótimas opções, mas sempre se certifique de que a sua sala tenha iluminação natural suficiente para que essas cores não acabem dando a impressão de que o ambiente é menor.

Caso isso aconteça, invista em cores neutras, como branco e bege nas paredes e escolha cores intensas para almofadas, tapetes e quadros decorativos.