Você conseguiu perder peso seguindo uma dieta balanceada e deixando de lado o sedentarismo, e isso é ótimo. Contudo, cada conquista traz embutida uma nova preocupação e ela vem embalada em uma pergunta pertinente: como emagrecer ganhando massa muscular?
Afinal, nem toda gordura transforma-se em músculo simplesmente porque você quer que isso aconteça, mas com a prática de musculação, você irá perder a barriga de forma natural, basta ter paciência.
É preciso uma dose extra de dedicação para transformar o que é flácido em massa magra e bem desenvolvida. Selecionei algumas dicas coletadas aqui e ali graças à minha sempre agitada curiosidade.
Massa muscular e musculação
Exercícios aeróbicos, como pedalar e caminhar, consomem muitas calorias excedentes e são ótimos papa-gorduras, mas não definem os músculos que tendem a ficar flácidos por conta da perda da camada adiposa. É preciso entrar de sola numa atividade física que muitos teimam em ligar aos marombeiros mas é imprescindível para definir o corpo: a musculação.
A musculação é o exercício de fortalecimento e definição por excelência. Séries de exercícios devidamente acompanhados por profissionais fortalecem a massa muscular, ligamentos, tendões, articulações e ossos. Não basta apenas levantar pesos sem critério, mas fazer com que isso condicione todo o corpo e o deixe chapado e torneado.
Emagrecer ganhando massa muscular
- O primeiro passo é fazer uma avaliação física para determinar seu nível de condicionamento. Os exercícios precisam se adaptar a você e não o contrário.
- Continue e reforce os exercícios aeróbicos com os quais você perdeu peso e combine-os com musculação e exercícios de alongamento (muitos praticam yoga e pilates depois de uma série de repetições).
- Se seu objetivo é “sarar” o corpo, não há outra alternativa senão a dedicação. Pegue as dançarinas de Carnaval, por exemplo: aquele corpo escultural não foi uma obra divina, e sim fruto de musculação feita de cinco a seis vezes por semana. O resultado é massa muscular digna de atleta, combinado a um aumento do metabolismo que impede o acúmulo indesejável de gordura.
- Faça diversos tipos de musculação para que o organismo não se habitue aos mesmos mecanismos.E muna-se de paciência, pois o ganho de massa muscular precisa obedecer o seu ritmo e não as imposições da moda ou da sociedade.
- Mantenha a dieta de sucesso, acrescentando apenas o que o treinador achar necessário para que o organismo mantenha-se numa espiral ascendente rumo ao corpo malhado. Beba muito líquido, principalmente água e repositores de eletrólitos (os chamados isotônicos).
- E claro, durma de forma adequada. O sono precisa ser repousante e relaxante.
Até a próxima!