Conheça as principais características dos dois sedãs médios para fazer a melhor escolha
Os sedãs compactos continuam atraindo consumidores, graças às novidades que agregam sofisticação aos modelos da categoria. Novos itens tecnológicos que, inclusive, antes estavam presentes somente em carros maiores e mais caros, mas que agora muitos interessados em comprar um carro novo encontram em sedãs médios.
Dessa categoria, dois modelos que se destacaram nos últimos anos foram o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S. Em relação às suas versões anteriores, eles apresentaram uma chamativa evolução, com motores mais eficientes e maior espaço interno.
Porém, qual deles é a melhor opção de compra? Conheça detalhes dos dois modelos para fazer a melhor escolha.
Motor e transmissão
Ambos os veículos são equipados com motor 1.0 turbo flex de três cilindros, contando ainda com uma transmissão automática de seis marchas e tanquinho de partida a frio. Porém, o HB20S é equipado com injeção direta dentro da câmara de combustão, o que proporciona menor consumo ao rodar, já que ele tem torque máximo em rotações mais baixas.
Em contrapartida, o Onix Plus conta com injeção do tipo convencional, ou seja, indireta, o que pulveriza o combustível no coletor de admissão. Os dois contam com motores ruidosos, mas, como o carro da Chevrolet tem manta acústica sob o capô, suas vibrações são menos sentidas.
De uma forma geral, a aceleração dos dois automóveis é idêntica, com o Onix compensando o fato de ter injeção indireta com reações mais rápidas em arrancadas e retomadas. Por outro lado, o HB20S tem uma transmissão com trocas mais suaves e rápidas, facilitadas pelo fato de ser equipado com aletas no volante.
Desempenho
Os dois veículos são muito eficientes quando o assunto é consumo de combustível, apresentando um desempenho que pode chegar a mais de 15 km/L com o uso de gasolina na estrada. O Onix rende 8,6 km/L e 10,9 km/L ao ser abastecido com etanol, enquanto, ao ter gasolina no tanque, ele tem média 12 km/L e 15,7 km/L, respectivamente.
O HB20S tem um rendimento praticamente idêntico: com etanol, ele rende 8,8 km/L no perímetro urbano e 11 km/L na estrada. Já com gasolina, esses valores são de 12,7 km/L e 15,6 km/L, respectivamente.
Equipamentos
A parte interna dos dois sedãs é capaz de satisfazer qualquer motorista. Eles contam com centrais de multimídia compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, bem responsivas e fáceis de operar com o toque sobre a tela. A tela principal do painel do HB20S é ligeiramente maior: oito polegadas contra sete do concorrente.
O carro da Chevrolet conta com apenas uma entrada USB dianteira. Já o da Hyundai leva vantagem, pois conta com duas entradas no banco dianteiro, sendo uma delas de carregamento rápido.
Em contrapartida, o Onix desempenha melhor em outros aspectos. Ele tem duas entradas USB no assento traseiro, além de oferecer recargas de dispositivos móveis por indução, sem a necessidade do uso de fios. Fácil de mexer com uma interface intuitiva, é uma verdadeira comodidade para os passageiros.
Outro ponto a favor do Onix é oferecer conexão 4G dedicada para acesso à Internet, com a possibilidade de compartilhá-la com até sete celulares ao mesmo tempo. Ele também permite a conexão de dois aparelhos via Bluetooth simultaneamente. Mas vale o aviso: o serviço do 4G precisa de pagamento mensal.
Entre outros itens de série, o Onix inclui pacote que conta com sistema de estacionamento automático, sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro e alerta de ponto cego. O veículo também é equipado com ar-condicionado digital e bancos com revestimento sintético.
Já o HB20S tem entre seus itens alerta de colisão com frenagem automática e sistema start-stop (que desliga o motor ao parar em sinais para economizar energia). Ele também tem alerta sonoro e visual de mudança involuntário de faixa, retrovisores com rebatimento elétrico e para-sóis com iluminação.