Tamancos, presilhas coloridas para cabelo e brincos adesivos. Relembre a década marcada por cores e liberdade para expressar todos os estilos.

Os anos 1990 foram inesquecíveis para o mundo da moda. Quem viveu nessa época certamente se lembra do shorts colorido, dos acessórios em tons vibrantes, elásticos de pelúcia, tamancos de salto de madeira, gargantilha choker e mais diversos itens que eram tão criativos quanto estilosos e divertidos.

Quem mais usava esses itens eram os jovens, mas a verdade é que essa década prezava tanto pela liberdade, que foi também nela que quem não era mais tão novo se sentiu à vontade para também usar o que quisesse. 

mulher anos 90

Você nasceu nos anos 2000 e não sabe do que estamos falando? Ou viveu essa época e já começou a sentir saudade? Veja itens que marcaram essa época e sinta-se à vontade para ressuscitar os que achar mais legais, afinal, as cores voltaram a ser tendência.

Presilhas coloridas 

Algumas pessoas usam até hoje essas presilhas para prender aqueles fios que ficam caindo nos olhos. Mas, nos anos 90, elas eram usadas como enfeite mesmo. Quanto maior o número e mais coloridas, melhor. As com formato de borboleta também eram bastante populares.

Molas para cabelo

Outra tendência eram as molas com as pontinhas coloridas, também para enfeitar os cabelos. Toda menina tinha uma coleção com todas as cores.

Elásticos de pelúcia e arco-íris

Se você ainda não se convenceu de que os cabelos dos anos 90 tinham que ser coloridos, é bom lembrar dos elásticos para prendê-los. Eles vinham em tonalidades arco-íris e também em materiais que lembravam pelúcia, como as bolinhas coloridas que vinham grudadas e faziam parte da composição.

Tamanco

Os tamancos foram os sapatos dos anos 90. Com salto grosso ou plataforma, eles estavam nos pés de todas, nos mais variados estilos e materiais. Os coloridos, até mesmo em plástico, faziam sucesso entre as crianças e adolescentes.

Brincos adesivos

Coloridos e em formato de bolinhas, coraçãozinho, estrelinha, triângulos e bichinhos, eles vinham em cartelas descartáveis para serem colados nas orelhas. Ótimas opções para quem queria ter vários furos temporariamente sem a dor da perfuração.

Gargantilha choker

Essa gargantilha custava barato, era vendida em todos os lugares e acrescentava estilo ao visual. As bad girls adoravam as versões pretas, que imitavam uma tatuagem. As mais menininhas usavam com cores e penduricalhos.

Sandálias de plástico

As sandálias de plástico (tipo as da Melissa, mas não apenas dessa marca) fizeram muito sucesso na época. Quem era discreta tinha uma preta, mas as coloridas também estavam com tudo.

Relógios de plástico e coloridos

Os relógios coloridos, em plástico, também estavam nos braços de todos. Haviam as versões mais caras, tecnológicas e à prova d’água, mas também as versões baratinhas, para quem queria ter um de cada cor.

Xadrez

O xadrez, principalmente com tons de vermelho, era outra tendência. Nas camisas, mas também nos acessórios, como lenços e bandanas. Os casacos e terninhos xadrez, que hoje são clássicos, se popularizaram nessa época.

Bandanas e lenços

Com todo tipo de estampa, as bandanas e lenços também estavam por todos os lados. Como acessório estiloso na cabeça, mas não só, eles podiam ser amarrados no pescoço, no braço, como cinto, como quem estivesse usando preferisse.

Pochete

A bolsinha polêmica amarrada na cintura ou adaptada para transpassar o corpo de lado era outra tendência. Havia modelos discretos e coloridos, para meninos e meninas. Hoje muita gente acha cafona, mas outro grupo ressuscitou a moda, principalmente nos centros urbanos e baladas. A praticidade é seu ponto forte.