Você sabia que escolher pneu de tamanho errado para o seu carro pode ser muito perigoso? Neste texto vamos te mostrar o porquê devemos sempre respeitar as características de fábrica do veículo.
É muito comum que proprietários queiram fazer melhorias logo após comprar um carro, seja para melhorar a performance ou pela estética. Uma das alterações que mais são feitas é a troca do pneu e da calota por modelos maiores.
Esse tipo de roda oferece um estilo mais esportivo e jovial para o carro, porém pode trazer riscos para o condutor.
Além disso, essa prática é proibida pelo código de trânsito brasileiro e pode causar multa de pelo menos R$195,00.
Ou seja, poucas pessoas podem ter noção da gravidade, sendo algo que deve ser evitado em todas as hipóteses.
Por fim, vamos te ensinar dicas para não escolher pneu de tamanho errado para o seu veículo ou ir até a loja de pneus com o modelo certo. Assim você garante a segurança da sua família e evita problemas com a legislação.
Riscos de escolher pneu de tamanho errado
Segurança
O mais importante risco de escolher pneu de tamanho errado é comprometer a segurança dos ocupantes do veículo.
Dessa forma, saiba que a alteração do diâmetro das rodas reduz a estabilidade do carro, altera o funcionamento do ABS e ainda dificulta a dirigibilidade.
Alteração no velocímetro
Uma roda com diâmetro maior precisa girar menos vezes para rodar um mesmo percurso.
Assim, saiba que isso pode causar conflito com a calibração de fábrica do velocímetro que pode apresentar velocidade inferior à realidade.
Ou seja, você não vai conseguir ter uma noção correta da velocidade que está se deslocando, estando mais suscetível a acidentes e dentre outras coisas.
Aumenta o consumo de combustível
Escolher pneu de tamanho errado ainda causa aumento no consumo de combustível pois exige mais do motor para realizar um mesmo percurso.
Ou seja, se você está focado em economizar o máximo, saiba que isso pode prejudicar diretamente as suas médias.
Menor tempo de utilização
Pneus maiores normalmente esbarram constantemente em peças da suspensão e paralamas. Esse contato frequente causa desgaste maior ao pneu e reduz sua vida útil.
Suspende garantia
A garantia de um veículo está relacionada aos componentes originais e indicados pelo fabricante. Ao alterar peças importantes do carro a empresa pode solicitar o cancelamento da garantia.
Portanto, no ato da própria revisão, ao notar que os pneus são diferentes, sua garantia pode ser negada e até mesmo suspendida.
Como escolher pneu do tamanho certo
Como falamos, a troca do diâmetro do pneu normalmente é feita de maneira espontânea. Porém em alguns casos escolher pneu de tamanho errado pode ser apenas um erro por falta de conhecimento.
Então, o primeiro passo para aprender a escolher o pneu certo para o seu carro é identificar e reconhecer as informações que constam no pneu. Vamos te apresentar um exemplo com o pneu P175/70R13 para ficar mais fácil entender.
- P: Significa que é um pneu indicado para carros de passeio;
- 175: é a largura do pneu em milímetros;
- 70: significa que a altura do pneu representa 70% do valor da largura;
- R: significa que esse é um pneu radial e suporta velocidade de até 170 km/h;
- 13: é o aro da roda para o qual o pneu é indicado.
Outra dica na hora de escolher o pneu para o seu carro é sempre consultar as informações do manual do fabricante.
Por fim, lá constam todos os detalhes sobre as peças do seu veículo e seguir essas informações garante a manutenção adequada do seu carro.
Considerações finais
Tenha cuidado para não escolher um pneu de tamanho errado na hora da compra.
Por fim, saiba que esse é um erro que pode causar muitos transtornos e riscos, por isso siga sempre as indicações do fabricante.