Na cidade de Lisse na Holanda está o maior e mais belo jardim do mundo: ” Keukenhof ” Um espetáculo que encanta o visitante em imagens de tirar o fôlego.
Nos 32 hectares do jardim você poderá encher os olhos com mais de 7 milhões de bulbos de flores. As tulipas são o maior número: 4,5 milhões. É a flor símbolo do país , alem dos jacintos e as cerejeiras japonesas.
Keukenhof, que em português significa “Jardim da Cozinha”, foi criado em 1949 por iniciativa do prefeito de Lisse e produtores de flores. Você vai se maravilhar com muita cor, beleza e perfeição num só local. O jardim deve ser explorado a pé ( é proibido o trânsito de bicicletas ou outros meios de transporte dentro do parque) . Os desenhos coloridos formados pelas flores são um espetáculo imperdível. Pelas diversas trilhas do parque, é possível visitar todos os pavilhões com diferentes exposições de flores.
Detalhe: os locais levam o nome de membros da família real holandesa. Keukenhof é uma das principais atrações turísticas da Holanda, além de ser considerado o jardim de flores mais bonito e mais fotografado/ do mundo. Outra atração do parque é o charme de um moinho de 180 anos , de onde sai o barco para um passeio de uma hora.
Com motor elétrico e silencioso o barco desliza entre as lavouras de narcisos amarelos, e passa por homens colhendo tulipas que em 24 horas estarão em toda Europa ou em 48 horas no Brasil. É acessível por ônibus das estações de Haarlem ou Leiden.
Outras atrações interessantes são o labirinto, um parque para fazer pique-nique, dois parquinhos e um mini zoológico para crianças e uma exposição de arte no castelo. A casa de tamancos também faz bastante sucesso entre os turistas.
O parque fica aberto anualmente desde a última semana de março até meados de maio. O melhor período para ver as tulipas é em meados de abril, horário de funcionamento: 8:30 ás 19:30.
A entrada em Keukenhof custa EU 14,50 por adulto e crianças até 4 anos não pagam.
A ideia para um jardim de flores nasceu em 1949 do então prefeito de Lisse, uma pequena cidade ao sul de Amsterdã. Amsterdam é bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí.
O Keukenhof Gardens fica nos arredores de Amsterdam e abre apenas oito semanas por ano, sempre na primavera do Hemisfério Norte. Em 2019, o funcionamento do parque vai de 21 de março a 19 de maio.
A diferença já é notada ao caminhar pela cidade. As ruas são estreitas e tem mais bicicletas do que carros, muitas vezes as ruas se confundem com ciclovias e calçadas.
A capital holandesa é bem pequena, dá para fazer tudo a pé por lá ou de bicicleta, por isso ela é o meio de transporte preferido da população local. Mas caso você esteja cansado de andar, basta tomar um bonde daqueles que anda pelo meio da cidade no melhor estilo europeu.
Saiba mais sobre Amsterdam
Você deve estar se perguntando, o que fazer em Amsterdam, além de visitar o parque de flores?
O que tornou Amsterdam famosa para o mundo foram os Coffee Shops, onde o uso de drogas é legalizado e Red Light District (Bairro da Luz Vermelha), onde mulheres exibem seu corpo em vitrines e lhe convidam para entrar.
Por estar nos Países Baixos, ela possui diversos canais, e passear por eles de barco é muito lindo e romântico. Não dispense também um passeio pelo Vondel Park, onde os holandeses costumam praticar esporte e brincar com as crianças. A beira de um canais fica a Feira das Flores, que foi cenário da novela Páginas da Vida. Também pode se observar ali algumas pessoas que moram em barcos.