Enquanto estiver na Noruega, deve-se adicionar visitas às igrejas Stave à lista de desejos. Eles são uma das partes mais negligenciadas da herança viking norueguesa.

Igreja de Stave Borgund na Noruega

Um dos projetos de igrejas mais agourentos ou taciturnos da Europa são as igrejas de madeira da Noruega. Estas são igrejas cristãs medievais de madeira que já foram comuns no noroeste da Europa. Hoje, a maioria das igrejas de madeira sobreviventes está localizada na Noruega, com apenas algumas igrejas de madeira mais recentes encontradas fora do país.

A Noruega é um país deslumbrante, famoso por sua história viking, seus fiordes impressionantes (que todos precisam ver) e por ter a parte mais ao norte da Europa, no fundo do Círculo Polar Ártico, chamada Nordkapp. Há muito para ver e fazer neste país do norte da Europa e suas antigas igrejas de madeira únicas são apenas mais uma atração a ser adicionada à lista de desejos.

O que saber sobre as igrejas de madeira chocantes

Stave Churches são um tipo particular de igreja de madeira que já foi comum na Noruega e na região circundante há 800 anos. Essas igrejas são testemunhos da tradição viking de escultura em madeira.

Os vikings tiveram um grande interesse na construção de barcos e casas e, depois de se converterem ao cristianismo, transferiram suas habilidades para a construção dessas igrejas únicas.

Existem vários tipos de igrejas de aduelas, mas o que todas têm em comum são os postes de canto (“staves”) e uma estrutura de madeira com tábuas de parede apoiadas em soleiras.

Construções semelhantes são conhecidas de outros edifícios da Era Viking. Somente na Noruega, acredita-se que o país já teve cerca de 1.000, com pesquisas mais modernas estimando até 2.000 igrejas de madeira. Hoje, apenas 28 igrejas medievais permanecem na Noruega.

  • Nome: De “Strafr” em nórdico antigo (Stav em norueguês moderno) referindo-se a um poste de minério de pinho usado no edifício

Hoje, a maioria das igrejas estatais sobreviventes foi construída entre 1150 e 1350, com igrejas mais antigas de 1100, conhecidas principalmente por fontes escritas ou evidências arqueológicas. Nessa época, igrejas de alvenaria também foram construídas na Noruega (sabe-se que 271 foram construídas) e cerca de 160 igrejas de alvenaria ainda existem hoje.

As igrejas de alvenaria eram mais populares nos vizinhos escandinavos da Noruega, com 900 igrejas de alvenaria na Suécia e 1800 na Dinamarca.

Embora a grande maioria das igrejas de madeira sobreviventes seja encontrada na Noruega, há exemplos isolados na Islândia, Suécia, Dinamarca e Alemanha.

Igreja de madeira de Borgund – a igreja de madeira mais bem preservada

A igreja de madeira mais bem preservada da Noruega é a Igreja de Madeira de Borgund, no município de Lærdal, no condado de Vestland, na Noruega. Desde 1868 é museu e já não funciona como igreja (chegou a correr risco de demolição em 1877).

  • Construído: Por volta de 1180
  • Endereço:Vindhella 606,6888BORGUND

Foi construído por volta de 1180 e foi dedicado ao Apóstolo André. É excepcionalmente bem preservado e é a igreja de madeira mais distinta da Noruega. É conhecida por seus portais ricamente esculpidos e pelas cruzes e esculturas de cabeças de dragão nos telhados.

Hoje, a Borgund Stave Church também possui um Centro de Visitantes que apresenta uma exposição sobre a história das igrejas de madeira na Noruega, além de um restaurante e uma loja de souvenirs. Visitas guiadas também são oferecidas.

Mas não é apenas a Igreja de Stave Borgund, a própria área circundante é um patrimônio cultural histórico. É uma zona óptima para caminhadas com um percurso histórico ali considerado “A estrada mais bonita da Noruega“ pela Norwegian Public Roads Administration em 2014.

  • Abrir: Diariamente
  • Horas: 10h00 às 17h00 (pode variar sazonalmente)
  • Taxa: 100 coroas norueguesas (US$ 11) por adulto
  • Visitas guiadas: Oferecido

Gol Stave Church – Igreja Stave reconstruída em Olso

Se alguém está procurando uma impressionante igreja de madeira para visitar enquanto estiver na capital norueguesa de Oslo, considere o Igreja Gol Stave. A Igreja Gol Stave foi originalmente construída em Gol (uma parte diferente da Noruega) e foi movida e reconstruída em Olso.

Foi originalmente construído por volta de 1200, mas deveria ser substituído por volta de 1880. Foi comprado e apresentado ao rei norueguês Oscar II. O rei então pagou por sua reedificação em 1884 e foi reconstruída para parecer como se pensava nos anos 1200. Onde faltavam partes do edifício, a inspiração foi tirada da Borgund Stave Church.

  • Construído: Cerca de 1200

Quando foi construída pela primeira vez, a Noruega era católica, mas depois tornou-se protestante luterana durante a Reforma. Durante os tempos católicos, a igreja provavelmente foi decorada com santos pintados de cores. Após a Reforma, muitos dos acessórios foram removidos e substituídos.

Existem numerosas inscrições rúnicas e esculturas datadas do início da Idade Média na igreja. A maior parte da talha encontra-se na capela-mor e apresenta figuras de animais, humanos e símbolos geométricos. Existem também alguns exemplos de arte da igreja luterana preservada na forma de pinturas murais de 1652.

Hoje é uma das principais atrações do Museu Norueguês de História Cultural (Norsk Folkemuseum) em Oslo.

  • Abrir: Diariamente
  • Taxa: 160 coroas norueguesas (US$ 18) por adulto
  • Horário de Funcionamento: 11h00 às 16h00 (pode variar sazonalmente)
  • Visitas guiadas: Oferecido