Barcelona está apresentando um novo plano radical para tornar a cidade mais habitável e verde. Os carros devem ser amplamente proibidos em grande parte da cidade.

Barcelona é uma cidade deslumbrante e uma das cidades mais populares da Europa para os turistas visitarem. A cidade está planejando um futuro radicalmente novo – essencialmente sem carros em grande parte da cidade. Para isso, Barcelona está construindo novos “superquarteirões” ao redor da cidade e proibindo carros.
A ideia é que uma cidade saudável deve respirar e não ser sufocada por ruas engarrafadas de carros poluentes. Os carros ocupam 60% do espaço público da cidade. O plano é tornar Barcelona mais saudável e um lugar melhor para se viver. Acredita-se que também salvará centenas de vidas do ar altamente poluído.
A visão do Barcelona de “superquadras” verdes
Em Barcelona, agora é possível ver “superquadras” sem carros na cidade – elas serão mini bairros pelos quais o tráfego fluirá. É a mais recente tentativa da cidade de se afastar da hegemonia dos carros. Os planos da cidade são ambiciosos e querem transformar a cidade.
- Limite de velocidade: 10 km/h ou 6 MPH
Esses superblocos são compostos de nove blocos existentes unidos em uma área que proíbe todos os veículos, exceto os essenciais. E mesmo os veículos essenciais estão restritos a apenas 10 km/h ou 6 mph dentro desses blocos. Dentro desses quarteirões, as faixas de carros foram estreitadas. Além disso, os veículos que entram são obrigados a dar passagem aos pedestres.
- Superbloco: Composto por unir 9 blocos e banir todos os veículos, exceto os essenciais
- Estacionamento: Estacionamento Para Residentes É Subterrâneo
- Espaço público: Carros ocupam 60% do espaço público na cidade
Este novo plano de mobilidade visa reduzir o trânsito em 21% e libertar cerca de 60% da via actualmente utilizada pelos automóveis e transformá-los nos chamados “espaços cidadãos” de acordo com o Guardião. As ruas que os carros já percorreram podem ser reutilizadas para outras coisas, como recreação, parques, árvores, pistas de corrida e muito mais.
- Espaços Cidadão: Reutilize as ruas para parques, áreas de estar, pistas de corrida e muito mais
Além disso, também farão novos distritos uma ordem de grandeza maior do que os primeiros “superblocos”. As ruas desses distritos serão acessíveis apenas por veículos motorizados para entregas, serviços essenciais e residentes.
Os moradores que se opuseram à mudança e expressaram o desejo de estacionar seus carros fora de casa (agora devem estacionar no subsolo). Ou porque estão preocupados com o impacto em seus negócios locais ao interromper o fluxo de tráfego.
A ideia cresceu
“pense na nova cidade para o presente e o futuro – com menos poluição, nova mobilidade e novo espaço público.”
O conceito de “superblock” foi introduzido pela primeira vez em 2016. Nos anos desde então, a ideia cresceu e agora Barcelona planeja um grande superdimensionamento da ideia.
Agora, o plano é que Barcelona converta toda a sua rede central em uma área mais verde e amigável para pedestres, quase totalmente livre de carros por volta de 2030.
- Plano: Para converter toda a rede central quase completamente livre de carros por volta de 2030
- 2020: Seis superblocos foram feitos
No início de 2020, havia apenas seis superblocos, mas Barcelona está planejando centenas de outros. Em breve pode não ser apenas Barcelona – outras cidades como Seattle estão considerando a introdução de um planejamento urbano revolucionário semelhante. Cidades de todo o mundo estão procurando maneiras de reduzir a dependência das pessoas de carros e incentivar caminhadas, ciclismo e transporte público. Eles estão procurando maneiras mais saudáveis de administrar suas cidades.
Os benefícios de repensar Barcelona
Deve-se notar que Barcelona é uma cidade com poucos parques e extrema densidade populacional. É uma cidade com muita gente e pouco espaço. A remoção de carros é vista como a resposta para a criação de novas praças, áreas de convivência e avenidas arborizadas.
Acredita-se que, quase proibindo carros, Barcelona liberará espaço para cerca de 21 novas praças de pedestres no que antes eram cruzamentos movimentados.
- Novas praças: Projetos para 21 novas praças de pedestres
As praças e ruas serão arborizadas. Eles sombrearão cerca de 6,6 hectares de novos espaços verdes à medida que amadurecem. Serão 33,4 hectares extras de espaço para pedestres. O trabalho neste grande projeto está programado para começar em 2022.
Os planos são de pelo menos 80% da rua ser sombreada por árvores no verão, com pelo menos 20% da superfície deve ser permeável. Metade do total deve ser plantado com grama para que o solo possa absorver a água da chuva e resistir às inundações.
O sombreamento ajudará a reduzir as temperaturas no verão, enquanto as plantas ajudarão a diminuir as alergias.
Portanto, da próxima vez que estiver em Barcelona, talvez seja necessário caminhar para visitar a impressionante Sagrada Família.