Para pessoas neurodivergentes, viajar pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição. Aqui estão algumas dicas úteis para viajar com TDAH!

Um garotinho com TDAH brincando no parque Shutterstock

Com uma riqueza de desenvolvimentos e a capacidade das mídias sociais de compartilhar conhecimento e experiências, as pessoas neurodivergentes tornaram-se cada vez mais conscientes dos obstáculos e pontos fortes que acompanham a maneira como funcionam no mundo. Uma interrupção na normalidade, como viajar, pode ser um grande benefício para os humanos neurodivergentes, mas também pode trazer algumas frustrações.

Com isso, é bom saber o que esperar antes de pegar a estrada ou voar com TDAH. Aqui estão algumas dicas úteis para manter em mente ao longo do caminho:

Fazendo as malas para sua viagem

Preparar-se para uma viagem pode ser uma das partes mais difíceis. Pode haver tanta excitação e ansiedade movendo-se pelo cérebro e pelo corpo. Com isso, recomendamos fazer uma lista do que você precisa levar nas malas nos dias, ou talvez semanas, que antecedem sua viagem. À medida que coisas aleatórias surgem em sua cabeça, tenha um lugar para escrevê-las.

Em seguida, faça as malas quando achar certo! Para alguns neurodivergentes, isso significa fazer as malas e refazer as malas nos dias que antecedem a viagem. Para alguns, isso significará 4 da manhã quando você estiver se preparando para partir para o aeroporto. Sempre que for certo para você, confie em si mesmo e em suas respostas habituais. Às vezes, estar na corda bamba pode trazer uma emoção inspirada!

Ao fazer as malas, pode ser útil agrupar as coisas em categorias:

  • Artigos de higiene pessoal
  • Medicamentos
  • Eletrônicos
  • Roupas Básicas*
  • Roupas específicas para o clima

Imagine-se no local e no clima – o que você realmente precisa? A visualização pode ajudar a reduzir as coisas!

*Para algumas pessoas com neurodivergência e processamento sensorial, pode ser importante ter uma variedade de tecidos e ajustes porque não sabem como se sentirão em um determinado dia ou em um determinado ambiente. Lembre-se disso ao fazer as malas!

Dica: Colocar tudo na horizontal antes de guardá-lo também pode ser uma ótima maneira de ajudá-lo a visualizar!

Mantenha algum tipo de rotina

Quando você chega ao seu destino, manter uma rotina pode ser muito útil para manter seu cérebro em ordem como estava em casa. Isso pode ser especialmente útil se você mudar de local e hospedagem com frequência durante a viagem. Faça uma lista de 2 a 3 coisas que você fará todos os dias, não importa onde esteja. Isso pode ser tão simples quanto “beber um copo d’água”. Faça sua lista e anote. Mantenha-o em seu telefone ou ao lado de sua cama. Pode ser útil marcá-los literalmente todos os dias como um lembrete visual! Se você é atlético, talvez correr em sua localidade seja bom para seu estado mental. Exercite-se, movimente seu corpo. Talvez a meditação o mantenha com os pés no chão em casa e seja útil fazer parte de sua viagem também. Isso pode ajudá-lo a se sentir seguro em seu novo espaço e também manter o excesso de energia ou ansiedade em movimento.

Outro tipo de rotina a considerar é escolher uma cafeteria para onde você irá todas as manhãs. Isso pode estabelecer uma base de normalidade para o seu dia e para a sua viagem. Também pode ser uma maneira divertida de conhecer seu “novo” bairro ou um barista local!

Não se esqueça de levar a sua medicação. Defina um alarme no seu telefone para que, não importa onde você esteja, você se lembre de fazê-lo!

Excursões e tal

Quer você reserve através de um agente de viagens ou não, existem ótimas maneiras de fazer planos para sua viagem. Faça listas de onde você quer ir e o que quer ver. Mapeie-o com antecedência. O Google Maps torna especialmente simples mapear diferentes destinos com rotas a pé e de trem. Ter um mapa pode lhe dar um guia passo a passo, para que você não se perca pelo caminho!

Reserve seus ingressos com antecedência – mas tenha horários flexíveis, se possível! Para museus e trens, às vezes há opções de horários flexíveis em um dia! Isso pode ser útil se você for um pouco mais impulsivo do momento! Se esta não for uma opção, defina alarmes para 30 minutos ou mais antes de chegar ao seu local. Isso irá mantê-lo dentro do cronograma sem o estresse de um planejador rigoroso!

Não tenha medo de seguir o fluxo! Um dos superpoderes das pessoas com TDAH é a capacidade de andar sem rumo e explorar. Você nunca sabe o que pode encontrar se fizer isso! Talvez o restaurante mais incrível ou um museu do qual ninguém ouviu falar. Se você estiver viajando sozinho, pode ser especialmente prazeroso dedicar algum tempo para explorar e ver onde seu cérebro criativo e seu caminho podem levá-lo.

Por último, seja flexível! Os planos mudam e as coisas podem dar errado durante a viagem. Está tudo bem! Tenha um orçamento para comprar um suéter se você esqueceu o seu favorito ou para fazer algumas refeições se você esqueceu de comer. Isso pode acabar sendo sua lembrança favorita ou lembrança da viagem! Viajando sozinho ou não, às vezes o maior superpoder de um TDAH é a flexibilidade e a diversão que encontram ao longo da vida!