Enquanto a maioria das pessoas pensa em ruínas incas no Peru, também existem impressionantes ruínas incas na fronteira com a Bolívia e o Equador.

Ruínas Chincana na Isla del Sol (Ilha do Sol) no lago Titicaca Shutterstock

Isla del Sol é uma ilha curiosa no grande Lago Titicaca no lado boliviano do lago (a outra metade do lago fica no Peru). A ilha é conhecida por suas notáveis ​​ruínas incas e por seu terreno impressionante, mas difícil. Enquanto a maioria das pessoas pensa em ruínas incas no Peru, também existem impressionantes ruínas incas na fronteira com a Bolívia e o Equador.

Isla del Sol se traduz em “Ilha do Sol” em inglês e é uma ilha rochosa e montanhosa com muitos eucaliptos. Pode-se explorar a ilha e encontrar mais de 80 ruínas na ilha, bem como algumas aldeias que abrigam principalmente indígenas. Outra das maiores atrações da Bolívia é o Salar de Uyuni – uma atração de outro mundo que todos deveriam ver.

Contents

Pelo que a Isla Del Sol é conhecida

A maioria das ruínas nas ilhas são do período Inca e datam de cerca do século 15 dC – embora haja evidências de que as pessoas viveram na ilha desde o terceiro milênio aC. A Isla Del Sol tem muitos eucaliptos e parece uma cápsula do tempo sem veículos motorizados ou estradas pavimentadas na ilha.

  • Ruínas: Cerca de 80 ruínas na ilha
  • Estradas: Nenhuma estrada pavimentada ou veículos motorizados
  • Habitantes: Cerca de 800 famílias
  • Onde: Lago Titicaca

A ilha é também caracterizada por muitos socalcos agrícolas que tornam o terreno rochoso íngreme arável. Mas a Isla del Sol é famosa principalmente pelas ruínas e mitologia inca.

A ilha tinha importância para os incas, pois eles acreditavam que o deus sol havia nascido ali. Na verdade, tanto o lago quanto o lago e a ilha foram considerados o berço não apenas do Deus Sol chamado Inti, mas também do mundo de acordo com lúpulo boliviano.

Na mitologia Inca, o primeiro Rei Inca – Manco Cápac- foi criado pelo Deus Sol. As lendas afirmam que Manco Cápac e seus irmãos foram enviados à terra pelo deus sol. Eles emergiram na terra da caverna de Pacaritambo com um cajado de ouro. Eles então viajaram para o que hoje é o Peru e encontraram Cusco (a capital inca) e o templo do deus sol Inti.

Ilha De La Luna

Enquanto estiver lá, visite a ilha menor chamada Isla de la Luna – é o lar das ruínas do Templo das Virgens. A Isla de la Luna tem uma população de apenas cerca de 80 pessoas e também é acessível por barco.

  • População: 80
  • Ruínas: templo das virgens
  • Chegando la: De barco de Yumani ou Copacabana

Visitando a Ilha Del Sol

É fácil visitar a Isla Del Sol em uma excursão de um dia. Para muitos, o ritmo lento e descontraído da ilha é uma pausa revigorante das viagens muitas vezes caóticas do Peru e da Bolívia e alguns podem querer estender seu tempo na ilha.

A maioria das pessoas chega de barco a partir de Copacabana, e é possível fazer um passeio de meio dia ou dia inteiro pela ilha. Outra opção é simplesmente descer na ilha e depois fazer o seu próprio caminho ao redor da ilha.

Como não há carros na ilha existe apenas a opção de explorá-la a pé ou de burro.

  • Aproxime-se: A Pé ou Burro
  • Chegar lá: De Barco De Copacabana

Uma opção é caminhar de norte a sul. Pode-se caminhar de Challapampa, no norte, até Yumani, no sul, uma caminhada de cerca de 3 horas. Normalmente, os visitantes ficam na parte sul da ilha e pegam um barco para o norte e, de lá, caminham de volta para o sul.

  • Dica: Desfrute de um mergulho no lago

A maneira mais fácil de acessar a área é com as empresas de ônibus Peru Hop e Bolivia Hop que operam via Puno e Copacabana.

O que ver na Isla Del Sol

Há uma série de ruínas incas na ilha, mas planeje sua viagem sobre estas:

  • A Escadaria Inca: 206 degraus de pedra construídos pelo Inca levando à cidade de Yumani
  • Rocha do Puma: Dizem ser o lugar onde o sol e a lua nasceram (o lago Titicaca recebeu esse nome)
  • Museu do Ouro: Um pequeno museu com uma coleção de tesouros e artefatos incas
  • A Mesa Inca: Uma plataforma de pedra usada para sacrifícios humanos e ainda usada por xamãs

Então, da próxima vez na Bolívia, aprenda como é o lar da mitologia de origem Inca.