Um fim de semana pode ser a quantidade perfeita de tempo para ver um lugar bonito como Ljubljana, e se isso é tudo que você tem, então é isso que você precisa fazer.

Aninhada entre os Alpes e o Mar Adriático, a Eslovênia possui paisagens incríveis e uma mistura de várias influências culturais, refletidas na culinária, arquitetura e idioma locais. O país tem sido frequentemente referido como a joia escondida da Europa, mas como os turistas estão cada vez mais chegando à Eslovênia, ele se tornou conhecido em todo o mundo. É difícil acreditar que costumava ser um dos destinos europeus subestimados. Você redescobrirá seu amor pela natureza, contemplará alguns dos castelos mais pitorescos que já viu com total espanto infantil e observará as pessoas enquanto toma café nas ruas de paralelepípedos – e a melhor parte é que a Eslovênia é tão pequena que você pode dirigir em apenas duas horas.
A capital do país é Liubliana. Seu tamanho perfeito vai deixar você se sentindo revigorado e nem um pouco desgastado. Aqui estão algumas idéias em torno das quais você pode planejar seu itinerário de fim de semana ideal.
Contents
10/10 Delicie-se com a cultura do café de Ljubljana
A Eslovênia fica entre a Itália e a Áustria, dois países que definitivamente sabem como fazer o café da maneira certa. Uma das primeiras coisas que você pode notar ao caminhar pelo centro da cidade é como todos os cafés estão cheios. O Črno Zrno serve um café colombiano excepcional, o Cafetino oferece uma ampla seleção de grãos de café de todo o mundo e, se você quiser experimentar o café turco com influência dos Balcãs, o Slovenska Hisa é o lugar certo.
O centro da cidade de Ljubljana é tão pequeno que você deve realmente levar seus dias devagar. Confira algumas lojas conceituais adoráveis, como GUD Shop, Babushka Boutique e SMILE Concept Store. Eles vendem pôsteres, joias de artistas locais, cadernos e todos os tipos de outros itens esteticamente agradáveis. Todas essas lojas conceito estão localizadas na mesma rua que vai da Town Square até Gornji trg (‘Upper Square’).
8/10 Mime-se com um sorvete realmente bom
Poucos turistas percebem isso, mas Ljubljana vende alguns sorvetes de primeira linha. São duas gelatarias absolutamente obrigatórias para conferir: a Vigo e a Cacao, uma de cada lado da Ponte Tríplice. Depois de ver quantos sabores existem e como todos parecem deliciosos, você vai querer comer sorvete no café da manhã, almoço e jantar. Vigo é famosa pelo seu sabor a cheesecake e Cacao pela manga e whitepista, chocolate branco com pistáchio.
7/10 Caminhe até o Castelo de Ljubljana
O castelo de Ljubljana oferece vistas incríveis de toda a cidade. A entrada no pátio do castelo de Liubliana é gratuita e a caminhada dura cerca de 15 minutos. Como alternativa, você pode pegar um funicular até o topo, mas caminhar a pé oferece melhores vistas. Existem muitos caminhos pedonais que o levam até ao castelo. A melhor começa numa rua chamada Reber, em frente a um fantástico restaurante de tapas chamado Vino&Ribe. Siga Reber, vire à direita e comece a subir algumas escadas.
10/06 Tardes de sexta-feira no Mercado Central
Uma caminhada até o castelo provavelmente deixará você com fome, então a próxima coisa que você pode fazer é visitar o mercado central. Nas tardes de sexta-feira, há um festival gastronômico chamado Odprta kuhna (Cozinha Aberta) que serve cozinha internacional e local. Pode ficar muito lotado, especialmente depois das 16h, quando os moradores começam a sair do trabalho e se reúnem aqui para começar o fim de semana com uma nota feliz. Experimente ‘šmorn’ (uma panqueca ralada) na barraca de Dvor Jezeršek.
5/10 Confira o hub alternativo, Metelkova
Localizada a 20 minutos a pé do centro da cidade, Metelkova é uma pequena cidade dentro da cidade. Amantes de instalações de arte alternativa, grafite e cultura underground devem vir durante o dia e ficar até tarde da noite. Existem alguns clubes na área, bem como o albergue mais famoso de Ljubljana, Celica, redesenhado a partir de uma prisão. Gala Hala é um clube com um lindo jardim de verão nas traseiras.
4/10 Like A Local: Faça uma caminhada até Roznik
Os sábados em Ljubljana pedem um pouco de recreação. Existem muitas trilhas que levam até Roznik, uma colina com um restaurante e uma igreja rosa no topo. O mais popular começa no parque da cidade de Tivoli, onde as pessoas adoram fazer piqueniques e tomar sol na primavera e no verão. No topo da colina, delicie-se com um ‘flancat’, um pastel frito coberto com açúcar. A trilha não é nada íngreme – é mais uma caminhada do que uma caminhada.
3/10 Participe de um passeio a pé gratuito
Você pode ver o essencial do centro da cidade de Ljubljana em um passeio a pé gratuito de 2 horas. É uma ótima maneira de aprender sobre a história da cidade de uma forma divertida e envolvente. O passeio geralmente começa na Praça Prešeren, o coração do centro da cidade. Os guias turísticos levam os turistas por todas as pontes únicas. Há a ponte do açougueiro com bloqueios de pombinhos, a ponte do sapateiro e a famosa ponte do dragão. Certifique-se de aprender sobre o porquê um dragão é o espírito animal da cidade.
2/10 Aprecie as vistas do arranha-céu
O arranha-céu foi concluído em 1933. Embora não seja tão alto para os padrões atuais, costumava ser o edifício mais alto do Reino da Iugoslávia. O nome ficou com os habitantes locais, então todos ainda o chamam de Arranha-céu. Se você gosta de perseguir vistas incríveis, pode se deliciar com uma bebida por cima. Você pode ver o castelo de Ljubljana, o parque Tivoli e as montanhas ao redor.
1/10 Ljubljana é um destino gastronômico empolgante
Ljubljana está se tornando cada vez mais um verdadeiro destino gastronômico. Você pode ir para Gostilna Sokol para uma refeição típica eslovena: batatas e carne em abundância. Se você está procurando algo mais saboroso ou picante, vá ao El Patron para possivelmente os melhores tacos que você já provou deste lado da lagoa. Ele está localizado na rua mais bonita de Ljubljana, Gornji Trg, bem em frente àquele lugar incrível com café colombiano.