As Dunas de Areia de Athabasca possuem paisagens impressionantes, um ecossistema único e dunas de até 30 metros de altura.

As Dunas de Areia de Athabasca estendem-se desde 400 a 1.500 metros de comprimento, e isso os torna uma das superfícies de areia mais extensas e ativas do Canadá. A atração natural também possui paisagens impressionantes, um ecossistema único e dunas de até 30 metros de altura. Devido a esta singularidade, os cientistas consideram estas magníficas dunas uma obra-prima evolutiva.
A singularidade das Dunas de Areia de Athabasca atrai viajantes que visitam o parque para explorar as características dentro e ao redor das dunas. Essas características incluem rios, vastas faixas de paisagem primitiva, um lago e cobertura vegetal. Todas essas características explicam porque é um excelente local para atividades ao ar livre, incluindo caminhadas e camping.
Por que as dunas de areia de Athabasca são tão importantes?
Saskatchewan é indiscutivelmente a capital das dunas de areia da América do Norte, tornando-se um dos principais destinos de férias a se considerar no Canadá. A área possui uma gama diversificada de dunas, com o Lago Athabasca abrigando uma dessas características marcantes. Localizado na região norte do Canadá, sinônimo de clima bastante frio, torna a existência dessas fascinantes características naturais um fenômeno único. Sua vastidão e orientação não são as únicas coisas que os tornam significativos; a origem de sua formação também.
As dunas foram formadas há cerca de 8.000 anos durante a era glacial. A formação emanou de canais de água derretida que levaram grandes volumes de sedimentos e areia para o Lago Athabasca. O lago recuou com o tempo devido a várias ações geológicas, que acabaram expondo os depósitos.
Com o passar dos anos, as dunas começaram a se moldar devido à ação do vento, criando essas magníficas características naturais que impressionam os viajantes hoje. Dentro da área das Dunas de Areia de Athabasca, várias formas de relevo glaciais e deposicionais estão em abundância, incluindo lagos de chaleira, eskers, deltas de rios interiores, cordilheiras de praia, canais de rios trançados e morenas.
Além disso, a ecologia da região é única e diversificada, pois abriga inúmeras espécies de plantas raras, algumas endêmicas. A área também apresenta uma grande variedade de plantas, incluindo o salgueiro de Tyrrell, erva-de-campo, grama Mackenzie, salgueiro com folhas de feltro, tanásia de glicose e gramíneas comuns. Esta cobertura vegetal apresenta espécies endêmicas protegidas da interferência humana.
O governo de Saskatchewan tornou a região uma Reserva da Coroa em 1973 devido ao seu apoio a essas plantas raras. Em 1992, quase duas décadas depois, as autoridades o elevaram ao status de Parque Provincial. De acordo com o governo de Saskatchewan, a profunda história das Dunas de Areia de Athabasca e o apoio a essas espécies endêmicas e únicas tornam a área especial.
O que ver e fazer nas dunas de areia de Athabasca
Estendendo-se por cerca de 100 quilômetros, as Dunas de Areia de Athabasca oferecem uma vasta superfície para os caminhantes, indivíduos ao ar livre e campistas explorarem. A ecologia única na região também contribui para uma experiência fantástica com a vida selvagem.
Além disso, os lençóis freáticos dentro e ao redor das dunas são altos, apoiando ainda mais os viveiros produtivos onde emerge a cobertura vegetal. Essas áreas emergentes são conhecidas como slacks, fornecendo habitats de nicho para a vida selvagem, incluindo pássaros e insetos, tornando a região ideal para a observação de pássaros.
Além das fantásticas calotas que cobrem as dunas, esses recursos naturais também experimentam areias movediças. Devido a esse fenômeno, as dunas instáveis formam um pavimento desértico onde seixos desgastados se assentam sobre a areia deslocada. A ocorrência leva ao aparecimento de pequenos caminhos pelas dunas.
No entanto, essas passarelas estão fora dos limites para os visitantes. Tais medidas ajudam a manter a primitividade da área, pois as pegadas humanas podem deixar marcas que podem durar anos. No entanto, essas medidas rígidas não impedem as magníficas vistas que emanam dos caminhos.
As dunas apresentam ainda vários outros elementos naturais, nomeadamente Lago Athabasca e rios trançados, sendo o rio William o mais proeminente. O rio passa pelas dunas oferecendo terrenos perfeitos para remo e canoagem. Os turistas aproveitam essas atividades aquáticas enquanto exploram as gigantescas dunas cortadas pelos cursos d’água.
Como chegar às dunas de areia de Athabasca
Primeiro, os turistas que pretendem explorar as dunas precisam entrar em contato com o Oficial de Conservação de Saskatchewan. A verificação prévia expõe os viajantes às informações necessárias para explorar a área protegida.
Após o check-in com as autoridades necessárias, os turistas podem chegar às dunas de hidroavião ou lancha de Fond du Lac, Uranium City e Stony Rapids. Essas áreas ficam na margem norte do Lago Athabasca e são acessíveis por estrada a partir das cidades próximas.
Sendo uma área protegida, são várias coisas que os visitantes precisam saber antes de visitar as Dunas de Athabasca. Algumas coisas importantes incluem o seguinte:
- A região é considerada ideal para caminhantes experientes. No entanto, os caminhantes novatos são aconselhados a fazer visitas guiadas oferecidas pela área
- Não há pontos de referência no local, pois a área é uma região protegida por primitivos.
- Sendo uma área protegida, os turistas devem garantir que não saem com nenhuma planta ou deixam para trás qualquer material estranho.
Sendo a maior superfície de areia ativa do Canadá, Athabasca Sand Dunes garante aos turistas experiências incomparáveis. O rico ecossistema, localização, orientação e belas paisagens garantem aos viajantes férias únicas. Portanto, os turistas devem incluir este lugar magnífico em sua lista de viagens para a América do Norte.