Vale a pena conhecer Santo Domingo? Para qualquer viajante que busca diversão, aventura, beleza natural e história fascinante, Santo Domingo é imperdível.

Cidades turísticas dominicanas e praias deslumbrantes são locais de férias populares – mas vale a pena visitar também a histórica capital da República Dominicana, Santo Domingo? Resposta curta: Sim. Resposta longa: Sim, absolutamente! A primeira cidade colonial em todo o continente da América, Santo Domingo está repleta de história além de suas praias de areia branca e fortalezas do século XVI. Em seu centro colonial, um Patrimônio Mundial da UNESCO, os primeiros edifícios do Novo Mundo e a vida vibrante da atual Santo Domingo realmente fazem o passado ganhar vida.
E isso também não é tudo! Quer os viajantes busquem aventura, paraísos naturais, boa comida ou passeios emocionantes, Santo Domingo tem absolutamente tudo o que eles podem pedir.
Contents
Santo Domingo histórico, berço da América colonial
No coração do brilhante Caribe, a República Dominicana foi o ponto de partida da história colonial no continente americano, e Santo Domingo a primeira cidade do “Novo Mundo”. Ao longo de sua longa história, Santo Domingo viu civilizações indígenas Taino, exploradores, aventureiros e piratas vivendo e governando em suas terras; dos séculos coloniais aos conflitos da Guerra Fria, as pedras de sua fortaleza têm muita história.
Fundada em 1496, Santo Domingo é a primeira e mais antiga cidade europeia habitada continuamente nas Américas. Seu centro colonial possui estruturas extraordinariamente bem preservadas dos anos 1500, como o forte original, a primeira universidade do continente, a primeira igreja, as primeiras ruas pavimentadas e o primeiro castelo. O nível de integridade do centro histórico de Santo Domingo e sua presença no Santo Domingo de hoje levaram a que lhe fosse concedido o estatuto de Património Mundial pela UNESCO em 1990.
“[…] a Cidade Colonial de Santo Domingo mantém, em essência, a estrutura, uso e funções que caracterizaram as primeiras construções na época de sua fundação, preservando sua integridade e autenticidade.”
O que há para ver em Santo Domingo?
Essa mesma Zona Colonial, Ciudad Colonial, é uma atração central da cidade, um lugar que transborda charme e história em cada paralelepípedo, desde a Calle de las Damas, a primeira rua pavimentada das Américas, até o central Parque Colón. Preservando não apenas a arquitetura medieval, mas seu lugar central na vida de Santo Domingo, é um local privilegiado para ver monumentos históricos e museus, além de encontrar lugares para comer e fazer compras.
Fortaleza de Ozama
Concluída em 1507, a Fortaleza de Ozama é considerada a mais antiga estrutura militar europeia nas Américas. Anteriormente parte das muralhas que cercavam a cidade original de Santo Domingo, foi construído para se assemelhar a um castelo medieval.
O posto de observação no topo da torre principal oferece uma vista verdadeiramente deslumbrante do Mar do Caribe e da cidade que se estende abaixo. Os visitantes podem caminhar pelos túneis secretos e masmorras onde os prisioneiros seriam mantidos em 1500 – O próprio Cristóvão Colombo foi um dos cativos em um ponto.
Basílica Catedral Santa María la Menor
Também conhecida como Catedral Primada de América, Santa María la Menor é a primeira e mais antiga catedral do Novo Mundo, construída de 1504 a 1550 por ordem do Papa Júlio II.
Seu estilo gótico único é sublime e abriga um tesouro de pinturas, entalhes, esculturas e outras peças coloniais. Alguns de seus pontos turísticos mais impressionantes são os mausoléus e lápides de figuras históricas famosas, principalmente Simón Bolívar.
Alcázar de Colón
Alcazár de Colón é o primeiro palácio colonial construído nas Américas, datado de 1511. O palácio foi a casa de Diego Columbus e já foi invadido pelo infame pirata britânico, Sir Francis Drake, no Batalha de Santo Domingo; hoje é o museu mais popular de Santo Domingo, com uma coleção de arte e objetos de vários séculos.
Outros museus
Santo Domingo é uma cidade fascinante e um destino perfeito para viajantes curiosos. Outros museus que podem valer uma visita incluem o Museu do Mundo de Âmbaronde os visitantes podem conhecer as preciosas e raras joias de âmbar dominicano, o Museu das Casas Reais e o Museu Memorial da Resistênciaque preservam a história de resistência e luta pela liberdade na República Dominicana ao longo do século XX e da Guerra Fria.
Parque Nacional Los Tres Ojos
Los Tres Ojos, ou Parque Nacional dos Três Olhos, fica a apenas alguns minutos do movimentado centro urbano de Santo Domingo e é um refúgio perfeito da natureza caribenha. Recebeu o nome das três grutas de calcário e seus lagos subterrâneos brilhantes.
Um sistema de escadas facilita a exploração das cavernas, arte rupestre antiga e lagos deslumbrantes. Nadar é proibido, mas os passeios de barco pelos lagos valem as taxas de US $ 20 a US $ 30, para uma experiência única.
Onde comer e ficar em Santo Domingo?
Ciudad Colonial não é apenas o centro histórico de Santo Domingo, é também onde a cidade ganha vida hoje. O centro colonial tem muitos alojamentos de vários preços e como um lugar onde os turistas podem facilmente ir a pé para a maioria das atrações, uma área ideal para se hospedar. Nesta cidade pioneira, a Calle el Conde, a primeira rua comercial das Américas, continua a ser a rua mais movimentada e divertida da cidade. Na rua centenária, os visitantes podem escolher entre cafés, restaurantes, barracas de comida e arte de rua.
A cena gastronômica em Santo Domingo é uma mistura vibrante de várias paletas de sabores: as influências caribenha, espanhola, africana e taino criam sabores tradicionais dominicanos, e uma fusão contínua com outras influências, do chinês ao mexicano, cria um cenário gastronômico diversificado que terá algo para todos os gostos. Quando estiver em Santo Domingo, os hambúrgueres La Bandera Dominicana e Chimichurri são altamente recomendados, assim como o delicioso chocolate dominicano. Um tour personalizado de fabricação de chocolate e workshop é o casamento perfeito entre comida e diversão.
Então, vale a pena conhecer Santo Domingo? Para qualquer viajante que busca o equilíbrio certo entre diversão, aventura, conhecimento e história, Santo Domingo é imperdível.