A Holanda é uma pequena nação europeia cheia de joias escondidas. Descubra o que cada uma das 12 províncias tem a oferecer.

Vista aérea de Groningen, Holanda Shutterstock

A Holanda é um pequeno país no noroeste da Europa, famoso por suas tulipas, queijos, moinhos de vento e canais. Enquanto a capital, Amsterdã, é popular entre os mochileiros que viajam pelo continente, grande parte do país é praticamente intocada pelo turismo. Muitas pessoas simplesmente se referem à nação como Holanda, que não reconhece as incríveis pequenas cidades, cidades periféricas e campos verdes fora de Noord-Holland e Zuid-Holland. Descubra o que cada uma das 12 províncias da Holanda é mais conhecida para e por que os visitantes devem se aventurar fora da capital durante sua estada.

Contents

12 Noord-Holland

Noord-Holland é talvez a província mais conhecida da Holanda porque abriga a capital do país, Amsterdã. No 2019, mais de 20 milhões de turistas lotaram Amsterdã por sua vida noturna única, uma variedade de museus e uma culinária de dar água na boca.

Algumas das principais atrações para desfrutar nesta famosa província incluem ver os moinhos de vento em Zaanse Schans, conhecer a história na Casa de Anne Frank e apreciar a arte holandesa no Rijksmuseum. Os visitantes que procuram um destino urbano animado com diversas opções gastronômicas vão querer fazer desta província sua prioridade ao visitar a Holanda.

11 Zuid-Holland

Outra província bem conhecida, Zuid-Holland está localizada logo abaixo de Noord-Holland e possui duas das cidades mais importantes do país. Zuid-Holland é o lar de Haia, onde fica a sede do governo, bem como o Palácio Noordeinde, onde a família real faz seu trabalho. A apenas meia hora de Haia fica a cidade de Rotterdam, o maior porto marítimo da Europa.

O popular destino turístico, Keukenhof, também está em Zuid-Holland. Este enorme jardim de flores é o local onde os Instagrammers se reúnem em abril de cada ano para a foto perfeita entre as tulipas em flor.

10 Drente

Movendo-se para o nordeste da Holanda, a província de Drenthe é pouco povoada, tornando-se o lugar perfeito para explorar autênticas e pitorescas cidades holandesas cheias de habitantes locais. A maior parte da terra em Drenthe é usada para fins agrícolas, com muitas áreas florestais e rios encontrados aqui também. A melhor maneira de se locomover em Drenthe é no meio de transporte tradicional holandês: de bicicleta.

Assen hospeda o TT Circuit Assen, uma corrida de automobilismo, enquanto Emmen oferece aos visitantes um dia divertido no Wildlands Adventure Zoo.

9 Overijssel

Ao sul de Drenthe fica a província de Overijssel. O nome Overijssel se traduz aproximadamente em Ijssel, referindo-se a um distribuidor holandês da hidrovia do Reno. Overijssel é uma província histórica com uma abundância de pequenas cidades e vilarejos charmosos para explorar.

Talvez a mais famosa seja Giethoorn, frequentemente chamada de Veneza do Norte. Esta pitoresca vila apresenta chalés rústicos que margeiam os canais, ladeados por grama verde vibrante e flores coloridas. Os visitantes podem passar uma tarde inesquecível flutuando por esses canais em um barco.

8 Gelderland

Diretamente ao sul de Overijssel fica a grande província da Holanda, Gelderland. Com seu vasto tamanho, não é surpresa que Gelderland ofereça paisagens deslumbrantes, cidades históricas e castelos de tirar o fôlego. O Veluwe é uma região de Gelderland de visita obrigatória, com colinas arborizadas, pequenos lagos e grandes montes de areia.

Gelderland é o lar da cidade mais antiga da Holanda, Nijmegen. Suas origens remontam a mais de 2.000 anos, tornando-se um local popular para um passeio a pé e uma aula de história improvisada ao visitar a área.

7 Flevolândia

A noroeste de Gelderland fica a província menor de Flevoland. Flevoland é a província mais jovem da Holanda e só foi criada em 1986, quando três regiões foram fundidas em uma. Flevoland não está conectada ao continente da Holanda, tornando-a a maior ilha artificial do mundo.

Os holandeses criaram Flevoland construindo um dique que fecharia uma baía rasa. Com o tempo, os holandeses drenaram a baía em etapas, resultando na mais nova província.

6 Groningen

Groningen é a província mais ao nordeste da Holanda, fazendo fronteira com a Frísia e Drenthe. A leste, faz fronteira com a Alemanha. A capital com o mesmo nome, Groningen, é um belo destino com uma zona pedonal e impressionantes zonas comerciais.

Um marco notável da cidade de Groningen é a Torre Martini (Martinitoren), que é uma alta torre de igreja. O centro da cidade pode ser percorrido a pé, tornando Groningen uma ótima opção para explorar a pé.

5 Frísia

A Frísia é outra província do norte, localizada a oeste de Groningen. Historicamente referido como Frísia, o povo da Frísia não se identifica como holandês, mas como frísio. A Frísia tem duas línguas oficiais, o frísio e o holandês, de modo que cada vila ou cidade da província também tem dois nomes.

A Frísia oferece algumas das jóias mais escondidas da Holanda, incluindo a cidade de Leeuwarden, que apresenta canais e uma arquitetura que lembra Amsterdã, sem as multidões.

4 Utrecht

Utrecht tem uma localização central e é a menor província da Holanda. Apesar de seu tamanho, Utrecht é rica em cultura e história. A maior cidade da província é Utrecht, chamada Utrecht e é um excelente local para uma viagem de um dia saindo de Amsterdã para turistas que procuram fugir das multidões.

A província tem muitos museus, castelos e uma arquitetura incrível. A segunda maior cidade, Amersfoort, saiu direto de um conto de fadas com ruas de paralelepípedos ao longo dos canais.

3 Limburgo

Limburg é a província mais ao sul da Holanda, fazendo fronteira com a Alemanha a leste e a Bélgica a oeste. A província tem muitos locais históricos importantes para a nação, muitos dos quais estão localizados no centro cultural de Maastricht. Maastricht é uma ótima escolha para os visitantes da Holanda que procuram uma área urbana para usar como base para suas viagens além de Amsterdã.

A cidade tem mais de 1600 marcos históricos para visitar e é o berço da União Europeia e do euro.

2 Noord-Brabant

Noord-Brabant está localizado ao sul de Zuid-Holland e é uma das áreas mais industrializadas da Holanda. Noord-Brabant tem a reputação de ser a província mais social e divertida do país, tornando-se um destino acolhedor para os viajantes. É também o local de nascimento do artista holandês Vincent van Gogh.

Algumas das melhores cidades para visitar em Noord-Brabant são Tilburg e Eindhoven. Eindhoven é uma cidade moderna que é um centro de tecnologia e design. Há também muitas opções de restaurantes para quem gosta de gastronomia. Tilburg apresenta uma arquitetura mais tradicional com muitos espaços verdes para desfrutar.

1 Zelândia

A Zelândia é a província mais ocidental da Holanda, fazendo fronteira com a Bélgica. Como uma província costeira, a Zelândia possui os melhores frutos do mar do país e muitas das praias mais populares.

A praia de Domburg é um local idílico para acampar no Mar do Norte, enquanto o adorável município portuário de Vlissingen é perfeito para uma escapada de fim de semana. Se você gosta de mexilhões frescos e lagosta, Zeeland precisa estar no seu itinerário ao visitar a Holanda.