O turismo regenerativo leva o turismo sustentável um passo adiante, e é por isso que o mundo precisa mais dele.

Viajantes ávidos já devem ter ouvido falar do termo ‘turismo regenerativo’ junto com a ideia de sustentabilidade. Sempre que viajamos – não importa para onde ou como – estamos deixando um impacto no meio ambiente e no mundo que nos cerca. Enquanto o turismo sustentável dá passos positivos para limitar essa pegada, a fim de permitir que os ambientes continuem prosperando para as gerações futuras, o turismo regenerativo leva essa ideia um passo adiante.
Ao encontrar maneiras de prevenir o excesso de turismo antes mesmo de começar, os viajantes podem neutralizar quaisquer efeitos negativos que possam ter em um destino particularmente vulnerável. Isso é especialmente importante porque as viagens se tornaram populares novamente e, após a pandemia, muito mais pessoas estão optando por viagens ao ar livre em vez de destinos internos. Portanto, o turismo regenerativo pode ser apenas a resposta que o mundo está procurando em termos de sustentabilidade a longo prazo e prevenção do excesso de turismo.
O que é Turismo Regenerativo?
Por definição, o turismo regenerativo é ‘a ideia de que os turistas devem deixar um lugar em melhores condições do que antes’. Por exemplo, seria como visitar um jardim e, em vez de não deixar vestígios, cada pessoa plantasse uma árvore ou planta purificadora de ar para construir ainda mais o ambiente, em vez de simplesmente deixá-lo como está. De certa forma, o turismo regenerativo envolve os viajantes a serem ativos em seus atos de sustentabilidade, em vez de neutros, proporcionando um futuro melhor para lugares que são vítimas do excesso de turismo.
Outro grande exemplo disso é qualquer ato de participar de uma limpeza. Isso é especialmente popular nas principais praias e parques onde sempre há lixo para recolher e lixo para conter. Embora os viajantes certamente não precisem investir em uma limpeza comunitária durante as férias (a menos que queiram), a ideia de se envolver é praticamente a mesma.
Para pintar ainda mais uma imagem de como o turismo regenerativo poderia ser para o futuro dos destinos carentes, a ordem do turismo é a seguinte:
- Turismo convencional. Nenhuma alteração é feita, o que geralmente leva ao excesso de turismo.
- Turismo Verde. Visitar um destino com a intenção de ser ecologicamente correto, ou seja, um pouco menos impactante no meio ambiente.
- Turismo sustentável. Viajar com a ideia de ser eco-friendly em primeiro lugar, quer seja hospedar-se num hotel verde, num resort sustentável ou investir em atividades sustentáveis.
- Turismo Restaurador. Ajudando a levar o ambiente de volta ao seu estado natural de um local de excesso de turismo durante a viagem.
- Turismo regenerativo. Esforços maiores não apenas para trazer de volta um destino à beira do excesso de turismo, mas também para tomar medidas extras, também conhecidas como sujar as mãos, a fim de garantir que o destino prospere no futuro.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do CBI, o turismo convencional e o verde estão começando a cair na categoria “degenerativa” dos tipos de turismo. Considerando que o turismo sustentável é neutro, e apenas o turismo restaurador e regenerativo está realmente ajudando na recuperação de destinos com excesso de turismo.
Como você pode desempenhar um papel no turismo regenerativo?
Felizmente, existem muitas maneiras de participar do turismo regenerativo agora. Embora ainda seja um conceito relativamente novo, está ganhando velocidade rapidamente e provando ser benéfico para as áreas que realmente precisam dele. Conforme relatado pelo New York Times em 2020, uma empresa chamada Regenerative Travel é responsável por uma seleta gama de hotéis que participam do turismo regenerativo. Esta marca totalmente feminina liderada pela Ásia ajuda “os viajantes a encontrar hotéis que compartilham essa visão e estão expandindo os limites da arte, design, comida, aventura e atividades ao ar livre que servem como centros de criatividade e inovação com experiências verdadeiramente incomparáveis”, juntamente com a fundação de hospedagem que tem uma duração, impacto socioambiental positivo.
No entanto, optar por um alojamento centrado no turismo regenerativo é apenas uma forma de aderir a este novo conceito de viagem. Outra maneira de se envolver é participando diretamente do próprio processo e fazendo uma excursão ou viagem que permita que os viajantes façam o trabalho sozinhos. Viagens globais em família administra muitos programas de mordomia com itinerários que envolvem qualquer coisa, desde passeios educacionais e formação de equipes no noroeste do Pacífico, como o Seattle Community Adventures, até viagens globais como Islândia: uma viagem transformadora para inspirar a mudança climática.
Os efeitos a longo prazo do turismo regenerativo no meio ambiente
Com a ideia de deixar um impacto positivo no meio ambiente enquanto viaja no fundo da mente, o mundo só pode se beneficiar desse tipo de turismo. Regenerativo significa renovar e reviver, que é exatamente com o que muitos viajantes estão se comprometendo ao ajudar os ambientes a se recuperarem de incêndios florestais, turismo excessivo, impactos econômicos negativos e muito mais. Dependendo de onde se planeja viajar, pode haver mais maneiras de ajudar do que inicialmente imaginado. Para os interessados, algumas dicas para viagens regenerativas incluem:
- Pesquise o destino de interesse para ver se há algum programa de turismo regenerativo para participar.
- Planeje um destino em torno de uma viagem turística regenerativa.
- Visite fazendas locais e participe da agricultura durante a viagem.
- Aprenda a se envolver na cultura socioeconômica em vez de ser apenas um observador.
- Coloque o dinheiro de volta na comunidade por meio de coisas como hospedagem ou excursões ecológicas locais.
- Pesquise todas as atividades para garantir que elas não tenham impacto no meio ambiente ou encontre atividades que ajudem ativamente o ecossistema.
O turismo regenerativo é uma realidade para muitos viajantes e, embora possa exigir um pouco mais de pesquisa, é uma viagem com a qual você pode se sentir bem. Ao encorajar ainda mais os ambientes danificados a serem renovados por meio de viagens, em vez de sofrer um impacto negativo, podemos ajudar lentamente a reconstruir as paisagens mais imaculadas e belas do mundo.