Quais os tipos de paver? Conheça aqui neste artigo quais os principais tipos de pavimentos utilizados em obras. 

Os pavimentadores são amplamente utilizados e muitas vezes aprimorados – tanto visualmente quanto mecanicamente – pela inclusão de aditivos em sua fabricação. Esses pigmentos e minerais podem adicionar aparências visuais agradáveis ​​e maior resistência às intempéries, e incluem K37 e óxido de manganês, entre muitos outros – disponíveis para praticamente qualquer especificação do pegmatito.

O paver é usado para pisos externos, geralmente na forma de pedra, concreto ou tijolo. Antes de aplicar um pavimentador, a areia é espalhada sobre uma fundação de concreto e, posteriormente, os mesmos são assentados no padrão desejado. Não há necessidade de adesivos ou métodos de retenção durante a aplicação das pavimentadores. Estradas, pátios, calçadas e passarelas são os poucos casos em que os pavimentos são usados como piso externo.

Principais vantagens do uso e tipos de Paver

tipos de Paver

Antes de pesquisar sobre o preço do metro quadrado de paver, você precisa conhecer quais as suas vantagens e tipos disponíveis no mercado:

Resistência

O paver é um material forte e de alta resistência, características essenciais na fabricação do material para poder suportar cargas pesadas – este é em grande parte um produto do principal material usado em sua fabricação, como concreto ou cimento.

Durabilidade

Em sua fabricação, o processo de cura uniforme combinado com materiais adequadamente selecionados garante grande durabilidade, a fim de ter um material altamente resistente a intempéries.

Fácil de usar

O paver possui forma e tamanho uniformes – isso ocorre tanto na etapa de conformação quanto na cura, a fim de garantir a facilidade e agilidade na aplicação.

Baixo custo de manutenção de tipos de paver

paver tipos

De certa forma, um subconjunto de durabilidade, os pavers devem ser fáceis de manter, idealmente com pouca ou nenhuma manutenção necessária. Isso pode surgir da escolha dos principais componentes e aditivos do material.

Aparência visual

Esses materiais costumam ter uma boa aparência – pois ficará completamente visível. Você pode alterar a cor de acordo com suas preferências usando pigmentos e corantes, combinados com níveis de umidade controlados na fase de pré-cura.

Tipos de Paver de acordo com os materiais

Confira a seguir quais os principais tipos de paver:

Pavimentador de tijolos

São fabricadas a partir de argila que passa por um processo de aquecimento em um forno. Eles vêm em uma variedade de cores e texturas e podem ser usados ​​no lugar de pavimentadores de concreto. 

Esse material de tijolos é reciclável, pois são produzidas a partir de materiais naturais, além disso, têm o benefício de a cor ser queimada no tijolo, portanto, nenhum desbotamento ocorrerá ao longo de muitos anos, e possui a necessidade de pouca manutenção.

Tipos de Paver de Concreto

calcada paver em curitiba

O paver de concreto é uma escolha barata e mais durável, ​​quando comparada ao concreto vazado. No lado negativo, eles podem rachar quando submetidos a temperaturas extremamente altas. Os modelos de concreto coloridos têm uma grande desvantagem de que a cor pode desbotar devido à exposição ao sol; no entanto, é muito mais econômico em comparação com as pavimentadoras de tijolos.

Tipos de paver de Laje

Como uma rocha sedimentar, a laje tem formas distintas que se encaixam perfeitamente com outras peças do gênero. É frequentemente usado em pátios, mas é considerado impróprio para uso em calçadas, pois é mais fino do que tijolos ou pavimentos de concreto. 

depositphotos 40618133 stock photo tileable concrete pavers

Tem maior durabilidade em comparação com o concreto e vem em uma variedade de tons e formas – assim, a laje é um material de pavimentação ideal para paisagismo. Outro mérito atribuído à laje é a sua textura antiderrapante, que a torna uma opção de piso ideal. Em comparação com outros tipos de paver e pavimentadores, a laje é cara devido ao custo de transporte e mineração acumulado no preço total.

Paver de Mármore

O mármore é formado quando o calcário é submetido a temperaturas e pressões extremas. Os pavimentadores de mármore são usados em pátios, calçadas e pistas de grama. Estes pavimentos muitas vezes dão uma aparência régia e sofisticada, o que não é o caso de pedras ou granito. Eles também são extremamente duráveis, mas muito caros.

Calçada portuguesa

Estes são geralmente produzidos a partir de granito. No entanto, basalto, arenito ou calcário também podem ser usados ​​na fabricação de paralelepípedos. Estes tipos paver de pavimentos existem há séculos, dando-nos uma ideia da sua durabilidade. Com pavimentados de paralelepípedos, elas só precisam de uma lavagem completa uma vez por ano para refrescar a aparência; e a força é sua característica dominante. No entanto, esses modelos são caros e exigem mais mão de obra e habilidade para instalá-las.