Além dos Alpes, este vale remoto é indiscutivelmente o mais impressionante da Europa – e é assim que você pode ver tudo.

Mestia e Ushugli no inverno

A maioria das pessoas nunca ouviu falar do remoto vale alpino de Svaneti, no país da Geórgia. Este vale deslumbrante fica bem na entrada da Europa e normalmente é totalmente esquecido. O vale de Svaneti é apenas uma das muitas razões pelas quais todos devem planejar uma viagem para a República da Geórgia.

Svaneti se parece muito com a Suíça. É tão dramático (sem dúvida mais) e mais exótico (veja as vacas andando pelas ruas e conte as avalanches no caminho para o vale). É menos desenvolvido e menor, mas infinitamente mais barato (e mais remoto).

Svaneti e por que é um dos melhores vales alpinos do mundo

Este é um vale extremamente remoto e que foi explorável ao longo da história. Aqui o povo da montanha não precisava se preocupar com exércitos invasores externos, mas sim com sua própria rivalidade entre clãs. Para se protegerem de rixas familiares (que poderiam acabar com todos os homens de uma família), eles construíram muitas torres altamente distintas que caracterizam a região hoje. Estes são agora listados pela UNESCO.

  • Torres: Torres defensivas de propriedade familiar são listadas pela UNESCO

O assentamento principal é Mestia e é a base principal que se terá aqui. Venha no inverno e esteja preparado para uma experiência verdadeiramente alpina. Os locais (Svans) são incrivelmente hospitaleiros e acolhedores, você verá em primeira mão a incrível hospitalidade dos georgianos.

  • Méstia: População em torno de 2.000
  • Svans: Considerado um subgrupo montanhoso da Geórgia com seu próprio idioma

A cidade principal tem todos os confortos necessários em uma cidade turística alpina. Há bares e restaurantes de qualidade, uma seleção de hotéis e pousadas e esqui no inverno. No verão, é obrigatório caminhar pelos picos de 3.000 a 5.000 metros.

  • Monte Shkhara: Montanha mais alta a 5.201 metros ou 17.059 pés

Enquanto a Suíça é famosa por ser um dos lugares mais caros do mundo para se visitar, a Geórgia – e Svaneti – é um dos mais baratos.

Svaneti é na verdade composta de dois vales habitados muito remotos. Eles são divididos pela enorme Cordilheira Svaneti. No inverno, a estrada pode fechar e pode levar mais de 6 horas de carro para chegar ao outro vale.

  • Alto Svaneti: O mais famoso Svaneti com Mestia e é famoso pelas torres
  • Baixo Svaneti: A principal cidade Lentekhi e menos visitada

As principais atividades nesta região são as caminhadas no verão e o esqui no inverno. Caso contrário, o mais importante é escolher a pousada ideal para relaxar e mergulhar no ambiente deste incrível vale.

  • Atividades principais: Esqui no inverno, caminhadas no verão

Dica – Hospede-se na Nino Ratiani’s Guesthouse

Um é estragado para acomodação neste vale exótico, romântico e remoto. Um dos A pousada mais excepcional é a Nino Ratiani’s Guesthouse. Nino administra sua casa de hóspedes muito antes de quase qualquer outra pessoa no vale. Ela também é a anfitriã mais gentil e calorosa que alguém esperaria encontrar.

A pousada em si é composta por três prédios adjacentes que oferecem vistas deslumbrantes da cidade e das imponentes cordilheiras. Os quartos têm varandas onde se pode sentar e contemplar esta Suíça do Cáucaso há muito perdida.

  • Quarto Privado para Dois: A partir de US$ 27 (com banheiro privativo)
  • Quarto Família para Quatro: A partir de $ 55,00 (com banheiro privativo

A acomodação inclui um café da manhã fantástico. É a verdadeira hospitalidade georgiana (e Svan local), onde alguém se serve do buffet de café da manhã, mas é perguntado se também gostaria de uma omelete, café turco ou iogurte.

Incrivelmente, um jantar caseiro em estilo buffet Svan local também está incluído. O jantar é excelente e muda diariamente. Aqui, você poderá desfrutar da comida georgiana local Svan, tão procurada na União Soviética.

Um fica a apenas 5 minutos a pé do centro (nada é longe) e a localização não poderia ser melhor.

  • Sauna: Cerca de US$ 8,00 por hora por pessoa – uso privado

A pousada também possui uma sauna excelente (e muito quente) para os hóspedes (e não hóspedes). A sauna é reservada para uso privativo dos hóspedes.

Hospedaria Hanmer

Outra excelente casa de hóspedes a considerar é o Hospedaria Hanmer dirigido por Tony e Lali Skhirtladze Hanmer. Tony é originalmente do Canadá, mas passou a vida inteira viajando (inclusive em Moscou durante o colapso da URSS). Ele fala russo, georgiano e a língua local Svan, e sua esposa – Lali – é georgiana.

Esta é uma opção se não quiser ficar na “grande” cidade de Mestia. A vila é extremamente pequena e as vistas são de tirar o fôlego.

  • Tony: Privates Uma gama completa de conselhos de viagem dentro do vale
  • Localização: Em uma parte mais remota (sic) do vale, essencialmente sem lojas por aqui

Tony está muito bem conectado, planejará ou facilitará as viagens de qualquer um desses hóspedes e conhece quase todos no vale.

Essas pousadas não são mutuamente exclusivas. Fique em ambos e veja aspectos muito diferentes do misterioso Vale Svaneti.