Subic Bay tem locais de mergulho onde esses naufrágios históricos e impressionantes que se desgastam debaixo d’água são vistos por visitantes dispostos a dar mergulhos ousados.
Localizada na ilha de Luzon, no norte das Filipinas, Subic Bay é considerada o principal playground do país para esportes e aventuras radicais. Esta baía é cercada pelas extensas águas azuis do Mar da China Meridional, e em sua base repousam navios de guerra americanos e japoneses e destroços de aeronaves da Primeira e Segunda Guerra Mundial, e passeios de mergulho são oferecidos aos visitantes. Subic Bay tem locais de mergulho onde esses naufrágios históricos e espetaculares que se desgastam debaixo d’água são vistos por visitantes que se atrevem a mergulhar.
Contents
Os locais de mergulho de naufrágios em Subic Bay
Subic Bay’s locais de mergulho em naufrágios são nomeados após navios de guerra, barcos e aeronaves dos EUA e do Japão que afundaram devido a combate ou condições climáticas adversas.
Locais de mergulho em Subic Bay com naufrágios americanos
USS Nova York (ACR-2)
Construído na década de 1890, o USS New York-ACR-2 começou a operar em 1893, mas hoje repousa a bombordo de 17 a 27 metros de profundidade. Foi usado na Primeira e Segunda Guerra Mundial e é considerado um dos naufrágios mais legais de se ver em Subic Bay. Ainda intactos e visíveis estão seus canhões de 8 polegadas, quatro canhões de 13 metros de comprimento e hélices. Hoje, o naufrágio do USS New York-ACR-2 hospeda barracudas e as espécies de peixes raias. Os mergulhadores precisam estar em um nível de habilidade Advanced Open Water para mergulhar e ver este naufrágio.
El Capitan (USS Majaba)
O El Capitan (USS Majaba) foi construído em 1919 e foi inicialmente chamado de SS Meriden, mas seu nome foi mudado pela Marinha dos EUA depois que o adquiriu em 1942. Depois de ser atingido por um torpedo japonês em 1942, foi rebocado para Tulagi nas Ilhas Salomão em janeiro de 1943, onde seu casco foi reparado. Em 1946, foi rebocado para Subic Bay e retirado da lista de navios da marinha, e foi aí que uma tempestade o afundou. Hoje, o naufrágio do El Capitan (USS Majaba) repousa de 4 a 22 metros debaixo d’água na Baía de Subic, e mergulhadores de todos os níveis podem mergulhar e vê-lo.
Naufrágio de San Quentin Subic
Este naufrágio hispano-americano de uma canhoneira foi usado pelos espanhóis para bloquear o canal entre as ilhas Grande e Chiquita em 1898 da invasão da Marinha americana. Fica de 12 a 16 metros debaixo d’água, e mergulhadores de todos os níveis de habilidade podem mergulhar e ver este naufrágio. Suas grandes caldeiras fervilham de corais e vida marinha como as enguias, nudibrânquios, arraias e espécies de peixes como lábio-doce, choco e o gigante trevally. Mergulhadores de todos os níveis de habilidade podem mergulhar e ver o naufrágio de San Quentin Subic, cujo leme, popa, proa e casco são visíveis. Devido à sua pouca profundidade e muita luz natural, é fácil veja o naufrágioo que o torna popular entre os mergulhadores que passam uma hora em turnê.
Landing Craft Utility (LCU) 1466
O naufrágio do Landing Craft Utility foi feito nos EUA e acredita-se que tenha afundado durante uma tempestade após o fim da Segunda Guerra Mundial, a uma profundidade de 9 a 22 metros. Mergulhadores de todos os níveis de habilidade podem mergulhar e ver este naufrágio que também abriga vida marinha como peixe-morcego, peixe-anjo, peixe-leão, além de corais moles, esponjas e uma tartaruga residente. Em seu auge, o Landing Craft Utility transportava tropas e veículos pequenos e médios direto para a praia.
Destruição de casa no Arizona
Esta Navio de arrasto taiwanês foi apreendido pelas autoridades filipinas por atividades de pesca ilegal em águas locais e foi afundado de 18 a 21 metros na água. No local deste naufrágio é feito o treinamento de mergulho, sendo o local perfeito para mergulhadores novos e inexperientes começarem a mergulhar em naufrágios. O mergulho noturno também é feito aqui.
Construído em 1914, o USS Lanikai foi inicialmente denominado MY Hermes, mas quando os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, por ordem executiva, o navio foi levado pela Marinha dos EUA em 1º de abril de 1918. Após a guerra, o navio foi levado para Manila para ser devolvido ao proprietário original, que se recusou a recuperá-lo por estar em mau estado. Foi levado para Subic Bay para reparos, mas afundou durante um tufão, mas foi descoberto em 2003. Hoje, o USS Lanikai está de 34 a 36 metros no fundo do mar. Para mergulhar no USS Lanikai Site, é necessária uma certificação Deep Diver.
Locais de mergulho em Subic Bay com naufrágios japoneses
Naufrágio do Barco Patrulha Japonês
De 18 a 24 metros de profundidade nas águas da Baía de Subic está o naufrágio do barco patrulha japonês de 40 metros de comprimento e 8 metros de largura que afundou após ser bombardeado pelas forças dos EUA em 1944. À sua esquerda, a estibordo, há um buraco de explosão que provavelmente o fez afundar. Os mergulhadores veem a âncora do barco a bombordo, um enorme guincho na proa, mais quatro dos seis cilindros iniciais do motor.
Especialistas especulam que o barco era um caçador de submarinos, mas inicialmente era uma traineira de pesca em alto mar. O terremoto de 2015 destruiu extensivamente os destroços do barco patrulha japonês e não pode ser profundamente penetrado durante os mergulhos. É também um habitat para as espécies de pargo-vermelho, lábio-doce e peixe-morcego, além de corais moles. Os mergulhadores deste naufrágio precisam de uma certificação avançada em águas abertas.
Naufrágio do barco Kyokuzan Maru
Afundado a uma profundidade de 69 metros debaixo d’água, o naufrágio do barco Kyokuzan Maru era um navio japonês Whale Chaser de 385 toneladas que virou navio de guerra. Foi adicionado à Marinha japonesa em 2 de março de 1942, mas depois foi afundado por um jato de combate Warhawk da Força Aérea dos EUA fora de Subic Bay. As águas onde este naufrágio está localizado são usadas para treinar mergulhadores radicais que mergulham fundo. Equipamentos de rádio, fios de cobre, âncora e molinete estão entre os itens visíveis no naufrágio do barco Kyokuzan Maru. Apesar de partido em dois, este barco está intacto e é habitat de espécies de garoupas e garoupas.
Veja esta postagem no Instagram
Uma postagem compartilhada por Inigo Carlo San Diego (@ic_san_diego)
Outros locais de naufrágios de Subic Bay para visitar
Em Subic Bay, também existem locais de mergulho em naufrágios de aeronaves para visitar, que são:
- Destruição de Douglas Skyraider
- L2D “Tabby” (japonês DC-3/C-47)
- McDonnell Douglas F-4 Phantom II
- Bombardeiro Savage A2 (AJ-2)
Empresas de turismo de mergulho em Subic Bay
Em Subic Bay, existem empresas de mergulho que oferecem aulas de mergulho e equipamentos como: