Cumbria é o lar do que é indiscutivelmente o círculo de pedras mais impressionante da Inglaterra, e não fica nem perto de Stonehenge.

círculo de pedras sunkenkirk em cumbria, inglaterra

Durante séculos, Stonehenge deslumbrou e mistificou visitantes e especialistas. Embora esforços de pesquisa recentes tenham revelado alguns detalhes sobre o incomum círculo de pedras que esclareceu sua história, nada pode explicar definitivamente por que ele está lá. Acontece que Stonehenge nem é o único lugar onde se pode encontrar um círculo de pedras como esse. Cumbria é o seu próprio lar e é muito menos visitado do que o vizinho diretamente ao sul.

Localizado no extremo norte do Reino Unido, Sunkenkirk – ou o Swinside Stone Circle, como é frequentemente chamado – é menor, mas não menos impressionante.

Contents

O que se sabe sobre o Swineside Stone Circle

A razão pela qual esta estrutura de pedra não é tão popular quanto Stonehenge é porque sua localização é um pouco mais obscura. Ele está localizado a cerca de uma milha a pé da estrada principal mais próxima, que pode ser uma caminhada, mas não impediu que as partes interessadas verificassem por si mesmas. Cumbria, Inglaterra, é uma cidade pequena, e o círculo de pedras está localizado surpreendentemente perto da própria cidade. O círculo foi criado com 55 pedras no total, embora haja evidências de que pode ter havido um par de 60 em algum momento – é improvável que esse número seja conhecido com certeza.

A razão por trás da colocação das pedras é ainda mais obscura, e existem várias teorias sobre por que elas foram colocadas do jeito que estão. As explicações mais lógicas giram em torno de razões cerimoniais ou ritualísticas, o que tende a fazer sentido também no que diz respeito a Stonehenge.

Fatos rápidos sobre Sunkenkirk

  • O diâmetro do círculo é de 85 pés
  • Ainda existem 55 pedras no total que compõem o círculo hoje
  • Estima-se que a estrutura foi construída entre 3300 e 900 aC

Por que as pedras estão lá?

Acredita-se que de um lado, um ‘portal’ de entrada e saída pode ser encontrado no lado sudeste, o que é característico de muitos círculos de pedra. O posicionamento desta porta torna bastante óbvio que esta foi uma vez a entrada e saída do círculo que foi capaz de dar aos especialistas mais pistas sobre a sua finalidade. Acredita-se que, devido à posição desta entrada e saída, o círculo possa ter sido utilizado também para ocorrências astronômicas. As pedras parecem se alinhar com o nascer do sol no meio do inverno, o que pode ser indicativo de uma cerimônia relacionada aos solstícios. Embora Sunkenkirk nunca tenha sido escavado como a maioria das outras estruturas de pedra, acredita-se que o solo foi nivelado primeiro antes de as pedras serem colocadas lá. Isso, mais uma vez, deu aos especialistas mais pistas sobre o motivo de sua construção – neste caso, o posicionamento foi muito intencional.

  • Facto: O nome ‘Sunkenkirk’ vem de uma antiga lenda que afirma que os moradores tentaram construir uma igreja no local onde as pedras estão, mas o diabo as derrubou.

A primeira investigação oficial em 1901 produziu alguns resultados particularmente interessantes. Quando a área foi examinada, foram encontrados pedaços de carvão e fragmentos de ossos que teoricamente apoiariam o ritual pretendido ou a prática cerimonial que pode ter sido realizada lá. De acordo com o Britain Express, Sunkenkirk é uma das estruturas de pedra mais impressionantes da Grã-Bretanha simplesmente devido à natureza de sua construção. Se fosse exumado adequadamente, o local provavelmente contaria histórias que datam da Era Neolítica, o que torna o fato de ainda estar de pé ainda mais impressionante.

Outra faceta única deste círculo de pedras é que cada uma das pedras escolhidas varia muito tanto em forma quanto em tamanho. Isso provavelmente foi intencional, embora o motivo ainda seja desconhecido. A pedra mais alta tem cerca de três metros de altura, o que fala da grandeza do círculo como um todo, pois existem outras 55 pedras que variam em tamanho a partir desse ponto. Em total contraste com Stonehenge, é um fato conhecido que essas pedras foram coletadas das colinas circundantes em Cumbria. A composição das pedras, ardósia porfirítica, é um bom indicador de que foram encontradas localmente e não foram levadas para muito longe. Ao longo dos séculos, algumas das pedras caíram, deixando apenas cerca de 30 delas ainda de pé em sua posição original.

Visitando Sunkenkirk

Não é totalmente fácil encontrar este círculo de pedras, mas também não é impossível. Por mais enigmático que pareça, os visitantes precisam estar preparados para caminhar pelo menos um quilômetro até lá e voltar. Começando na estrada A55, a duas milhas e meia de Broughton-in-Furness, os visitantes devem pegar a estrada secundária que segue em direção a Broadgate.

Crag Hall estará visível, assim como a Fazenda Swineside; a estrada lá é particular, mas os visitantes podem subir a trilha que leva ao círculo de pedras. Enquanto a pista corre paralela à fazenda, é um caminho público. A caminhada leva cerca de 15 minutos no total e é difícil perder Sunkenkirk quando se está na trilha.