Do reencaminhamento de aviões a destinos tão remotos que nem mesmo os sons da natureza o sobrecarregam, estes destinos têm a paz e tranquilidade que procuramos.

uma cachoeira na floresta tropical hoh, um caminhante caminhando nas dunas de kelso

Em um planeta com mais de sete bilhões de habitantes humanos, pode ser um desafio encontrar um lugar tranquilo para ficar longe de tudo. Aqueles que buscam consolo têm muito o que enfrentar – carros buzinando, aviões voando acima, garfos batendo contra os dentes, descargas de banheiros, música de elevador e a lista continua. Mesmo a forte pressão dos dedos nos ouvidos não é suficiente para abafar todo o barulho. Esses lugares notavelmente tranquilos na Terra oferecem alívio do coro da vida cotidiana de uma forma que nem mesmo os tampões de ouvido com cancelamento de ruído mais sofisticados conseguem.

Contents

10/10 Cratera Haleakala – Havaí

O vulcão Haleakalā adormecido compõe a maior parte da ilha havaiana de Maui, um destino de viagem que atrai centenas de milhares de turistas anualmente. O pico de Haleakalā se eleva a mais de 10.000 pés acima do nível do mar, sua cratera é um leito de lava seca sem vegetação.

O som se move mais devagar em altitudes mais altas, embora haja pouco som a ser movido aqui. A paisagem sobrenatural tem pouco a oferecer à vida selvagem, então os visitantes sentirão uma espécie de solidão que é ao mesmo tempo pacífica e desconfortável – como se fossem as únicas criaturas sobreviventes em uma extensão de beleza árida.

9/10 Antártica

É preciso uma alma corajosa para explorar a Antártida, mas aqueles que o fizerem encontrarão um silêncio que nunca souberam que existia. O continente mais ao sul permaneceu praticamente intocado pela civilização. O deserto coberto de gelo tem alguns assentamentos para os cientistas que enfrentam o frio intermitentemente em nome da pesquisa. Os navios de expedição levam turistas ávidos em aventuras de vários dias para explorar o país das maravilhas congelado, com muitas oportunidades para caminhar pelo gelo e encontrar locais silenciosos para apreciar uma parte do mundo que ainda existe em seu impressionante estado natural.

8/10 Hoh Rainforest – Parque Nacional Olímpico, Washington

A Hoh Rainforest pode ser o lugar mais bonito do mundo para encontrar um pouco de paz e sossego. O musgo espesso cobre as árvores e o chão da floresta, proporcionando uma sensação encantadora e funcionando como um absorvedor de som natural. Gotas de orvalho cintilam sobre as folhas de samambaias que parecem ter sido inventadas por um autor de fantasia. As companhias aéreas foram redirecionadas para evitar passar por cima, salvando a mágica floresta tropical do Olympic National Park da poluição sonora desnecessária.

7/10 Kelso Dunes – Deserto de Mojave, Califórnia

Muito parecido com a Antártida, o clima rigoroso do deserto de Mojave mantém os visitantes afastados, o que significa que aqueles que não se importam com um pouco de calor terão uma surpresa. A coleção de impressionantes colinas de areia conhecidas como Kelso Dunes torna difícil para o som viajar longas distâncias. Com toda a força que as pernas conseguem reunir, os caminhantes sobem até o topo das dunas, algumas com mais de 200 metros de altura, e admiram o silêncio do deserto.

6/10 Cenote Tak Be Ha – Tulum, México

Aqueles que procuram um subterrâneo tranquilo podem encontrá-lo em Tulum se chegarem ao Cenote Tak Be Ha antes que a multidão chegue. É natural que as pessoas sejam atraídas pela beleza do planeta, mas com as pessoas vem o barulho, e uma das coisas mais bonitas sobre Tak Be Ha é o silêncio.

Os cenotes são poços naturais formados por rocha calcária desmoronada, criando buracos mágicos cheios de água cristalina e formações rochosas interessantes. Nem a luz nem o som podem penetrar nas paredes da caverna no Cenote Tak Be Ha, tornando-o um dos locais mais silenciosos do planeta quando se tem a sorte de experimentá-lo sozinho.

5/10 Landmannalaugar – Islândia

Como o Havaí, os vulcões são responsáveis ​​por grandes porções da paisagem da Islândia. Landmannalaugar é uma região localizada na Reserva Natural de Fjallabak, conhecida por sua paisagem deslumbrante e variedade de atividades ao ar livre. Os aventureiros viajam por um ambiente moldado por erupções vulcânicas, a paisagem uma mancha espetacular de cores inacreditáveis. As crateras vulcânicas nas Terras Altas oferecem ampla oportunidade para isolamento silencioso, e fontes termais geotérmicas naturais apenas aumentam o relaxamento da solidão absoluta.

4/10 Reserva Natural Kronotsky – Rússia

Apenas 3.000 turistas têm acesso permitido à Reserva Natural de Kronostky por ano, por isso é improvável que os viajantes sortudos o suficiente para entrar se deparem com os sons de outros humanos. A reserva não é sem som, mas o barulho é pacífico por si só, ecoando o poder da natureza com uma ocasional erupção de gêiser e o sussurro suave de uma brisa calmante.

3/10 Zabalo River Wilderness Quiet Park – Equador

A Floresta Amazônica está sob constante e dolorosa ameaça nas mãos de humanos sedentos por suas terras e recursos. No entanto, a preservação é o objetivo do Zabalo River Wilderness Quiet Park, no Equador. Quiet Parks International nomeou o parque um oásis de poluição sonora, com o cofundador Gordon Hempton afirmando que “o silêncio natural se tornou uma espécie em extinção sem que as pessoas saibam”. Existem oportunidades de ecoturismo para aqueles que gostariam de testemunhar a serenidade da Amazônia livre do burburinho da vida moderna.

2/10 Área Protegida de Wadi Rum – Jordânia

Nos últimos anos, a Área Protegida de Wadi Rum viu um aumento no ecoturismo, a extensão do deserto que abriga acampamentos de luxo focados em honrar a beleza natural da área. O patrimônio mundial da UNESCO possui um número surpreendente de esculturas pré-históricas em vários idiomas, formações rochosas incrivelmente vermelhas usadas como pano de fundo natural para filmes ambientados em Marte e pores do sol coloridos que dão lugar a céus noturnos repletos de estrelas. O silêncio vem do tamanho da reserva, e os visitantes não terão problemas para encontrar sua fatia pessoal de silêncio natural.

1/10 Orfield Laboratories – Minnesota

Embora o Edifício 87 da Microsoft tenha reivindicado recentemente o Recorde Mundial do Guinness para o lugar mais silencioso da Terra, vale a pena notar que o Laboratório Orfield abriga uma das câmaras anecóicas mais populares do planeta. Embora tenha sido dito que o máximo que alguém consegue ficar dentro de casa é de 45 minutos, parece que isso é mais mito do que fato. No entanto, depois de um certo tempo na câmara, as pessoas podem ouvir os sons dos processos corporais geralmente abafados por outros sons, incluindo o bombeamento de sangue nas veias e gorgolejos da digestão.