Mérida é famosa pelas imponentes e elaboradas ruínas históricas de edifícios e estruturas principalmente em Chichen Itza.

A cidade de Mérida, no estado de Yucatán, no sul do México, foi fundada por Francisco de Montejo um conquistador espanhol em 1542. É famosa pelas imponentes e elaboradas ruínas históricas de edifícios e estruturas encontradas principalmente em Chichen Itza. Seus designs foram influenciados pelo espanhol e pela cultura maia local. Mérida também é um destino turístico popular devido à deliciosa e única culinária de Yucatán, diferente da comida típica mexicana. Ele também tem muitos cenotes de tirar o fôlego, incluindo alguns onde os visitantes podem nadar. Entre as dez ruínas históricas, os locais e cenotes que os visitantes veem e exploram em Mérida incluem os abaixo.
Contents
Chichen Itza
Fundada no século 5 DC por feiticeiros da água, a 740 acres Chichén Itzá foi e é uma antiga cidade sagrada onde os maias vão em peregrinação. Este sítio arqueológico é pontilhado de estruturas históricas. A estrutura mais famosa é o Templo de Kukulkan em forma de pirâmide de 78 pés de altura e 182 pés de largura chamado localmente de El Castillo e é a estrutura mais alta de Chichen Itza. Os quatro lados do templo têm 364 degraus, sendo o de cima o 365º degrau. Os maias faziam assim, para que cada passo representasse um dia do ano. Tours para todos os sites dentro de Chichen Itza estão reservados aqui.
Cenote Ik-Kil
Localizado a cerca de três quilômetros das ruínas de Chichen Itza, Cenote Ik-Kil está entre os mais belos cenotes do México. Está aninhado num parque com árvores e plantas exóticas e serve de habitat a diferentes espécies de aves selvagens. Tem 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade, e para chegar às suas águas azul-celeste, o visitante desce 26 metros. Ao contrário de outros cenotes no México, há um restaurante e hotel perto dele onde os visitantes ficam. Os maias consideravam as águas de Ik-Kil sagradas e faziam sacrifícios ao deus da chuva aqui. Os visitantes podem entrar em contato com Ik-Kil em [email protected] ou ligar para +52 999 437 0148 para organizar passeios por lá ou reserve.
O Templo dos Guerreiros
A estrutura do Templo dos Guerreiros é 40 pés de altura e 133 pés de largura em Chichen Itza e recebe grandes multidões. Em seu templo central estão relevos de águias, onças e guerreiros, além de representações do deus Tlalchitonatiuh. O templo tem quatro plataformas flanqueadas por 200 pilares redondos e quadrados. Dentro do Templo dos Guerreiros está a estátua do Túmulo de Chaac Mol, que parece um homem de capacete reclinado em uma cadeira. Era aqui que as pessoas traziam oferendas aos deuses como tamales, tabaco, tortilhas, flores e penas coloridas.
O Cenote Sagrado
O Cenote Sagrado em Chichen Itza é um poço aberto formado naturalmente com um diâmetro de 165 pés de norte a sul e 200 pés leste a oeste. Sua profundidade de água é quase 14 metros. Neste cenote, os maias pré-hispânicos jogaram objetos preciosos, alguns feitos de jade, como sacrifícios ao deus da água. Em escavações recentes, artefatos de cerâmica foram encontrados no Cenote Sagrado. De um lado da margem sul havia plataformas onde as pessoas sentavam e testemunhavam as cerimônias de sacrifício. Outra plataforma à beira do Cenote Sagrado é onde as oferendas eram feitas.
A Igreja
A igreja é um antigo edifício quadrado com uma crista no telhado e uma sala abobadada e fica dentro de Chichen Itza. Sua parede externa tem decorações de mosaico de pedra desgastadas pelo tempo e pedras esculpidas com padrões salientes. Na parte central de seu friso está a Máscara de Chaac e em ambos os lados estão quatro bacabs (deuses maias). Os deuses têm a forma de um caracol marinho, tatu, tartaruga e caranguejo que os maias acreditam ancorar o céu. Há também decorações de cobra e máscaras mais visíveis do deus da chuva Chac com grandes narizes aduncos.
El Caracol
Torre El Caracol a altura é de 75 pés e é construído de três edifícios sobrepostos e sua característica notável é a erosão da cúpula circular no topo. Acredita-se que os maias o construíram para realizar observações astronômicas através de uma abertura no topo da torre. A cúpula é suportada por uma plataforma com uma escada central. A base está assente sobre uma plataforma rectangular adornada com uma cornija de cantos arredondados na parte superior. Acima das portas está o friso com uma máscara de chac e uma figura sentada, emoldurada por penas e cobras. Embora as partes superiores estejam se deteriorando, algumas aberturas e janelas são visíveis. O lado oeste de El Caracol tem uma escada com balaustradas decoradas com cabeças de cobra entrelaçadas. Também está localizado em Chichen Itza.
O Grupo das Mil Colunas
Em Chichen Itza está este amplo quadrilátero chamado Grupo das Mil Colunas com muitos pilares construídos entre 900 dC e 1200 dC Esses pilares têm restos de estuque sobre eles que tinham cores diferentes. Esses pilares já sustentaram um teto abobadado e um friso com máscaras de Chaac que mais tarde desabou. Acredita-se que o local onde estão os pilares seja um salão de reuniões. Restos do friso pintado que foi decorado com motivos e máscaras de Chaac indicam que os padres governaram esta cidade. Motivos de guerreiros em pilares também conscientizaram os cidadãos sobre o significado militar e religioso do local.
Cenote San Inácio
O Cenote San Ignacio está localizado a 20 minutos da cidade de Mérida, na comunidade de Chochola, e possui um hotelaria e restaurante. Isso é 30 metros de comprimento, 20 metros de largura e profundidade máxima de 8 metros. Uma seção dele tem uma profundidade mínima de 40 centímetros a 1,4 metros, o que o torna um jacuzzi natural não convencional. O Cenote San Ignacio também possui um sistema de iluminação LED e ventilação que refresca o ar da caverna. Ele também possui 13 câmeras de vigilância por vídeo e seguro de responsabilidade civil, tornando-o um dos cenotes mais seguros para explorar. As excursões ao Cenote San Ignacio são reservadas entrando em contato com a gerência do hotel em +52-999-278-6294 ou [email protected].
Cuzama Cenote
Cuzama fica a quase 45 quilômetros a sudeste de Mérida e tem três cenotes próximos a Fazenda Sac Chich, um local de férias de luxo. Os visitantes hospedados no local de férias são levados aos cenotes em uma antiga carroça de madeira puxada por cavalos, através de uma plantação de sisal. Os cenotes são acessados por escadas e os visitantes podem nadar nelas, mas não é seguro para crianças. Dia da semana é a melhor hora para visitá-los, pois há menos pessoas. Os visitantes devem trazer toalhas, repelente ou repelente e sapatos resistentes com degrau para descer as escadas. Os visitantes podem entrar em contato Fazenda Sac Chich em +52(999)278-1178 ou [email protected] para planejar as viagens aos cenotes.
Dzibilchaltún
Dzibilchaltún é um sítio arqueológico maia que remonta ao início de 500 aC. Fica a cerca de 29 quilômetros de Mérida e tem um museu que arquiva a cultura maia. No meio deste site está o 44 metros de profundidade Cenote Xlacah, onde mais de 30.000 artefatos rituais maias foram pescados em 1958 por mergulhadores da National Geographic. O Templo das Sete Bonecas tem o nome de sete bonecas, há a ruína mais famosa em Dzibilchaltún, mas também há uma antiga igreja espanhola. Os visitantes podem enviar um e-mail para a gerência em [email protected] ou ligar para +52-999-922-0193 para planejar passeios a Dzibilchaltún.