A Itália é um belo destino de inverno, e esta cidade oferece algumas das melhores vistas das Dolomitas e atividades de inverno.

corina d'ampezzo no inverno durante um pôr do sol rosa

Quem nunca quis fazer uma viagem de férias de inverno para o interior de uma pintura de caixa de chocolate, ou talvez um cenário de paisagem nevada do 007? (Sem todas as explosões e cenas de perseguição nas pistas de esqui, é claro.) Em Cortina d’Ampezzo, uma bela cidade no vale com mais de mil anos de história, lar da majestosa Rainha dos Alpes Dolomitas, você pode!

Marmolada, também conhecida como Rainha das Dolomitas, é a montanha reinante e mais alta dos Alpes Dolomitas, um dos destinos de inverno e pistas de esqui mais procurados do mundo. Aninhada bem no coração desses Alpes Dolomitas fica a pequena cidade histórica italiana, austríaca e ladina de Cortina d’Ampezzo, localizada na região de Veneto, no norte da Itália.

A lista de atrações parece interminável, incluindo estruturas de esportes de inverno, esqui, compras de luxo, artesanato local, culinária ladina, atrações aprés-ski, arquitetura e monumentos históricos e, claro, os belos cenários: qualquer lugar que você vá , uma vista panorâmica das montanhas nevadas das Dolomitas o recebe.

Contents

História Milenar

A primeira menção registrada de Cortina remonta a 1156, e achados arqueológicos em tumbas provam que havia pessoas na região de Ampezzo até o 6º milênio aC

Ampezzo fez parte do Sacro Império Romano na Idade Média, posteriormente conquistada pela República de Veneza. Depois de 1511, tornou-se parte do Condado do Tirol, sob o domínio dos Habsburgos.

Ele saltou para frente e para trás do domínio napoleônico para o império austríaco, para a Áustria-Hungria até o auge da Primeira Guerra Mundial, onde se tornou oficialmente italiano, removido do Tirol para a província de Belluno.

As montanhas Dolomitas foram palco sangrento de muitas batalhas durante as Guerras Mundiais, momentos de boom turístico da aristocracia e até do alto escalão fascista italiano, para resistir aos duros golpes das guerras.

Cortina deveria sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 1944, mas eles foram cancelados devido à guerra. Em seguida, sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956, que aumentaram sua popularidade em todo o mundo e o colocaram no mapa como um destino de turismo de inverno, embora anteriormente tivesse sido um local preferido entre os primeiros “turistas” e alpinistas britânicos no século XIX, e de turistas de classe alta no início do século XX.

Durante as temporadas turísticas, a população de Cortina d’Arezzo mais do que quintuplica, passando de cerca de 7.000 para 40.000 pessoas nos meses sazonais, tanto no verão quanto no inverno – embora seja no inverno que a cidade realmente brilha.

Esqui e esportes de inverno

Cortina d’Ampezzo tem uma longa história com esportes de inverno. Foi estabelecido definitivamente como uma atração turística obrigatória nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1956 e está definido para co-sediar os próximos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 e Paraolimpíadas de Inverno com o Milan. Também foi a cidade anfitriã do Campeonato Mundial de Esqui Alpino de 2021.

Cortina possui instalações de esqui para profissionais e amadores, com muitas escolas de esqui nos picos, que detêm 95% da cobertura de neve de dezembro a abril. É também o lar de um time profissional de hóquei no gelo, o SG Cortina.

Outros esportes de inverno como esqui alpinismo, curling, patinação no gelo, patinação artística, snowboard, trenó e esqui extremo são atividades populares na região. No verão, as pessoas gostam de alpinismo, mountain bike, trekking, natação e tênis em Cortina.

Compras e Artesanato

Cortina tem um forte centro de artesanato e mercado que remonta ao século 19, quando os turistas alemães desfrutavam de seus móveis e produtos artesanais. Hoje, possui seu próprio Centro de Artes.

Na Corso Italia, uma das ruas comerciais mais famosas da Itália, você encontra brinquedos artesanais, marcenaria, serralharia, artesanato e antiguidades, lado a lado com artigos esportivos e lojas de luxo como Gucci, Bulgari, Céline e Bennetton.

Atrações

Cortina d’Ampezzo é formada por montanhas nevadas atrás de charmosas cabanas de neve com varandas repletas de flores, mansões de estilo húngaro do século XIX, castelos do século XVII e os tons verdes de sua torre de igreja medieval. Quase parece uma cidade de conto de fadas. Com uma história tão extensa, não é surpresa que Cortina tenha tantos marcos em uma cidade tão pequena.

Cortina tem muitos museus, como o museu a céu aberto da Grande Guerra, situado no topo da montanha Marmalada (o que o torna o museu mais alto do mundo!), com trincheiras datadas da Grande Guerra e o Musei delle Regole d’Ampezzo, que abriga um museu de paleontologia, um museu etnográfico , e um museu de arte moderna.

Também possui muitos marcos históricos, castelos medievais, igrejas, basílicas e fortes.

Alojamento

Cortina é considerada uma das melhores estâncias de esqui do mundo, com estruturas de alta qualidade, alojamentos de montanha e famosas acomodações aprés-ski.

Um de seus hotéis centenários, o Miramonti Majestic Grand Hotel, foi destaque no filme de James Bond For Your Eyes Only. Ainda é tão majestoso e até apresenta um quarto temático 007 disponível para reservar.

Cortina tem acomodações para tudo o que os visitantes procuram, férias de luxo, escapadelas de spa, estadias em montanhas cênicas e rifugios – acomodações menores e aconchegantes e BnBs, muitas vezes também com restaurantes. Um verdadeiro refúgio nas montanhas.