Os desertos mais quentes da Terra até têm Hades suando, e é aqui que você pode encontrá-los.

Em 2019, os meios de comunicação nacionais exibiram videoclipes de placas de rua derretendo e biscoitos assando com perfeição no topo dos painéis dos carros dos residentes de Phoenix. O calor intenso tornou alguns smartphones inoperantes e matou cactos que normalmente sobrevivem às condições do deserto. A preocupação com a mudança climática faz com que as pessoas se perguntem o quão quente a vida ficará nas próximas décadas, mas as altas temperaturas são uma ocorrência regular em várias áreas do mundo. Os desertos são conhecidos por seus climas extremos, tanto quentes quanto frios.
Pegue um pano de suor, porque até mesmo os pensamentos dessas paisagens desérticas escaldantes são suficientes para gerar alguma transpiração.
Contents
8/8 Taklamakan – China
Lar das Montanhas Flamejantes, o Deserto de Taklamakan é conhecido como “O Mar da Morte”. As pessoas também acreditam que seu nome se originou de um ditado sinistro que diz algo como “você pode entrar, mas não pode sair”. O deserto de 130.000 milhas quadradas no noroeste da China atinge temperaturas acima de 100 graus Fahrenheit durante o verão, com poucas oportunidades para alívio sombreado.
No entanto, perto das Montanhas Flamejantes, a radiação das rochas causa temperaturas consistentes de 122 graus ou mais nos meses de verão. Muitos visitantes corajosos dirigem-se às Montanhas Flamejantes mesmo durante as suas ondas quentes, fazendo passeios de camelo pela área e comprando ovos cozidos cozidos na areia escaldante.
7/8 Arabian – Arábia Saudita
O deserto da Arábia se estende por mais de 700.000 milhas em sete países. É comum que as baixas temperaturas noturnas na década de 30 subam para mais de 130 graus durante o verão, alimentadas em parte pelas monções. Em 2015, os residentes em Banda Mahshahr, no Irã, experimentaram um período de calor incapacitante de uma semana causado pela frente de ar quente do deserto com um índice de calor registrado de 164 graus!
A área de areia movediça de Umm al Samim está localizada no deserto da Arábia, perto do Iêmen, acrescentando outro elemento traiçoeiro à paisagem implacável. Pode parecer impossível, mas mais de 75 espécies de animais e 250 variedades de plantas chamam o deserto da Arábia de lar.
6/8 Kalahari – África
Os animais dominam a terra no deserto de Kalahari, uma savana arenosa semiárida de 359.075 milhas quadradas que cobre uma grande parte da África Austral. Vários parques nacionais na área trabalham para preservar a vida selvagem que luta por suas vidas no clima desértico, incluindo alguns favoritos dos visitantes do zoológico, como girafas, leões e elefantes. As temperaturas de verão rotineiramente excedem 110 graus.
Apesar das condições geralmente secas, o rio Okavango atravessa o Kalahari e chega ao delta homônimo, considerado um dos ecossistemas mais magníficos da África. Devido à escassez de água no Kalahari, muitos países têm utilizado as águas dos rios de forma irresponsável, ameaçando colocar em risco o frágil bioma e os animais que dele dependem para sobreviver.
5/8 Deserto Australiano
A Austrália é o segundo continente mais seco atrás da Antártida, com mais de 30 por cento da terra qualificada como deserto. A área é tão árida que 85% dos australianos vivem a 35 milhas da costa. Ayers Rock, também conhecida como Uluru, é uma gigantesca formação de arenito no Centro Vermelho do continente. Uluru tem mais de meio bilhão de anos, e suas temperaturas de superfície atingem sufocantes 114 graus… na sombra. Com temperaturas muitas vezes superiores a 120 graus, bem como cobras mortais, aranhas, abelhas e até caracóis, não é de admirar que a área não atraia multidões de turistas ansiosos.
4/8 Thar – Índia
Também conhecido como “O Grande Deserto Indiano”, Thar se estende por mais de 90.000 milhas e forma a fronteira natural da Índia com o Paquistão. As altas do verão ultrapassam regularmente a marca de cem graus, embora a temperatura mais alta registrada tenha ultrapassado 120 em maio de 2019. Contra todas as probabilidades, quase 17 milhões de pessoas vivem no deserto de Thar, tornando-o o deserto mais populoso do mundo.
No coração da região, a região do Rajastão produz quase metade da lã da Índia, conferindo ao Thar o título de “deserto mais rico do mundo”. Fascinantemente, esta área agora seca pode ter sido um oceano, já que os cientistas descobriram vários fósseis marinhos que sugerem que seu passado pré-histórico existiu debaixo d’água.
3/8 Lut – Irã
O deserto de Lut, no Irã, tornou-se um patrimônio mundial da UNESCO em 2016 pelas maravilhas geológicas de suas dunas grandes e notavelmente estriadas causadas por ventos consistentemente fortes. Os satélites registraram uma temperatura da superfície terrestre de 177 graus no deserto de Lut em 2021, conquistando o título do Vale da Morte como o lugar mais quente da Terra. O deserto de sal de 20.000 milhas quadradas excede regularmente 120 graus e permanece principalmente desabitado devido às suas temperaturas extremas e condições de vento.
2/8 Saara – África
A maioria das pessoas já ouviu falar do deserto do Saara, e isso porque é o maior deserto quente do mundo e o terceiro maior em geral. O Saara cobre mais de 3,5 milhões de milhas quadradas do norte e centro da África. Os cineastas utilizaram as impressionantes dunas para retratar paisagens desérticas em filmes, e os cientistas descobriram vários fósseis de dinossauros na região. Embora não fique tão quente quanto alguns outros desertos, as máximas do verão giram em torno de 110 graus, e a temperatura mais alta da superfície terrestre já registrada foi de impressionantes 136 graus.
1/8 Mojave – Estados Unidos
O Deserto de Mojave, localizado na Califórnia e partes de Utah e Nevada, é um dos desertos turísticos mais populares do mundo. O ar mais fresco no inverno e na primavera oferece um oásis confortável para pessoas que buscam refúgio dos climas mais rigorosos do inverno. No entanto, as temperaturas de verão são insuportáveis e perigosas.
O Mojave já ostentou a temperatura mais quente já registrada de 134 graus em 1913 no Parque Nacional do Vale da Morte. Hoje, as temperaturas de verão geralmente ultrapassam 110 graus. Os cientistas preveem que o Mojave, juntamente com os outros desertos do mundo, continuará a quebrar recordes de calor no futuro.