Aqui está um guia dos principais museus para visitar nesta capital cultural das Américas, a Cidade do México!

Zócalo e Catedral - Cidade do México, México Shutterstock

Capital cultural do mundo, a Cidade do México tem incríveis 170 museus e 43 galerias espalhadas por suas ruas — o segundo maior número do mundo! De grandes espaços palacianos a instituições especializadas íntimas, a vibrante cena cultural da Ciudad de México é representada de todos os ângulos, seja dos grandes impérios pré-coloniais, história moderna, artes visuais, antropologia, arte decorativa, ciência, arquitetura, cinema e mais.

Para percorrer todos os museus culturais que valem a pena na Ciudad de Mexico, provavelmente seriam necessárias várias listas, mas esta é uma entrada para os viajantes que desejam uma vantagem inicial nos principais museus da constelação cultural que é a Cidade do México.

Contents

10 Museu Nacional de Antropologia

Museu Nacional de Antropologia do México foi fundada em 1964, com o objetivo de curar, preservar e exibir as descobertas etnográficas e antropológicas mais importantes do país – e dada a riquíssima arqueologia e história indígena do México, essa é uma grande responsabilidade.

Com mais de 45.000 m² e 20 salas, o Museo Nacional é o maior museu do México e um dos mais importantes museus de antropologia do mundo. É um lugar por excelência para quem deseja se deliciar com a herança arqueológica do México, achados maias e pré-coloniais e artefatos históricos.

  • Horas:
    Quinta a domingo, 9h às 17h

  • Ingressos:
    $ 85,00 pesos

9 Museu de Artes Populares

Celebrando as formas de arte e artesanato populares, Museu de Arte Popular da Cidade do México abriu em 2006 e tem apoiado o trabalho de quase 8 milhões de artesãos desde então.

A museografia do MAP levará os visitantes pelas diferentes regiões do México e sua exuberante arte e artesanato, destacando artistas e artesãos de todo o país, suas diferenças regionais e belas semelhanças.

  • Horas:
    Terça a domingo, 10h às 18h

  • Ingressos:
    US$ 60,00 pesos entrada geral

8 Palácio de Belas Artes

Conhecida como a “Catedral das Artes do México”, a Palácio de Belas Artes (Palácio de Belas Artes) é um dos principais centros culturais do país desde a sua inauguração, em 1934.

Tanto um museu de arte, museu de arquitetura, teatro e sala de espetáculos, quanto uma façanha arquitetônica, alguns dos eventos culturais mais importantes acontecem dentro de suas paredes – e muitas dessas paredes apresentam murais de importantes artistas mexicanos como Siqueiros e Diego Rivera.

  • Horas:
    Terça a domingo, 11h às 17h

  • Ingressos:
    $ 55,00 pesos

7 Museu Universitário de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade está localizado em uma das universidades mais bonitas do mundo, a Universidade Nacional Autônoma do México. Inaugurado em 2008, o museu faz parte do grande complexo cultural da UNAM e é o primeiro museu do México totalmente voltado para a arte contemporânea.

Através de sua já impressionante coleção e exposições temporárias, o MUAC sempre busca mostrar e celebrar novas ideias e novos talentos, impulsionando a arte mexicana.

  • Horas:
    Quarta a domingo, 11h às 18h

  • Ingressos:
    $ 40,00 pesos, 50% de desconto aos domingos

6 Museu Frida Kahlo / Casa Azul

O mais popular dos museus focados em um único artista, Casa Azul, ou Museu Frida Kahlo, é uma casa-museu totalmente dedicada à voz mais conhecida do surrealismo mexicano, Frida Kahlo.

Casa Azul, que significa “a casa azul” é a casa que Frida Kahlo cresceu, morou com seu marido Diego Rivera e produziu grande parte de suas obras de arte durante sua vida, aberta ao público como um museu em 1958 por Kahlo e Rivera deseja .

Hoje, possui uma incrível coleção de obras de arte, estudos, artesanato, documentos, fotografias, livros, materiais de arte de Kahlo e muito mais para dar uma visão da vida desse grande artista.

5 Museu Universal

O Museu Universal é um museu de ciência e tecnologia, também parte do complexo cultural da Universidade Autônoma do México.

Inaugurado em 1992, o Universum tem 13 salas dedicadas a exposições permanentes e temporárias que oferecem experiências imersivas sobre tudo, desde o espaço sideral, história antiga, biologia, leis da física e muito mais.

  • Horas:
    Quinta a domingo, 10h às 17h

  • Ingressos:
    $ 90,00 pesos

4 Museu Soumaya

Fundada em 1994, a Museu Soumaya conta com mais de 60.000 obras de valor inestimável em suas coleções, abrangendo artes plásticas, artes decorativas e documentos e artefatos históricos; é um dos arquivos mais importantes e de maior alcance da América Latina.

O Soumaya tem uma coleção de destaque de 380 esculturas, estudos e pinturas de Rodin dos muralistas mexicanos e vários Rufino Tamayo e peças de arte latinas e mexicanas modernas.

  • Horas:
    De segunda a domingo, das 10h30 às 18h30

  • Ingressos:
    Livre

3 Museu Diego Rivera Anahuacalli

O Museu Anahuacalli é um museu e centro de arte projetado pelo artista mexicano Diego Rivera e inaugurado em 1964. Anahuacalli vem do náuatle para “terra entre dois mares” e tem como objetivo celebrar a união das realidades mesoamericana e moderna na Cidade do México.

Construída com rocha vulcânica de seu próprio local, a arquitetura é inspirada nas arquiteturas maia e tolteca e mostra a vasta coleção de arte, artefatos e mosaicos pré-coloniais de Rivera.

  • Horas:
    Terça a domingo, 11h às 17h30

  • Ingressos:
    $ 100,00 pesos

2 Museu do Templo Mayor

Uma das melhores coisas para fazer em Ciudad de Mexico, o Museu Templo Mayor foi fundada em 1987, construída para mostrar os achados arqueológicos do local do que costumava ser o Templo Mayor (templo principal) do povo Mexica.

O local compreende tanto o local de escavação arqueológica do templo quanto a estrutura do museu com exposições dos artefatos e achados no local, detalhando a vida e os costumes dos mexicas.

  • Horas:
    Terça a domingo, 9h às 17h

  • Ingressos:
    $ 85,00 pesos

1 Museu Nacional de Arte

O Museu Nacional de Arte do México foi criado em 1982 com a intenção de preservar e expor principalmente a arte mexicana do século XVII à primeira metade do século XX.

O MUNAL está localizado no coração do distrito histórico da Cidade do México e é um marco arquitetônico. Conta com obras icônicas nacionais e internacionais tanto no acervo permanente quanto em exposições temporárias.

  • Horas:
    Quarta a domingo, 10h às 18h

  • Ingressos:
    $ 80,00 pesos