Ao passar o tempo ao ar livre, é importante conhecer as melhores práticas para se adaptar para manter o ambiente limpo e saudável para os outros.

Passar um tempo ao ar livre é algo que todo viajante provavelmente experimentará, e há muitos motivos pelos quais essa é uma experiência emocionante de se ter pelo menos uma vez. É uma oportunidade de se aproximar da natureza, sentir o cheiro da brisa limpa e viver como um nômade. Mas ao passar o tempo ao ar livre, é importante conhecer as melhores práticas para se adaptar para manter o ambiente limpo e saudável para os outros. Existem inúmeras dicas sobre a melhor forma de passar o tempo na natureza, mas o conceito é conhecido como – Leave No Trace abrange todas as áreas sobre a melhor forma de passar o tempo na natureza sem causar danos, e é por isso que todo viajante precisa saber sobre isso conceito.
Contents
O que é ‘Não deixe rastros’ e por que é importante?
A natureza é uma coisa importante que todos devem prestar atenção porque afeta a todos. Qualquer ação tomada por uma pessoa, boa ou má, afeta outra pessoa de uma forma ou de outra. Quando se trata de viajar, as ações dos outros não são apenas impactantes para os outros, mas também para a natureza. Pense no desmatamento, na destruição da natureza, no descarte inadequado de lixo e em muitas outras coisas destrutivas feitas pelos humanos. Afeta a natureza e as pessoas também. O Leave No Trace é um conceito simples que visa garantir que o meio ambiente seja preservado e cuidado por seus usuários.
Como ‘não deixar rastros’ durante a viagem
Para atingir este objetivo, sete princípios foram elaborados que devem ser adotados por pessoas que se encontram ao ar livre. Uma coisa a observar sobre esses princípios é que eles não são necessariamente regras que devem ser aplicadas como as leis. É um estilo de vida que pode ser facilmente adotado por qualquer pessoa. Com isso dito, abaixo estão os sete princípios do Leave No Trace e como implementá-los.
Planeje com antecedência e prepare-se
O planejamento é o primeiro passo para ter uma jornada de sucesso. Planejar e se preparar com antecedência envolve estudar o destino, verificar a previsão do tempo, seguir um mapa atualizado e conhecer as regulamentações da área. Este plano também inclui backups para emergências, o que comer, quanto tempo ficar, o que levar para a viagem e como evitar perigos como enchentes e clima extremo. Quando estiver em um grupo superlotado ou grande, também é útil dividir o grupo em grupos menores e distribuí-lo por áreas menos frequentadas para minimizar o impacto no meio ambiente. Para evitar o desperdício, devem ser usados recipientes reutilizáveis para reembalar os alimentos e um mapa atual.
Viaje e acampe em superfícies duráveis
Viajar ou acampar em superfícies duráveis implica simplesmente acampar e viajar em áreas que foram reservadas para esses fins específicos. Quando se trata de acampar, acampe apenas em acampamentos existentes e, quando se trata de viajar, viaje apenas em trilhas existentes. Isso ajuda a preservar o máximo possível da natureza. Ao caminhar ou acampar, atenha-se à trilha ou ao acampamento e evite expandi-la vagando para um local intocado. Cada impacto em um lugar intocado cria um passo para a próxima pessoa seguir. Com o tempo, esse processo acaba destruindo o meio ambiente.
Cascalho, rocha, areia, grama seca e neve profunda são superfícies duráveis nas quais se pode acampar ou viajar. Sempre evite locais intocados e áreas frágeis e também fique a até 70 m (200 pés) de distância de fontes de água como – lagos, córregos e rios para protegê-los.
Descarte os Resíduos Corretamente
Tudo o que é trazido para um lugar deve ser trazido para fora. Como em muitas praias, deve-se deixar apenas as pegadas e nada mais. As pegadas também devem estar no lugar certo. Restos de comida, lenços de papel e qualquer lixo em geral devem ser coletados adequadamente e levados para fora da área. É melhor usar instalações sanitárias, mas se essas instalações não estiverem próximas, cave buracos de até 8 polegadas de profundidade e mais de 60 m (ou 70 degraus de largura) de distância de corpos d’água e descarte as fezes lá. Cubra bem o buraco no final do processo sem olhar para dentro, porque caramba! Todos os itens de higiene também devem ser retirados e descartados adequadamente.
Além disso, fique a mais de 70 m (200 pés) de distância de corpos d’água ao lavar pratos ou tomar banho e espalhe água suja. É melhor evitar o uso de sabão biodegradável, mas se for necessário, use uma pequena quantidade.
Deixe o que você encontrar
Tanto as coisas naturais quanto as feitas pelo homem devem ser deixadas como foram encontradas. Quando algo interessante se apresentar, simplesmente tire fotos e admire sem fazer contato. Tente não tocar, desfigurar ou remover materiais naturais e históricos de onde eles estão. Algumas dessas coisas estão no local há séculos; portanto, é importante preservá-los o maior tempo possível. Além disso, não traga objetos alienígenas ou introduza espécies estranhas na área e evite construir coisas novas, como – estruturas, móveis ou trincheiras.
Minimizar os impactos da fogueira
As fogueiras devem ser mantidas mínimas em locais onde as fogueiras são permitidas. Use madeira morta que possa ser quebrada com a mão e acenda o fogo em lareiras já instaladas. O fogo também deve estar sob controle e sempre verificado. Certifique-se de que a madeira seja queimada até virar cinzas e também verifique se os incêndios foram completamente apagados e resfriados antes de sair.
Respeite a vida selvagem
A vida selvagem tem tanto direito à privacidade e ainda mais espaço pessoal do que as pessoas, por isso é importante sempre manter distância ao observar essas criaturas. Não se aproxime, siga, alimente, perturbe ou confronte a vida selvagem. Animais de estimação também devem ser controlados sempre ou deixados em casa.
Seja atencioso com os outros visitantes
Para criar um mundo onde todos gostem de estar ao ar livre, seja atencioso e respeitoso com os outros visitantes. Reduza os sons eletrônicos ou pessoais para que os sons da natureza possam ser ouvidos predominantemente.