Estes são dois grandes parques nacionais com paisagens de tirar o fôlego, então por que um é muito mais popular que o outro e vale a pena enfrentar o Ártico?

A América tem muitos parques nacionais – 63 para ser exato. Muitos deles são absolutamente impressionantes e mundialmente famosos – como o Parque Nacional de Yellowstone e o Parque Nacional de Yosemite. Mas quais parques nacionais são os melhores? Essa pergunta é em grande parte irrespondível, pois depende das preferências individuais de cada um.
Pode-se ficar tentado a usar os visitantes como um medidor de quão popular é o parque nacional e, portanto, quão bom ele é, mas na verdade isso tem mais a ver com acessibilidade e proximidade. O parque nacional mais visitado não é um dos “grandes” como Zion, Grand Canyon, Yosemite ou Yellowstone, mas sim o Parque Nacional Great Smokey Mountains. O menos visitado é o espetacular Parque Nacional Gates Of The Arctic – mas é incrivelmente difícil de acessar e remoto.
As Grandes Montanhas Fumegantes
O Parque Nacional Great Smoky Mountains representa as Montanhas Apalaches no seu melhor. Está situado na Carolina do Norte, na fronteira com o Tennessee. Ele preserva a maior floresta antiga a leste do rio Mississippi e possui um dos ecossistemas mais diversos da América do Norte. Este é um parque que pode ser desfrutado do próprio veículo.
- Tamanho: 292 milhas quadradas ou 756 quilômetros quadrados
- Visitantes anuais: 12.500.000
- Ursos pretos: Lar da mais densa população de ursos-negros no leste dos EUA
Este impressionante parque nacional também foi projetado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Embora não haja serviços de parques nacionais em Gates of the Arctic, eles são muito ativos aqui. Além disso, eles mantêm 78 estruturas históricas no parque e que faziam parte de várias pequenas comunidades dos Apalaches.
- Centro de Visitantes: Sugarlands Visitor Center e Oconaluftee Visitor Center (com um museu).
Muitas das trilhas do parque nacional são acidentadas e íngremes, mas também há várias trilhas curtas acessíveis para cadeirantes. Uma das grandes atrações aqui é o Mountain Farm Museum, que preserva construções históricas. A maioria das atrações é acessível para cadeiras de rodas, assim como as palestras e demonstrações.
Nas Montanhas Smokey, pode-se desfrutar de caminhadas, programas de guarda florestal, ver assentamentos históricos, acampar, andar a cavalo e outras atrações. É um parque muito fácil de visitar e explorar.
No parque, a hospedagem é limitada – apenas o Le Conte Lodge (que só é acessível por caminhada). No entanto, há muitas opções de acomodação perto do parque. Dentro do parque, há muitas oportunidades de acampamento com uma seleção de acampamentos no interior, acampamentos no campo, acampamentos em grupo e acampamentos para cavalos.
Portões do Ártico
O parque nacional menos visitado da América é também o maior e mais ao norte. É tão grande que é maior do que vários países do mundo (como a Bélgica). Juntamente com o adjacente Noatak Wilderness, forma o maior deserto contíguo dos Estados Unidos.
- Tamanho: 13.238 milhas quadradas ou 34.287 quilômetros quadrados
- Visitantes anuais: Cerca de 10.000
- Caribu: Há mais de meio milhão de caribus aqui
Este parque nacional hostil, mas impressionante, está localizado ao norte do Círculo Polar Ártico, no norte do Alasca. Não é difícil entender por que é o parque nacional menos visitado da América – não há estradas dentro ou fora dele!
- Acesso: Deve agendar voos ou ser um caminhante muito intrépido (não há estradas)
- Centros de visitantes: Nenhum (no Parque Nacional)
O parque está aberto o tempo todo 24 horas por dia e 365 dias por ano. Mas lembre-se de que isso está no Círculo Polar Ártico. O tempo pode e muda em um centavo e o frio extremo é um perigo muito real. Um está longe de ajudar aqui. Aviso de que os telefones celulares não funcionam e os meios de comunicação são limitados.
- Aviso Covid-19: Para visitar o Portão do Ártico, é preciso solicitar permissão do Conselho da Vila de Anaktuvuk Pass por e-mail
Este parque nacional é vasto e selvagem intocado – não espere nenhum desenvolvimento dos outros parques nacionais. Não há estradas, trilhas, serviços NPS e acampamentos estabelecidos. Não há rotas definidas – basta voar e passear por onde quiser.
- Serviços: Nenhum
- Aviso: Os visitantes precisam ser proficientes em habilidades de sobrevivência ao ar livre
A paisagem também é desafiadora, e os visitantes devem esperar vegetação densa, terreno pantanoso, travessias de riachos frequentes (geladas) e touceiras. Seis milhas é um bom dia de viagem para um caminhante experiente aqui.
Se alguém não é proficiente em habilidades de sobrevivência na selva, pegue um guia. Os táxis aéreos locais oferecem viagens de observação de voos com opções de passeios de um dia e acampamentos noturnos em locais remotos.
Acessibilidade e Proximidade
A razão pela qual existem níveis tão diferentes de visitação é a acessibilidade e a proximidade dos centros populacionais. Great Smokey Mountains é um dos melhores parques nacionais na metade leste dos Estados Unidos, é de fácil acesso, é relevantemente próximo aos centros populacionais da América.
Gates of the Arctic, por outro lado, é basicamente inacessível a todos, exceto os mais intrépidos e aqueles que têm bolsos mais fundos e podem arcar com as despesas de mapeamento de voos, etc.