O Outback australiano é enorme e icônico. Não está vazio, mas cheio de coisas para fazer e paisagens extraordinárias para ver.

Planejando ir para baixo? Uma grande parte da Austrália é o vasto, remoto e escassamente povoado Outback. Em todo o mundo, os australianos são provavelmente mais conhecidos por dois estereótipos de camarilhas – o dos surfistas com pele extrabronzeada e o dos australianos do Outback (pense em Paul Hogan de Crocodile Dundee).
O Outback está profundamente enraizado na herança australiana e tem estado assim nos últimos 50.000 anos. Assim como o Outback teve um profundo impacto na formação da história, do folclore e da arte dos aborígenes australianos nativos, também teve um impacto no desenvolvimento do estado moderno e da identidade da Austrália.
Contents
Mas o que é o Outback?
Não existe uma definição exata do que é o Outback, são os vastos espaços vazios e áridos da Austrália longe dos principais centros populacionais, mas exatamente onde começa e termina é um termo vago.
A região se estende pela maior parte da Austrália e inclui a maior parte dos estados da Austrália do Sul, Austrália Ocidental, Território do Norte e vastas áreas do interior de Nova Gales do Sul e Queensland. Indiscutivelmente, também inclui um pouco da ponta noroeste de Victoria – embora muitos não considerem esse verdadeiro Outback.
- Definiram: Geralmente como a vasta terra esparsamente habitada e árida, longe dos centros populacionais
Existem muitas zonas climáticas no Outback, incluindo climas semi-áridos e temperados. Embora o Outback inclua o “centro vermelho” e verdadeiros desertos, a maior parte dele não é um verdadeiro deserto, mas é coberto por mato (na Austrália, todas as florestas e cerrados são chamados de “mato” – até mesmo as exuberantes florestas verdes da Nova Zelândia são “mato”).
Hoje, o afastamento e a dureza do Outback significa que vários indígenas australianos conseguiram manter seu modo de vida tradicional e continuar a viver da mesma forma que fizeram por muitos milhares de anos. Eles são reconhecidos como os proprietários tradicionais de grandes partes do Outback e grandes partes estão fora do alcance de visitantes sem permissão para entrar.
Rocha de Ayer / Urulu
De longe, a atração principal e um dos marcos mais emblemáticos do mundo é o de Uluru ou Ayers Rock. Ele está localizado na parte sul do Território do Norte e fica a mais de 200 milhas da cidade mais próxima (Alice Springs). É uma grande formação de arenito famosa por seu brilho deslumbrante quando o sol nasce e se põe.
É uma das atrações mais remotas do mundo, mas também bem servida de passeios. Se estiver com pouco tempo, a única maneira de chegar lá é de avião – fica muito longe de qualquer cidade grande.
- Sagrado: Uluru é sagrado para o povo aborígine da região – o povo Pitjantjatjara
- Listado: Como Património Mundial
A área de Ayers Rock / Uluru abriga uma abundância de nascentes, poços d’água, cavernas rochosas, pinturas antigas e uma paisagem de outro mundo.
Ir para um velho Timey-Paddle no rio Murray
Os rios Murray e Darling não são necessariamente considerados verdadeiros outbacks, mas oferecem uma boa amostra de como é o interior australiano. Aqui pode-se sentir o equivalente australiano do oeste selvagem americano e ouvir histórias como a de Ned Kelly, que lembram a expansão inicial da América para o oeste – mas com um toque australiano.
Antigos vapores fluviais ainda operam para turistas nas cidades de Mildura e Echuca (barcos-casa também estão disponíveis para aluguel). Echuca possui a maior frota de barcos a vapor do mundo e seu barco a vapor mais antigo é o PS Adeliade construído em 1866.
Vapores a vapor no rio Murray:
- Cruzeiro de uma hora $ 30-35
- Cruzeiro de duas horas $ 45
Echuca Paddle Steamers:
- Cruzeiro no PS Adeliade $ 27 (adulto) ou $ 12 (criança)
- Pacote Familiar $ 70
Custo do Aluguel dos Barcos Bella Casa House:
- Alta temporada de verão: Por 7 Noites – $ 5800
- Inverno: Por 7 Noites – $3400
4WDing e Caravaning (Grey Nomading) Outback
Se alguém gostaria de realmente explore o Outback do jeito australiano, então é preciso obter um 4WD (normalmente um Toyota Landcruiser) e equipá-lo totalmente para um off-road sério e dirigir longe da civilização. Isso envolve levar combustível extra, um compressor de ar, pneus sobressalentes, kits de reparo de pneus, muita água, comunicações via satélite e as obras (um está sozinho no Outback).
Como alternativa, alugue uma caravana (reboque de casa) e vagarosamente percorra o Outback (mas restrito às estradas principais). É tão popular para os australianos se aposentar cedo, comprar uma caravana e passar anos explorando o Outback que eles têm um nome local – os Nômades Cinzentos.