Batanes é uma província nas Filipinas conhecida por suas colinas e uma loja de honestidade.

Batanes é a província mais setentrional das Filipinas e é mais perto de Taiwan do que Luzon, a maior ilha do país. Faz parte da lista de desejos dos viajantes filipinos, como deveria ser por causa de seu cenário soberbo que pode igualar os da Nova Zelândia.
Das suas colinas à famosa loja de honestidade, esta província arquipelágica tem muitas surpresas nas suas dez ilhas. No topo de uma colina, os turistas terão uma visão impressionante das águas que cercam a província: os estreitos de Bashi e Balintong que ligam o Mar das Filipinas Ocidental ao Oceano Pacífico. A brisa é como uma canção de ninar; é por isso que em Batanes a paz é fácil de encontrar.
Contents
10 locais hospitaleiros
Os moradores de Batanes são chamados de Ivatan, conhecidos nas Filipinas como amantes da paz, resilientes e honestos. A maioria deles trabalhava em fazendas e na pesca marítima e, quando o turismo cresceu lentamente, eles receberam com entusiasmo os viajantes que queriam estar na presença de colinas, montanhas ventosas e brisa salgada. Além dos sorrisos dos residentes, algumas mulheres usam proteção para a cabeça semelhante a uma peruca chamada vakul, e os moradores permitirão que os turistas o peguem emprestado para algumas fotos. Os Ivatans são o charme de Batanes.
9 Honestidade é um estilo de vida
Além de seus deslumbrantes recantos de natureza, Batanes é conhecida por sua Honesty Store, um estabelecimento de autoatendimento onde não há guarda ou qualquer outro funcionário. Como tal, os clientes desta cafetaria devem pagar honestamente, obter o número certo de produtos e, no momento do troco, devem anotá-lo num caderno, devendo regressar para o levantar no dia seguinte. É uma prova da honestidade dos Ivatans e uma experiência enriquecedora para os turistas. A loja existe desde o década de 1990 e agora é uma das atrações imperdíveis em Batanes.
8 Taxa de criminalidade é baixa
Como os Ivatans valorizam a honestidade e têm um forte senso de comunidade, é raro ouvir sobre crimes na província, e os presos são culpados apenas por violar leis, como andar de bicicleta sem um dispositivo de alerta precoce. A taxa de criminalidade tem sido baixa desde o final década de 1980 até hoje, tornando-se um destino turístico e um lugar onde a paz não é apenas uma palavra, mas um estilo de vida. Sua natureza arquipelágica e pequenas cidades facilitam a aplicação da lei na província. Graças à comunidade acolhedora de Batanes, os turistas terão uma sensação de pertencimento.
7 praias únicas
Das 10 ilhas de Batanes, três são habitadas. Como tal, os outros sete são imaculados e alguns são usados apenas pelos locais para pastagem. Algumas delas são de difícil acesso quando o clima é imprevisível, tornando suas praias muito procuradas. No entanto, aqueles que ficarem nas três maiores ilhas de Batan, Itbayat e Sabtang encontrarão as praias perfeitas. Na ilha de Batan, os turistas apreciarão a praia de pedra única de Valugan. Enquanto isso, Sabtang tem Morong Beach, famosa pelo Ahau Arch. Por último, há a praia menos frequentada de Kaxobcan, na ilha de Itbayat. Onde quer que os turistas planejem passear na praia, eles terão memórias vivas e ensolaradas.
6 ilhas charmosas
Além das maiores ilhas, algumas ilhas desabitadas de Batanes abrigam atrações para os turistas. A humilde ilha de Ivuhos se orgulha de sua praia de corais, e os aficionados por história também podem conferir seus sítios arqueológicos. A Ilha Mavulis (Y’ami), por sua vez, é ocupada por militares, pois é o ponto mais ao norte das Filipinas. Os turistas são bem-vindos à ilha, onde podem explorar instalações militares além de suas belezas naturais. Quem se atreve a conquistar estas ilhas terá inúmeras histórias para levar para casa.
5 emocionantes passeios de barco
Quando os turistas visitam várias ilhas – o que é obrigatório – eles terão uma experiência satisfatória de andar de barco chamado falua. Mesmo que o tempo esteja calmo, vencer as ondas de Batanes é uma experiência emocionante. Para uma longa viagem, os turistas podem ir para Y’ami de Itbayat, que levará cerca de cinco horas. Aqueles que desejam testar suas habilidades de pesca podem se juntar aos pescadores locais da vila de Diura. Seja um simples passeio ou uma viagem de pesca aventureira, os passageiros do barco em Batanes terão vitamina do mar dia após dia.
4 As Rolling Hills são majestosas
As colinas estão vivas em Batanes, e são muitas nesta província insular. Vayang Rolling Hills na capital Basco é o mais famoso, uma atração que saiu de um cartão postal. Enquanto isso, na cidade de Mahatao, a presença de Marlboro Hills deixará os turistas sem palavras porque é de tirar o fôlego. Para um momento no topo do mundo, o Monte Iraya está esperando por caminhantes entusiasmados. A província tem muitos mirantes onde os viajantes podem apreciar as imagens e os sons dos mares e das colinas.
3 casas resilientes
Batanes é conhecida nas Filipinas como uma província que é sempre no caminho dos tufões, então não apenas seus moradores são resilientes, mas também suas casas. Tradicional casas de ivatan não são vistos em nenhum outro lugar do país – talvez do mundo. Estes são feitos de pedra, cal, madeira e palha, todos trabalhando juntos para resistir ao vento e aos tufões. Algumas dessas casas históricas estão bem preservadas, especialmente do tipo Sinadumparan, atraindo turistas curiosos. Não apenas honestidade, mas resiliência também é outra reivindicação à fama de Batanes.
2 Rica História e Cultura
Além das casas históricas, há outros pontos históricos e culturais em Batanes que irão satisfazer os turistas que desejam explorar coisas novas. A província tem sítios arqueológicos, uma vila fantasma, estações meteorológicas, igrejas, idjangs ou o assentamento dos primeiros Ivatans e o histórico Radiwan Point. Os turistas também não devem deixar de fazer uma pose perto de faróis, erguendo-se supremos em meio a um cenário de mares. Os amantes da arte, por sua vez, vão gostar de conferir a Fundacion Pacita, uma pousada que apresenta as obras-primas do renomado pintor Pacita Abad. Em Batanes, enriquecer a alma é fácil.
1 A comida é suntuosa
Como em outras ilhas, a produção de alimentos em Batanes é limitada, mas isso não significa que uma aventura para a barriga seja impossível. Para começar, a província é grande em frutos do mar, principalmente peixes voadores e mahi-mahi. Ivatans também adoram a pele seca de carabao, porco ou vaca; talos de banana e inhame; inhame; batata doce; e lunyi, que é carne de porco cozida em sua gordura. Os turistas devem imaginar o seguinte: após o café da manhã ou almoço, terão como sobremesa uma vista deslumbrante das colinas. Que doce vida.