Da próxima vez na Irlanda, mergulhe em seu passado profundo e explore os antigos locais reais da Irlanda que datam do período neolítico.

Colina de Tara Local Real da Irlanda

No passado, a Irlanda não era um país unido, mas uma colcha de retalhos de pequenos reinos. Os locais reais da Irlanda serviram como assentos desses antigos reis gaélicos muito antes da história registrada. A Irlanda tem sua própria história muito antiga que é frequentemente negligenciada.

Embora sejam antigos, ainda existem outros locais muito mais antigos nas Ilhas Britânicas. Algumas das ruínas neolíticas mais antigas e mais bem preservadas das Ilhas Britânicas estão ao norte, nas Ilhas Orkney, na costa da Escócia, na vila pré-histórica de Skara Brae.

O que saber sobre os seis locais reais da Irlanda

Na Irlanda de hoje, vários monumentos antigos ainda são visíveis e são relíquias de uma época muito diferente. Estes incluem túmulos neolíticos, menires e montes de pedras (pilhas de pedras feitas pelo homem) que datam de milhares de anos. Acredita-se que esses sites foram usados ​​de forma contínua ou recorrente por milênios.

O conceito desses locais como “locais reais” decorre de textos medievais que descrevem os locais como as sedes dos reis irlandeses e onde eram realizadas assembléias, jogos atléticos e inaugurações.

Embora se acredite que cada um dos reinos irlandeses tenha seu próprio local real, há seis locais considerados particularmente importantes. Quatro desses locais reais foram sedes do que hoje são as quatro principais províncias da Irlanda e a maioria deles está listada como possíveis locais do Patrimônio Mundial da UNESCO. Seis sites são:

  • Caixa: Local real para Munster
  • Forte de Navan: Local real para Ulster
  • Dun Ailinne: Local real para Leinster
  • Rathcroghan: Locais reais para Connacht
  • Colina de Tara: Local real para os reis de Meath
  • Uisneach: A união das províncias e pode ter sido o ponto de encontro dos reis

Outros locais reais importantes na Irlanda incluem:

  • Colina do Castelo Clogher: A capital de Airgialla e LaterCenél Fearadhaigh
  • Griana de Aileach: Assento para o Norte Uí Néill de Cenél nEógain
  • sabe: Usado pelos Reis do Brega desde o século IX
  • Brug Ríg: Um antigo capital alternativo de Munster
  • Temair Luachra: A capital perdida pré-Cashel de Munster
  • Medón Mairtine: Uma antiga capital do centro de Munster

O Caso Rathcroghan

Destacando Rathcroghan da lista de Sítios Reais, acredita-se que Rathcroghan foi um dos maiores assentamentos da Irlanda durante a Idade do Bronze e permaneceu ocupado até a Idade Média. Era um local de comércio, assembleias e tributos aos reis. As pessoas teriam sido celtas e passaram a existir por volta de 1.000 aC em diante.

  • Encontro: De cerca de 1.000 aC em diante

Hoje sabe-se que havia mais de 240 edifícios no complexo (incluindo templos, casas, túmulos e locais astronômicos). O Monte Rathcroghan era um local astronômico construído com várias camadas de cascalho e terra, com 6m de altura e 89m de diâmetro.

  • Rei Dathi: Provavelmente enterrado no cume em uma tumba em 445

A Irlanda tem suas lendas, no norte, há lendas sobre a Calçada dos Gigantes ter sido uma ponte construída pelos gigantes para conectar a Irlanda à Escócia. E uma lenda sobre o rei Dathí é que ele era o Grande Rei da Irlanda e foi morto por um raio na cabeça durante uma expedição aos Alpes. Seu túmulo aqui se tornou um local de peregrinação ao longo da história da Irlanda.

Visitando os locais reais da Irlanda

É muito fácil alugar um carro e visitar Roya Sites of Ireland por conta própria. Mas se alguém quiser um tour privado, a DMC Tours Ireland oferece aos seus Sites Reais da Irlanda Celta Private Tour.

Este passeio leva da capital irlandesa de Dublin ao centro da Irlanda. O primeiro destino do passeio é Uisneach. Uisneach é, na verdade, propriedade de um fazendeiro local que permitiu que o local voltasse ao seu passado e abraçasse a herança que ele incorpora. É central para o Festival de Beltaine todos os anos e hospeda um Festival do Fogo dando as boas-vindas ao Deus Sol Lugh e ao início da metade brilhante do calendário celta.

  • Custo: € 595,00 ($ 650)
  • Locais reais visitados: Uisneach e a Colina de Tara
  • Slí na Cailleach/Loughcrew: O cemitério mais antigo conhecido da Europa

Aqui em Uisneach, pode-se ficar em St. Patrick’s Hill e contemplar 23 dos 32 condados da Irlanda. Poucos lugares na Irlanda têm uma visão tão impressionante.

Depois de deixar Uisneach, você fará uma excursão a uma pequena aldeia rural para desfrutar do que é considerado um dos melhores almoços de pub da Irlanda. Depois de uma refeição farta, o passeio segue para Slí na Cailleach/Loughcrew – este é conhecido como o cemitério mais antigo da Europa e há 19 câmaras funerárias.

O último destino do passeio é a Colina de Tara. Este é o mais importante dos locais reais, pois foi o lar dos Grandes Reis da Irlanda.