O Hudson River Historic District oferece muito para ver e fazer.

o rio hudson no vale hudson

Embora alguns possam contestar o conceito de distritos históricos, não há como contestar o fato de que os distritos históricos têm tanto valor que seria uma tragédia lamentável perdê-los. Os bairros históricos nos contam a história do passado, o caráter então predominante de certos bairros, as pessoas que ali viviam, o estilo das casas que construíam e outros aspectos de suas vidas socioculturais.

Essa é a razão pela qual destruir prédios históricos – ou mudar significativamente seu caráter – quase parece roubo. É como se as pessoas tivessem sido injustamente deserdadas de sua herança; seu passado histórico. É como destruir o Coliseu e, em seu lugar, construir um complexo comercial ou um apartamento alto para alugar.

Para aqueles que amam o apelo visual e sentimental que os distritos históricos exalam, o Hudson River Historic District não é apenas um dos mais antigos, mais bem preservados ou mais bonitos do país – é também um dos maiores dos Estados Unidos.

Aqui está o que saber sobre o distrito histórico do rio Hudson

Em sua postagem no Registro Nacional de Lugares Históricos, o Serviço Nacional de Parques descreve o Distrito Histórico do Rio Hudson como contendo “um número surpreendente de espécimes arquitetônicos que são excepcionais na história da arquitetura nos Estados Unidos.”

Em sua paisagem arquitetônica, cada casa no Hudson River Historic District é um exemplo notável de bom gosto arquitetônico. E isso em seu sentido mais fino e nobre.

Como corolário, um dos períodos arquitetônicos mais celebrados da história moderna é o Período Romântico. Foi quando houve um renascimento marcante nos estilos arquitetônicos do passado que marcaram edifícios medievais como castelos, igrejas, pináculos e castelos.

Acontece que “não há outro lugar nos Estados Unidos”, pelo menos de acordo com o National Park Service, “que sintetiza mais verdadeiramente o período romântico do que o Vale do Hudson”.

Mas situado em um cenário bucólico encantador do rio que leva o nome do famoso explorador marítimo inglês Henry Hudson, o Hudson River Historic District não é apenas uma maravilha arquitetônica ou um espetáculo de elegância. É também um dos maiores distritos históricos dos Estados Unidos (e também abriga alguns faróis históricos impressionantes).

Na verdade, estendendo-se por uma área que abrange 22.205 acres ou 34,6 milhas quadradas, o Hudson River Historic District é o maior distrito histórico designado pelo governo federal nos Estados Unidos contíguos. Claro, isso significa excluir os estados do Alasca e do Havaí.

Mas também significa que pode haver um ou dois distritos históricos maiores do que o Hudson River District – mas que não são designados pelo governo federal.

Um bom exemplo é o distrito histórico de Nantucket que, com uma área de mais de 30.000 acres, é na verdade o maior distrito histórico em tamanho. No entanto, Nantucket foi estabelecido – não como um distrito designado pelo governo federal – mas como um distrito local.

O que torna o distrito histórico do rio Hudson especial?

Além de ser o maior distrito histórico designado federalmente nos Estados Unidos, o Hudson River Historic District é especial de várias outras maneiras.

Claro, há a arquitetura, a melhor dos Estados Unidos que, segundo o National Park Service, simboliza o período romântico. E vamos admitir, mesmo que tenha perdido um pouco de sua aparência de vilarejo nos últimos anos e não seja tão calmo e sereno como costumava ser, o Hudson River Historic District mantém uma série de características marcantes.

Para começar, como uma jóia cultural, o Hudson River Historic District tem apenas um punhado de iguais.

Com sua herança holandesa da era colonial, seu sistema único de administração quase feudal durante seu auge e a estrutura social notavelmente diversa que o torna um caldeirão racial e étnico – o Distrito Histórico do Rio Hudson é tudo menos comum.

Constatou-se também que a área apresentava uma estrutura de classes, modelada na relação inquilino-senhorio, uma das mais rígidas de todo o país. E isso sem tocar no valor do distrito histórico na construção e reconstrução do edifício político dos Estados Unidos.

O que ver (e fazer) no distrito histórico do rio Hudson hoje

Uma das atrações mais populares do Hudson Valley Historic District são suas grandes casas. Estas eram as casas onde viviam alguns dos homens mais ricos do país.

Um favorito em particular é a Mansão Vanderbilt, construída por uma das primeiras famílias ricas da América, o magnata das ferrovias Frederick William Vanderbilt.

A magnífica mansão beaux-arts, e muitas outras de aparência semelhante, oferecem vistas deslumbrantes sobre o pitoresco rio Hudson – que por sua vez é ladeado por muitas cidades bonitas que valem a pena visitar.

  • Onde está localizado o distrito histórico de Hudson Valley? O distrito histórico começa em Germantown, no condado de Columbia, até Hyde Park, no condado de Dutchess.

Esta área inclui seções de Rhinebeck, Clermont, Red Hook e Hyde Park. Hoje, todo o trecho fervilha de atividade e, talvez surpreendentemente, é ainda mais um local de compras do que um refúgio idílico. Uma viagem a um dos maiores bairros históricos do país será uma experiência gratificante.