Siga o caminho original do Expresso do Oriente por oito países por menos de US$ 400.

Orient Express, Bucareste Shutterstock

No auge de sua fama, o Expresso do Oriente percorreu três rotas distintas pela Europa continental, cada uma ligando as cidades ocidentais de Paris e Londres a Atenas e Istambul.

Durante as primeiras três décadas de sua existência, no entanto, havia apenas uma linha Orient Express. Anunciado como o Express D’Orient, fazia uma rota muito mais curta entre Paris, na França, e Giurgiu, na Romênia.

O Expresso do Oriente (c. 1912)

De Giurgiu, os viajantes pegaram uma balsa sobre o Danúbio até a cidade búlgara de Ruse. Após uma viagem de trem de 7 horas pela zona rural da Bulgária, os passageiros chegaram à cidade portuária de Varna, onde embarcaram em um navio austríaco Loyd para a viagem de 14 horas até Constantinopla (atual Istambul).

SS_Thalia Wiki Comuns.

Vapor austríaco Lloyd SS Thalia

Em 1889, a parte leste da ferrovia foi concluída e o trem finalmente partiu direto de Paris para Constantinopla via Bucareste. Foi rebatizado de Expresso do Oriente em 1891.

Após a inauguração de suas linhas irmãs Simplon e Arlberg, a rota original ficou conhecida como linha ‘Clássica’. Ele continuou a operar durante grande parte do século XX, e seu caminho lendário ainda pode ser recriado hoje.

Contents

Quanto tempo leva?

Em 2022, a rota completa de Londres a Istambul requer cinco dias para ser concluída. Como alternativa, os viajantes podem chegar a Munique de Londres via Amsterdã (em vez de Paris), adicionando um dia extra à jornada.

Mesa 2Quanto custa isso?

Uma das vantagens mais significativas de recriar a rota clássica do Expresso do Oriente de forma independente é evitar o preço astronômico das passagens no único trem direto entre Paris e Istambul – que faz a rota completa apenas uma vez por ano, cobra dezenas de milhares de dólares por passageiro, e não vai mais para Londres.

Londres para Istambul via Paris (só ida)

Londres para Istambul via Amsterdã (ida)

cartaz de 1891 Wiki Comuns.

1891 anúncio para o clássico Orient Express

Dia 1: Londres, Paris e Munique (através do túnel da Mancha)

Manhã: Londres a Paris no trem de alta velocidade Eurostar

Os viajantes modernos começarão na Estação Internacional St. Pancras de Londres, em frente a King’s Cross. Daqui, às 10h22 durante a semana, pegue o trem de alta velocidade Eurostar para Paris pelo túnel do Canal da Mancha.

No momento, o confiável Eurostar continua a fazer sua rota para Paris, apesar do caos de viagens pós-Brexit que atualmente aflige as Ilhas Britânicas. Confortável, panorâmico e pontual, com ingressos com média de $ 199 (ou $ 34 com passe interrail), o ES-918 chega à Paris Gare du Norde pelas 13h47. Da Gare du Nord, são apenas sete minutos a pé por Paris até a Gare de l’Est: uma impressionante estrutura neoclássica às margens do rio Sena, que já serviu como terminal ocidental do Expresso do Oriente original.

Não deixe de se aventurar no telhado da estação para tomar coquetéis no excelente Le Perchoir de l’Est, o elegante bar com terraço escondido sob a famosa janela meia-rosa da Gare de l’Est.

Tarde: Paris a Munique no trem de alta velocidade TGV InOui

Partindo em 15h55 da Gare de l’Est, com ingressos vendidos por cerca de $ 140 (ou $ 16 com um passe ferroviário), a linha TGV InOui para a Alemanha é um duplex moderno e bem conservado, completo com café-bar e Wi-Fi gratuito.

Viagens extraordinárias (e banco de dados de conhecimento relacionado ao trem vivo) Mark Smith recomenda um assento no andar superior para obter as melhores vistas.

TGV_Hiver_Modane-Quimper_à_son_départ_(hiver_2020)-1 Wiki Comuns.

O trem de alta velocidade TGV InOui para Munique.

Às 21h36, o InOui faz escala em Munique, uma cidade alemã vibrante e de beleza impressionante. Pare para jantar (e um copo de cerveja artesanal local) ou suba no Rathaus Observation Deck para um panorama deslumbrante do horizonte – uma mistura de estilos arquitetônicos renascentistas, góticos, românicos e barrocos – antes de retornar a Munich HBF no final da noite .

Munique, Alemanha Shutterstock

Munique, Alemanha

Noite: Munique para Budapeste no dorminhoco Kalman Imre

Partindo em 23h20 e rebocado por uma locomotiva Railjet do serviço ferroviário nacional da Áustria, ÖBB, o dorminhoco Kalman Imre de Munique a Budapeste apresenta vagões-dormitório húngaros clássicos e um apelo vintage nostálgico. Os viajantes podem reservar uma cama de solteiro em um dormitório triplo por cerca de $ 142 (ou $ 39 com passe interrail).

Dia alternativo 1: Londres, Amsterdã e Munique (pelo Mar do Norte)

Para recriar a extensão norte do Orient Express a partir de Amsterdã, renuncie ao Eurostar e, em vez disso, pegue o LE-1605 da linha Greater Anglia de London Liverpool para Harwich Station em 21h02 no Dia 0, com bilhetes de segunda classe a partir $ 49 (ou grátis com um passe de trem).

Após uma chegada às 22h30 na Harwich International Station, reserve uma passagem noturna na balsa Britannica da linha Stena para a Holanda, que parte às 23h. e docas no porto de Hook of Holland por volta das 8h da manhã seguinte (dia 1).

Com média de tickets $ 55, as balsas da linha Stena são conhecidas por suas instalações de alta qualidade, incluindo refeitórios casuais e sofisticados, deck na cobertura, café a bordo e, por um custo adicional, cabines de última geração que oferecem conforto, privacidade, e vistas de vigia. De Hook of Holland, pegue o trem B para Rotterdam Central, onde trens de alta velocidade circulam a cada 30 minutos para Amsterdã. De Amsterdã, embarque na linha 57 do Intercity Express de alta velocidade em 14h38 chegar a Frankfurt às 18h31 ($ 28ou grátis com um passe interrail).

Em Frankfurt, transfira para o 18h53 Intercity Express linha 723 ($ 21, ou grátis com um passe interrail). Depois de uma viagem maravilhosamente cênica pela Alemanha Ocidental, o ICE-723 termina em Munich HBF às 20h30, deixando aos viajantes modernos várias horas para pegar o Kalman Imre e voltar à rota tradicional para a Turquia.

Dia 2: Viena, Salzburgo e Budapeste (Via Transdanúbia)

Manhã: chegada a Budapeste no Kalman Imre

O dorminhoco de Kalman Imre continua seu curso pela zona rural da Áustria e da Hungria até as 9h19, quando chega a Budapeste Keleti.

Tarde em Budapeste

Os viajantes modernos terão várias horas livres para explorar a fascinante cidade de Budapeste, às margens do lendário rio Danúbio. Cosmopolita e colorida, a capital húngara proporciona uma tarde cativante. Pare no histórico Palácio da Arte ou visite as luxuosas casas de banho em uma das paradas mais valiosas da rota clássica do Expresso do Oriente.

Noite: Budapeste para Bucareste no trem noturno Ister

Partindo da Estação Keleti em 19h10o EuroNight’s Ister é outro excelente trem noturno europeu: com ar-condicionado, confortável e completo com bar e carruagem bistrô, este vagão-leito de alta velocidade atravessa a Hungria rural antes de cruzar para a Romênia logo após a meia-noite, com bilhetes para um único beliche em um 6 — compartimento de atracação a partir de $ 36 (ou $ 16 com um passe).

Dia 3: Transilvânia e Bucareste (através das montanhas dos Cárpatos)

Manhã: chegada a Bucareste no Ister

No dia seguinte, Ister segue um caminho espetacular pelas montanhas dos Cárpatos antes de descer para a lendária Transilvânia. Às 9h54, o trem faz escala em Brașov, onde os viajantes podem parar para visitar o Castelo do Drácula.

Tarde: Pernoite em Bucareste

Devido aos horários conflitantes dos trens noturnos para Bucareste e Istambul, respectivamente, os viajantes modernos passarão uma noite em Bucareste, a intrigante capital da Romênia.

Apelidada de “Paris do Oriente”, Bucareste há muito é celebrada por sua elegância e tranquilidade. Enquanto estiver lá, não deixe de admirar seu enorme edifício do Parlamento – considerado o maior edifício desse tipo no mundo – e admirar a arquitetura eclética de suas ruas serenas.

Manhã: Bucareste para Istambul no trem dorminhoco Bosphorous Express

Depois de uma noite em Bucareste, retorne a Bucuresti Norde para uma viagem no Bosphorous Express, um trem turco com ar-condicionado que oferece camas em beliches de 4 beliches por cerca de $ 31 (ou $ 15 com passagem).

Partindo em 10h55, o trem para depois da meia-noite perto da fronteira búlgaro-turca, onde encontra o Sofia Express da Bulgária. Os vagões-dormitório do Sofia estão ligados aos do Bósforo, e o trem continua durante a noite em direção a Istambul como uma única unidade.

Bosphorus Express Wiki Comuns.

Exterior do dorminhoco Bosphorus Express

Dia 4: Edirne E Istambul (Via Trácia Oriental)

Manhã: Halkali para o centro de Istambul em trens turcos locais

Às 6h33 do quinto e último dia de trânsito, o expresso do Bósforo faz escala em seu terminal leste: a estação de Halkali, nos subúrbios de Istambul. A partir daqui, os trens intermunicipais Marmary Express partem para o centro da cidade a cada meia hora. Suba no primeiro trem Marmary disponível para ter a chance de chegar ao centro de Istambul a tempo de um nascer do sol espetacular.