As cidades pitorescas e históricas de Puebla a tornam uma alternativa menos turística para seus vizinhos mais conhecidos – e a melhor maneira de conhecer o México oculto.

O estado mexicano de Puebla pode não receber tanta atenção quanto seus vizinhos mais populares ao norte (Hidalgo) e ao sul (Oaxaca) – mas este estado mexicano central tem muito a oferecer aos turistas que procuram algumas das paisagens mais pitorescas do país; atrações culturais e vilas e cidades charmosas com patrimônio e personalidade de sobra.
E enquanto a capital homônima de Puebla é em si um bastião de maravilhas arquitetônicas e marcos da era colonial, são as cidades e aldeias que cercam Pueblo que tornam este estado mexicano um lugar verdadeiramente maravilhoso para se visitar. Abaixo estão alguns dos pontos de destaque que cercam Pueblo – perfeitos para um itinerário inesquecível de viagem ou simplesmente um fim de semana longe da agitação da vizinha Cidade do México.
Contents
Cuetzalan: explorando a cultura indígena do México
Uma pequena vila com ruas de paralelepípedos e uma orgulhosa herança indígena, a cidade Pueblo de Cuetzalan é uma viagem ao coração cultural do centro do México. Aqui, o dia do mercado é uma experiência verdadeiramente autêntica e imersiva, completa com comida local emocionante e aldeões vestidos tradicionalmente que frequentam o local de domingo para estocar tudo de cogumelos silvestres a Yolixpa, uma bebida alcoólica à base de ervas com propriedades medicinais. Tendo como pano de fundo a Sierra Norte de Puebla, o “Pueblo Mágico” de Cuetzalan é uma visita obrigatória em qualquer itinerário de Puebla.
- Onde fica: Cerca de 100 milhas de Puebla
- O que ver: Bosque de Niebla (Floresta de Névoa e Cachoeiras); Gruta El Duende e Gruta Los Corales; Templo São Francisco de Asís; Festival de San Francisco de Asís (outubro)
- O que comer: Mercado de pulgas de Cuetzalan (domingos); Restaurante ÚNICO; La Terraza Restaurante; La Peña—Taller Gastronómico
- Onde ficar: Hotel La Casa Piedra; Villa de los Vientos; Cabaños Los Cedros; Hotel Meson Yohualichan
Zacatlán: charme inegável e beleza natural encantadora
Outra vila imperdível escondida em meio à Sierra Norte de Puebla, Zacatlán tem a atração adicional de estar perto da borda da Barranca de Los Jilgueros – uma grande ravina que faz com que a área fique frequentemente coberta por uma névoa espessa que transforma tudo o que toca. Também conhecida como “Zacatlán de las Manzanas”, a pitoresca cidade é famosa por sua produção de maçã listrada (um resquício dos tempos coloniais), e suas charmosas praças e ruas são inegavelmente adoráveis - mas são as atrações naturais próximas que realmente definem este lugar mágico separado.
- Onde fica: Aproximadamente 80 milhas de Puebla
- O que ver: Cascadas Tulimán e San Pedro (cachoeiras); Valle de Piedras Encimadas; Feira da Maçã (meados de agosto durante a festa da Virgem da Assunção); Barranca de los Jilgueros (Carduelis Cliff)
- O que comer: Restaurante Zacatlán; Agave; Terra 44; Restaurante Altavista
- Onde ficar: Cabañas Zacatlán; La Tierra Grande; Cabanas El Refugio; Hospedaje Ensueno
Atlixco: vistas do vulcão na cidade das flores
Apelidada de “A Cidade das Flores”, a colorida cidade de Atlixco é conhecida por produzir uma abundância de flores e plantas ornamentais—parte integrante da identidade da vila desde o século XVI. Mas não é apenas a flora que tem tons vibrantes em Atlixco; são as cores vivas e marcantes de seus edifícios e arredores que são como entrar em um campo de flores silvestres. Caminhar por Atlixco é uma verdadeira festa para os sentidos, especialmente na praça da cidade, onde os visitantes podem passear pela abundância de barracas de sorvete que servem todos os tipos de sabores ecléticos e exclusivos.
- Onde fica: Cerca de 15 milhas de Puebla
- O que ver: Miradouros do Cerro de San Miguel (vistas panorâmicas de Atlixco e dos vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl); Templo de São Francisco; Fiesta Grande e Fiesta Chica (setembro); Ponto Marconi.
- O que comer: VICA Cocina de un Valle; Las Polomas Atlixco; Topolino Gelateria e Caffé; Restaurante Las Calandrias
- Onde ficar: Fazenda Santo Cristo; Hotel Casa de la Audiência; Casa Samadhi; Casa Flora Atlixco
Cholula: patrimônio histórico e beleza pitoresca
Situada nos arredores da capital, Puebla, é indiscutivelmente uma das cidades mais bonitas do México, o bastião histórico e cultural de Cholula. Uma cidade de igrejas que dizem ter uma para cada dia do ano, Cholula também tem a distinção de abrigar a maior pirâmide já construída: Tlachihualtepetl, ou a Grande Pirâmide de Cholupa. Com uma história impressionante que remonta a mais de 2.000 anos, há muito para ver neste pitoresco subúrbio de Puebla, incluindo vistas dos vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl, que podem ser vistos à distância.
- Onde fica: A menos de 10 milhas de Puebla
- O que ver: O Santuário de Nuestra Seõra de Los Remedios e miradouro; Igreja de Santa Maria Tonantzintla; Festival da Virgen de Los Remedios (setembro); Cidade Contêiner; Convento São Gabriel.
- O que comer: Cidade Sagrada; Restaurante Coração de San Pedro; Recauchutado; La Norberta
- Onde ficar: La Quinta Luna Hotel; Santo Refúgio Heritage Hotel; Casa Eva Boutique & Spa; Hotel Antigua Cholula
Chignahuapan: bugigangas e uma basílica
No norte de Puebla encontra-se a paisagem Chignaguapan, uma pequena cidade cênica cujo nome se traduz em “Lugar onde a água abunda” – e por um bom motivo. Lar de várias fontes termais e águas termais, este refúgio relaxante em Pueblan é um local popular para moradores e turistas que desejam aproveitar as famosas piscinas de Chignaguapan. Mas isso não é tudo – a adorável vila também tem a distinção de ser o maior produtor de esferas de Natal no México, e abriga vários festivais, workshops e mercados durante a temporada de festas; mais uma razão pela qual tem a distinção de ser um dos “Pueblo Mágicos” do país.
- Onde fica: Cerca de 70 milhas de Puebla
- O que ver: La Casa del Ajolote; Paróquia de Santiago Apóstol; La Virgen de la Imaculada Concepción (a maior figura da Virgem Maria na América Latina); Fontes termais de Chignaguapan
- O que comer: La Madalena Restaurante; Restaurante El Veneno; La Tabernita; Mesón del Caminante
- Onde ficar: Hotel Cristal; Hotel Águas Termales; Hotel Los Portales; Osalle Inn Hotel
O estado mexicano de Pueblo tem muito a oferecer aos viajantes intrépidos que procuram um refúgio um pouco fora do caminho. Afastando-se de seus vizinhos mais conhecidos e muito menos turísticos, Pueblo ainda atinge todos os pontos agradáveis para qualquer visitante do México, especialmente em suas pequenas cidades e vilas onde a história, a cultura e a arquitetura ficam em segundo plano apenas para a paisagem natural da região. beleza. Vulcões e fontes termais encontram templos, igrejas e festivais em abundância neste vibrante estado mexicano central cheio de Pueblo Magicós (Cidades Mágicas) que encantarão qualquer viajante.