O cansaço da viagem tem o hábito de se aproximar dos viajantes, mas existem maneiras de evitá-lo.

uma mulher dormindo no aeroporto Shutterstock

Fadiga de viagem é algo sobre o qual não se fala o suficiente e acontece com o melhor de nós. Inevitavelmente, esse cansaço se instala, seja na viagem de avião de volta para casa ou no dia seguinte, quando somos forçados a voltar à rotina. A exaustão, a névoa mental e o torpor geral se instalam e, muitas vezes, não percebemos que estamos lidando com o cansaço de nossas viagens anteriores.

Algo que visa recarregar e revitalizar uma pessoa muitas vezes também pode ter o efeito oposto, especialmente após tantos anos de pandemia. A fadiga de viagem é mais comum do que se pode imaginar, e reconhecer os sinais é uma coisa, mas saber como lidar com isso – bem, isso é outra coisa completamente diferente. Aqui estão algumas maneiras de anular os efeitos do cansaço da viagem e, ao mesmo tempo, aprender a lidar com isso à medida que o mundo continua a se abrir.

Contents

10/10 Reserve um tempo para relaxar em seu retorno

Reservar um tempo para relaxar após uma grande viagem é tão importante quanto a própria viagem. Os viajantes devem reservar um tempo para reiniciar, mesmo que seja apenas por um ou dois dias; pode ser um dia cheio de autocuidado, de descanso ou até mesmo fazendo algo motivador como fazer compras ou limpar a casa. O que quer que traga paz de espírito a uma pessoa é o que pode constituir ‘autocuidado’, mesmo que ela tenha acabado de tirar férias.

9/10 Evite exagerar nas férias

Isso é algo que muitas pessoas se veem fazendo em um mundo de viagens pós-pandemia. É fácil amontoar o máximo possível em uma viagem, apenas para lidar com a fadiga que certamente se seguirá. Enquanto a tentação está presente, os viajantes devem se ater ao que podem fazer sem se sentirem sobrecarregados. Haverá tempo para mais viagens, mas nem sempre há tempo para cooperar depois de férias do tipo go-go-go.

8/10 Considere fazer o caminho mais longo para casa

Antigamente, o objetivo era encaixar o máximo possível nas férias e minimizar o tempo gasto nas viagens, optando por voos mais curtos e com menos escalas. No entanto, nos dias de hoje, optar por passar um ou dois dias em outro lugar devido a uma escala é algo que muitos viajantes estão adotando. Ter aquele dia extra para viajar pode ajudar com o jet lag e uma série de outras fadigas relacionadas à viagem, então é algo para se aproveitar.

7/10 Opte por viagens lentas em vez de transporte rápido

Um exemplo disso são as viagens de trem, que também estão se tornando cada vez mais populares – especialmente no caso de trens-dormitório. Os viajantes estão optando por meios de transporte mais lentos para, literal e metaforicamente, ‘aproveitar a viagem’. Isso também permite que os viajantes vejam pontos turísticos adicionais ao longo do caminho, enquanto se sentem calmos e serenos durante a viagem, em vez de apressados ​​em um aeroporto.

6/10 Abrace o ar livre

É perfeitamente normal passar um tempo em museus e outras atrações internas, mas também é uma boa ideia passar algum tempo ao ar livre. Não deixe de visitar um parque ou reservar um tempo para passear pelo centro da cidade, porque isso realmente recarregará o corpo, e ser ativo apenas estimula a produção de endorfina. Essa também é uma boa dica para se ter ao voltar para casa, seja uma caminhada pelo bairro ou uma ida ao parque local.

5/10 Planeje algo divertido depois de voltar para casa

Ter algo pelo que esperar, em vez do nada geral que muitas pessoas experimentam depois de voltar das férias, só pode ajudar. Seja uma noite divertida com os amigos, um jantar chique ou até mesmo uma noite com a comida favorita de alguém, vale a pena. Isso ajudará a semana de trabalho a passar e também iluminará um pouco a tristeza pós-férias.

4/10 Reserve uma massagem ou outro serviço de spa

Para realmente abraçar a ideia de relaxamento depois de umas grandes férias, marque uma massagem ou outro tipo de serviço. Uma ida ao spa pode ser exatamente o que você precisa para acalmar os nervos depois de voltar para casa e resolver qualquer problema pós-viagem devido ao estresse que possa ter surgido.

3/10 Evite se mudar de um lugar para outro durante as férias

Só o ato de fazer as malas e se deslocar entre vários lugares durante as férias parece cansativo. Portanto, se isso é uma preocupação em relação ao cansaço da viagem, é algo que deve ser evitado. Em vez disso, considere escolher um local com localização central e perto de tudo na lista de baldes de destino.

2/10 Tenha uma boa noite de sono, durante e depois das férias

Parece chato ter uma boa noite de sono durante as férias, mas isso só servirá para melhorar a experiência. Para aqueles que não conseguem dormir oito horas completas, considere tirar uma soneca rápida em algum lugar durante as férias para compensar as horas perdidas de sono.

1/10 Coma pelo menos algumas refeições saudáveis ​​durante as férias

Isso pode significar qualquer coisa, desde incluir vegetais no jantar ou tomar um smoothie enquanto caminha pela praia. Não importa de onde venha, deve haver algumas refeições ou lanches saudáveis, porque comida é combustível. O que colocamos em nossos corpos conta, mesmo nas férias – e a última coisa que alguém quer é sentir-se lento e esgotado depois de comer apenas doces ou frituras.