Lar de algumas das obras de arte mais notáveis ​​do mundo, bem como uma riqueza da história holandesa, o Rijksmuseum é imperdível para os aficionados por história em Amsterdã.

Rijksmuseum em Amsterdã, Holanda

O Rijksmuseum está entre os museus mais famosos e conhecidos de Amsterdã. Sua grande coleção inclui obras de arte de cair o queixo e vários artefatos que representam mais de oito séculos de história holandesa e mundial.

O Rijksmuseum é uma maravilha por si só. A exposição está em uma bela estrutura com grande arquitetura de interiores bem no centro da cidade.

Contents

Com tantas obras-primas e exposições em exibição, ver o museu inteiro levará vários dias, se não mais. A coleção inclui obras de Rembrandt, Vermeer, Van Gogh e muitos outros clássicos pintados por ilustres personalidades históricas.

O museu também apresenta obras de artistas menos conhecidos, que tiveram um impacto significativo na cultura holandesa e europeia.

A Ronda Noturna de Rembrandt

É a obra mais conhecida de Rembrandt, que representa um marco significativo na profissão do artista e está em exposição própria. Esta imagem está repleta de retratos de proeminentes habitantes de Amsterdã, simbologia e uma técnica até então inédita de emprego de luz, que levou três anos para ser concluída pelo famoso artista.

A imagem em grande escala mostra guardas em formação, com uma garotinha na frente que dizem representar a falecida esposa de Rembrandt. A magnífica área é dedicada às ideias e habilidades de Rembrandt e inclui um friso que narra eventos significativos da vida do artista.

A Leiteira de Johannes Vermeer

O Rijksmuseum abriga várias das obras-primas mais conhecidas de Johannes Vermeer. ‘The Milkmaid’, por exemplo, é uma bela ilustração de como ele usou a luz em suas obras de arte. A foto de uma empregada doméstica está entre as mais conhecidas, perdendo apenas para os Mauritshuis.

A precisão visual da obra de arte levou vários historiadores da arte a refletir sobre os tons de azul e amarelo fortemente vibrantes da obra de arte e o excelente tratamento que o artista deu à luz natural.

A Família Alegre de Jan Steen

As pinturas de Jan Steen são notáveis ​​por retratar divertidamente relações familiares disfuncionais. Os visitantes quase podem ouvir a comoção enquanto a música é tocada, as canções são cantadas e as bebidas são derramadas olhando para esta foto. Centrar no canto superior direito expõe um pedaço de papel pendurado com a declaração “Tal pai, tal filho”, o que implica que, embora uma vida de embriaguez possa ser divertida.

No entanto, os visitantes não devem descartar Steen como um moralista rigoroso, pois, afinal, prazer como esse é incomum na arte, e é evidente que ele gosta de apreciar e criticar os vícios de seus súditos.

Passeio matinal pela praia de Anton Mauve

A obra-prima de Anton Mauve é sem dúvida esta obra de arte. O pintor foi uma figura-chave na escola de Haia e foi reconhecido por suas representações sinceras da população rural. Mauve voltou sua atenção para a burguesia neste trabalho, produzindo um pano de fundo que enfatiza a riqueza e a vida ociosa da classe social.

Três cavaleiros vestidos com elegância cavalgam até a praia, com o olhar fixo na água. A sua tonalidade escura contrasta com os tons terrosos da orla marítima, realçando a sua separação da paisagem agrícola.

Outras coisas para experimentar no Rijksmuseum

Passeie pelos belos jardins

Antes de entrar no museu, os visitantes podem apreciar a peculiaridade estética dos jardins repletos de esculturas de Pierre Cuypers, que ele construiu em 1901. O arquiteto Pierre Cuypers imaginou uma exposição ao ar livre com esculturas e relíquias de antigas estruturas holandesas. Os jardins foram designados como monumentos nacionais.

No verão, uma nogueira gigante fica entre as topiárias complexas, fontes de água e jardins de flores brilhantes, com vista para os playgrounds, instalações e espaços de exposição.

Explorar as casas de bonecas

A câmara dedicada às casas de bonecas guarda algumas das mais notáveis ​​peças de mobiliário do século XVII. Três casas de bonecas antigas estão expostas no Rijksmuseum, conhecido por suas excentricidades.

Essas peculiaridades do século 17 não eram brinquedos para crianças, mas um hobby caro para mulheres aristocráticas. Casas como essa eram mobiliadas com vidros, talheres, porcelanas e móveis têxteis em escala reduzida.

Caminhe pelo Grande Salão

O Grande Salão é certamente uma das galerias mais impressionantes do museu e uma que os visitantes não devem deixar de visitar. Grandes obras de arte nas paredes que refletem a herança holandesa e murais adornam as paredes do edifício. Uma das paredes é adornada com grandes vitrais retratando artistas notáveis, principalmente da Holanda.

Possui um intrincado piso de mosaico, um teto abobadado de catedral, vitrais e enormes afrescos bíblicos. Os símbolos de parede do rei Guilherme III e da rainha Emma são uma característica adorável.

Mergulhe nos livros da Biblioteca Cuypers

A Biblioteca Cuypers é o sonho de todo leitor ávido, com a maior e mais antiga coleção de publicações de cultura artística da Holanda. Seu interior requintado parece ter saído direto de um dos livros de Tolkien. É acessível para estudantes ou estudiosos de arte, no entanto, os turistas podem olhar para dentro do deck. Os visitantes precisam se lembrar que este é um ambiente tranquilo de estudo e trabalho.

Explore o Quarto Azul Delft

Delft Blue está entre as commodities holandesas mais conhecidas do século XVIII. Influenciados pela China, os holandeses rapidamente iniciaram sua própria fabricação de porcelana. Os visitantes poderão observar todos os tipos de artefatos ali presentes, coloridos em azul e branco. As pirâmides de flores, por outro lado, são sem dúvida as mais fascinantes.

Como chegar ao Rijkmuseum em Amsterdã

de bonde

  • Parada de bonde mais próxima – Amsterdã, ponto de bonde Spiegelgracht
  • Fica a 5 minutos a pé da paragem de eléctrico para o museu.

de ônibus

  • Ponto de ônibus mais próximo – Parada Ruysdaelkade
  • Fica a 2 minutos a pé da paragem de autocarro para o museu.

Taxa de ingresso

  • adultos – $ 22
  • Crianças (menores de 18 anos) – Gratuito

O Rijksmuseum é um belo museu com uma grande coleção de arte. Além de obras de arte, tem muito mais a oferecer, desde belos jardins a uma magnífica biblioteca. Vale a pena, sem dúvida, fazer uma visita ao museu.