A Ilha de Skye, na Escócia, é tão mágica quanto se poderia esperar, e este itinerário apresentará facilmente qualquer novo visitante à sua costa cênica.

Esta pequena ilha no noroeste da Escócia está repleta de história e lendas. Visitantes interessados em castelos, vida em cidade pequena e vistas estelares são altamente encorajados a fazer a viagem.
Contents
Chegando à Ilha de Skye
A Ilha de Skye faz parte das terras altas do norte da Escócia. Embora haja um pequeno aeroporto, a maneira mais fácil de chegar lá é de carro. As ilhas do norte estão conectadas ao continente e entre si por meio de pontes. No caminho para a ponte que leva a Skye, os viajantes geralmente passam pelo Loch Ness, pastagens e castelos, então a viagem em si vale a pena.
Um bom lugar para parar depois de atravessar a ponte é na cidade de Portree. Esta é a cidade mais populosa da ilha, com cerca de 2.000 habitantes. Antes de explorar o resto da ilha, vale a pena dar uma passada em algumas das lojinhas, restaurantes e cafés e interagir um pouco com os locais. A arquitetura das casas também é fascinante, pois são construídas no tradicional estilo croft, mas com materiais modernos. Bastante exclusivas da ilha, as casas foram decoradas com cores vivas e diversas. De alguma forma, isso não parece berrante, mas sim apropriadamente de uma cidade pequena.
Portree fica no nordeste da ilha, o que é conveniente porque muitos dos pontos turísticos famosos estão no leste, então os viajantes não precisam ir muito longe da cidade para vê-los.
Skye oriental
A trilha que leva ao Old Man of Storr fica a apenas 15 minutos de carro de Portree. Esta atração está repleta de magia e mistério do velho mundo. A caminhada leva algumas horas a partir do estacionamento. Eventualmente, os visitantes encontrarão formações rochosas inexplicáveis que aparentemente desafiam a gravidade. A impressão que se tem é que as rochas estão chegando aos céus. A história conta que muitos milênios atrás, um gigante foi morto e enterrado neste local. Quando ele foi enterrado, seu dedo apontou para o céu, saindo do solo para formar o que hoje é conhecido como a formação rochosa do Velho. Por estar na costa leste da ilha e em uma altitude mais alta, o Storr é um ótimo lugar para ver o nascer do sol.
A apenas dez minutos de carro de Storr fica a icônica rocha de Kilt e as cachoeiras de Mealt. Esta é uma cachoeira enorme que corre de um penhasco íngreme e irregular e flui diretamente para o oceano. As colunas de basalto suportam o impacto dos ventos violentos do norte e dos respingos oceânicos furiosos. Por milênios, essas falésias protegeram os ecossistemas e comunidades mais no interior dos elementos implacáveis do mar. É uma reminiscência de uma paisagem primordial, algo que não é deste mundo como o conhecemos.
Quiraing é outro destino popular para caminhadas no lado leste da ilha. A paisagem é dramática e extraplanetária. Do estacionamento, todo o circuito leva cerca de duas horas para ser concluído.
Todas essas atrações podem ser experimentadas em um dia, pois estão próximas umas das outras.
Western Skye
Mais longe de Portree, no extremo oeste da ilha, o castelo de Dunvegan ergue-se em toda a sua glória com vista para Loch Dunvegan. O castelo é o mais antigo castelo continuamente habitado da Escócia, funcionando como restaurante e hotel.
Muitas lendas envolvendo fadas e sereias cercam este castelo. Kelpies são um tipo de sereia escocesa. Apresentam-se como focas, mas nas luas cheias trocam de pele e tornam-se belas mulheres. Muitos anos atrás, os meninos Dunvegan do Clã Mcleod gostaram dos kelpies que viviam em Loch Dunvegan e roubaram suas peles, forçando-os a assumir a forma humana e se casar. O pecado foi, é claro, punido como todos os pecados. É um conto sombrio e moralista, assim como a maioria dos mitos da região.
Ao norte de Dunvegan há uma característica surpreendente – uma praia de areia branca. Coral Beach fica a uma curta caminhada do estacionamento mais próximo. Embora a água seja muito fria e furiosa para nadar, a areia fina e antiga é uma recompensa satisfatória por si só.
Mais a oeste, um ótimo lugar para terminar o dia é Neist Point. Há um farol encantador no final de uma península estreita que contribui para um local perfeito para o pôr do sol.
Skye do Sul
Uma das atividades mais espetaculares da ilha é o passeio de barco. Existem certos lagos, ou lochs, que são difíceis de chegar por estrada. As excursões de barco partem da cidade de Elgol, no sul. Vale a pena notar que no caminho para Elgol, existem várias piscinas de fadas para ver. Estas são piscinas naturais onde se diz que as fadas vivem.
Partindo de Elgol, o barco leva os passageiros ao misterioso Loch Coruisk. Os visitantes podem passar até duas horas explorando por conta própria antes que o barco os leve de volta a Elgol. Estar fisicamente na água nesta parte do mundo é uma maneira fascinante de experimentar a vida da mesma forma que os habitantes viviam há milhares de anos.
Quando visitar
A melhor época para visitar é na primavera e no verão. Por volta de meados de maio é o clima mais perfeito possível. A pior época para ir é em setembro, pois as chuvas, a neblina e os ventos são extremos. Na verdade, as pontes costumam fechar devido aos ventos fortes nessa época do ano, e a maioria dos locais não pode ser acessada. Embora a paisagem seja lamacenta e cheia de pântanos em todas as épocas do ano, é muito pior no outono e no inverno, além de fazer um frio cortante.