A Caverna Denisova pode ser de natureza mais humilde do que a enormidade de Göbekli Tepe, mas não é menos significativa historicamente.

A remota e despretensiosa caverna de Denisova reescreveu a história da humanidade da noite para o dia – e tudo a partir do osso mindinho de uma adolescente. Está no centro de uma tempestade que muda rapidamente e está reescrevendo completamente nossa compreensão de nosso passado evolutivo.
Na sequência da Caverna Neandertal na Alemanha em 1800, a Caverna Denisova mostrou que o Homo Sapiens não estava sozinho. No passado, havia três ou mais espécies de humanos. Imagine como seria o mundo em uma época em que várias espécies humanas viviam lado a lado.
Contents
A humilde caverna de Denisova
A Caverna Denisova está localizada nas majestosas montanhas de Altai, na Sibéria, na Rússia, perto da fronteira com o Cazaquistão. É formado a partir de calcário siluriano e é composto por três galerias chamadas Galeria Principal, Galeria Leste e Galeria Sul.
A Caverna Denisova fica na encruzilhada da evolução humana. Em sua história, foi habitado por diferentes espécies de humanos, incluindo Neandertais, Denisovanos (nomeados após sua descoberta na Caverna Denisova) e Homo Sapiens – nossa espécie.
- Residentes anteriores: Denisovanos, Neandertais, Híbridos Relacionados, Humanos Modernos
Não são apenas fósseis de hominídeos e permanecem aqui. Há também restos de muitos animais (inclusive extintos). 27 espécies de mamíferos de grande e médio porte foram encontradas aqui, incluindo hienas das cavernas, leões das cavernas e outros.
A descoberta dos denisovanos
Antes da descoberta, a caverna era de grande interesse paleoarqueológico e paleontológico. Sabia-se que a caverna havia sido habitada por humanos antigos e neandertais.
Mas cerca de uma década atrás, uma bomba foi lançada. Os cientistas extraíam rotineiramente o DNA de várias amostras quando encontraram algo completamente novo. Um osso mindinho que eles sequenciaram era de uma adolescente que era membro de uma espécie humana ainda não descoberta.
- Descoberta: Do osso mindinho de uma adolescente
- Pais: A menina tinha um pai denisovano e uma mãe neandertal
Esta foi a primeira vez que uma nova espécie foi descrita apenas a partir do DNA. O osso foi encontrado entre fósseis de hominídeos na caverna – alguns eram conhecidos como neandertais. Mas essa garota era diferente, ela tinha um pai denisovano e uma mãe neandertal.
Hoje pouco se sabe sobre essa linhagem misteriosa, uma mandíbula foi encontrada no Tibete, outros fragmentos na caverna e, de maneira importante, o DNA Denisovan foi encontrado em asiáticos orientais, na Nova Guiné e outros. Sabe-se agora que esta linhagem antiga se misturou com os humanos modernos como os neandertais.
História dos Hominídeos na Caverna Denisova
Descobertas continuam a ser feitas nesta caverna o tempo todo – leia mais sobre isso no Revista de Ciências. Uma nova técnica está permitindo a extração de cadeias de DNA antigas de amostras de solo. Isso está permitindo a construção de um quadro sobre a história ocupacional da caverna. Descobriu-se recentemente que os denisovanos viveram lá há incríveis 250.000 anos.
- Residentes Originais: Os Denisovanos
- Primeiros denisovanos na caverna: Atualmente pensado para ser cerca de 250.000 anos atrás
- Primeiros neandertais na caverna: Atualmente pensado para ser cerca de 170.000 anos atrás
Neandertais e Denisovanos continuaram a viver na caverna até cerca de 45.000 anos atrás. Isso acontece quando o DNA humano moderno aparece pela primeira vez nos sedimentos.
- Desaparecido: Neandertais e Denisovanos desapareceram há cerca de 45.000 anos
Além do DNA humano moderno, a cultura de ferramentas de pedra mais avançada do Paleolítico Superior Inicial aparece como humanos dispersos da África. Dito isto, nenhum fóssil humano moderno foi encontrado na caverna, mas sabe-se que eles estavam lá por suas ferramentas e DNA.
Os humanos modernos desencadearam o desaparecimento dos neandertais e denisovanos? Eles introduziram novas doenças que os eliminaram? Eles os completaram ou cruzaram (é evidente que houve pelo menos algum cruzamento)? Sobre essas questões, o júri ainda está em grande parte de fora.
Visitando a região e aprendendo sobre denisovanos e neandertais
Hoje a Caverna Denisova está em uma parte muito remota da Rússia e é um sítio arqueológico ativo. Não é um destino turístico desenvolvido.
- Caverna Denisova: Não desenvolvido como destino turístico
Se alguém quiser descobrir a incrível história evolutiva da humanidade, o excelente Museu Neandertal na Alemanha explora a história desse grupo irmão no local onde os neandertais foram descobertos pela primeira vez na Alemanha.
- Museu Neandertal: Explora os neandertais onde foram descobertos pela primeira vez na Alemanha
Outra opção é explorar o ambiente único da região da Montanha Altai, onde se encontra a Caverna Denisovan. As montanhas de Altai atravessam as fronteiras de quatro países – Rússia, Cazaquistão, China e Mongólia e é possível fazer um tour pela região nesses países.
- Montanhas Altai: Espalhe-se pela Rússia, Cazaquistão, China e Mongólia
Para os mais aventureiros, há até mesmo um passeio a cavalo de 18 dias na Mongólia Ocidental e um Snow Leopard Tour no lado mongol das montanhas de Altai.