Existem outras pirâmides no Egito além das Grandes Pirâmides, e elas têm um significado histórico tão grande quanto seus vizinhos mais populares.

A Grande Pirâmide de Gizé merece o epíteto “Grande” – assim como as outras duas pirâmides gigantes. Mas existem muitas outras pirâmides egípcias que muitas vezes são esquecidas nas sombras desses grandes nomes. Essas pirâmides menores também são importantes.
Nada acontece no vácuo e muitas dessas pirâmides menores foram os trampolins e as curvas de aprendizado que tornaram as Grandes Pirâmides possíveis. Há algumas coisas que todos deveriam saber antes de visitar as Pirâmides do Egito.
Contents
Contexto Histórico das Pirâmides
É do conhecimento comum que as pirâmides são tumbas e os faraós foram enterrados nelas com todos os tesouros e servos de que precisariam para a vida após a morte. Mas o que muitas vezes não é perguntado é como tudo isso começou.
Em uma época anterior ao Egito ser um reino ou ter cidades, as pessoas eram nômades. As pessoas ainda reivindicariam a terra como seu lar ancestral e os enterros de seus clãs permaneceriam como um monumento à reivindicação de seu clã pela terra. Os túmulos eram o símbolo visual que os ligava à terra por meio de seus ancestrais enterrados ali.
À medida que o tempo avançava e as cidades eram construídas, essa ideia e a importância de seus túmulos foram profundamente arraigadas no pensamento egípcio. Naturalmente, os reis formaram montes maiores do que os outros que governaram – que se transformaram em bolas de neve nas pirâmides. Claro, muitas outras crenças também foram associadas às pirâmides, como ser a escada para a alma do faraó ascender aos deuses.
As pirâmides do Egito
Algumas fontes citam que pelo menos 118 pirâmides egípcias foram identificadas. A maioria deles foram construídos como túmulos para os faraós e suas consortes. Eles foram construídos principalmente durante os Reinos Antigo e Médio.
- Construído: Durante os Reinos Antigo e Médio
- Número: 118 pirâmides identificadas
As primeiras pirâmides egípcias conhecidas estão em Saqqara, a noroeste de Memphis (não AQUELA Memphis). Esta pirâmide data da Primeira Dinastia e foi atribuída ao faraó Anedjib. Pelas suas inscrições, parece que ainda mais pirâmides foram perdidas.
Outra pirâmide inicial é a Pirâmide de Djoser, construída por volta de 2630 a 2610 aC durante a Terceira Dinastia.
Pirâmide de Khufu: Também conhecida como a Grande Pirâmide, é a única das sete maravilhas do mundo antigo ainda existente (apesar de ser mais velha que todas as outras em cerca de 2.000 anos)
Hoje muitas das pirâmides estão em mau estado de conservação ou foram enterradas pelas areias do deserto. Algumas dessas pirâmides (se são visíveis) podem parecer apenas um monte de entulho. Os arqueólogos continuam a descobrir novas pirâmides.
Todas, exceto uma pequena pirâmide, estão na margem oeste do rio Nilo e a maioria está agrupada em aglomerados. Dois dos grupos mais importantes de pirâmides fora de Gizé estão em Saqqara e Dahshur.
Pirâmides em Saqqara
Saqqara possui algumas das pirâmides mais importantes – incluindo a Pirâmide de Djoser, que é frequentemente identificada como a estrutura monumental substancial mais antiga do mundo a ser construída em pedra polida.
Pirâmides importantes:
- Pirâmide de Djoser
- Pirâmide de Userkay
- Pirâmide de Teti
- Pirâmide de Merikare
As pirâmides datam do Primeiro Período Intermediário do Egito e são muito antigas. O local abriga a primeira tentativa de restauração conhecida – a de Khaemweset restaurando as Pirâmides de Unas e Userkaf.
Aqui também se encontrará uma pirâmide de degraus incompleta conhecida como Pirâmide Enterrada.
- Pirâmide enterrada: Uma Pirâmide Incompleta
A Pirâmide de Unas é a menor das pirâmides do Império Antigo, mas é significativa por várias razões. Uma é por causa da descoberta dos Textos da Pirâmide. São feitiços para a vida após a morte do rei que foram inscritos pela primeira vez nesta pirâmide. A tradição dos textos funerários continuaria nas pirâmides posteriores e formaria a base do Livro dos Mortos.
- Pirâmide Unas: Iniciou a Tradição dos Textos da Pirâmide
Outro significado da pirâmide de Unas é que ela mantém uma ponte de pirâmide que é uma das mais bem preservadas do Egito.
Pirâmide de Sesheshet: o mais recente a ser descoberto em 2008 – Sesheshet era a mãe do faraó Teti (localizado no norte de Saqqara)
Ao sul do campo principal da pirâmide em Saqqara há outro aglomerado de pirâmides posteriores e menores, mas estas estão em mau estado de preservação.
Pirâmides de Dahshur – A Pirâmide Torta
Embora Dahshur tenha um dos aglomerados de pirâmides mais importantes do Egito, era inacessível até 1996 porque estava localizado dentro de uma base militar. E também era relativamente desconhecido do público em geral.
- Dahshur: Inacessível até 1996
A Pirâmide Bent é uma das pirâmides mais famosas fora de Gizé. É apenas cerca de 40 quilômetros (ou 25 milhas) ao sul do Cairo e foi construído durante o Império Antigo pelo faraó Sneferu por volta de 2600 aC.
- Construído: Por volta de 2600 aC
A Pirâmide Bent é um exemplo único do desenvolvimento inicial da pirâmide no Egito. A pirâmide começa em sua base com uma inclinação de 54 graus, mas a parte superior foi construída com um ângulo menor de 43 graus.
Acredita-se que tenha sido a primeira verdadeira pirâmide de lados lisos. Enquanto outros tinham lados lisos como a pirâmide de Meidum, eles ainda eram pirâmides escalonadas que tinham seus degraus preenchidos e ocultos. A Pirâmide Bent foi apenas um sucesso parcial. É também a única grande pirâmide que ainda retém uma quantidade decente de seu invólucro externo de calcário liso original.