As Highlands escocesas são um tanto misteriosas para qualquer pessoa fora da Escócia, mas vale a pena dar uma olhada neste deserto deslumbrante.

As Highlands escocesas são uma região histórica do norte da Escócia – geralmente, é usada para se referir à área norte e oeste da Highland Boundary Fault, embora os limites exatos não sejam definidos. A Escócia é frequentemente dividida em Highland e Lowlands – a grande maioria da população escocesa vive nas Lowlands, sendo as Highlands dominadas por montanhas, vales e lagos.
Se alguém realmente deseja explorar o melhor do campo escocês, as Highlands escocesas são uma parte indefensável do itinerário. Muitas das joias escondidas na Escócia estão nas Highlands, embora tenha apenas uma cidade de cerca de 50.000 habitantes.
Definição das Terras Altas e como elas diferem das Terras Baixas
Não há uma definição definida das Terras Altas, algumas incluirão muitas ilhas escocesas, como as Ilhas Orkney, as Hébridas Exteriores e a Ilha de Islay e as penínsulas vizinhas, enquanto outras não. As estimativas populacionais para as Terras Altas variam de 234.000 a 600.000, refletindo a falta de consenso sobre o que exatamente são as Terras Altas. Wikipedia tem a definição mais ampla, enquanto Scotland.org tem o mais estreito.
- Principais regiões escocesas: Terras Altas e Baixas
Vá para a Escócia e descobrirá que a divisão entre as Terras Altas e as Terras Baixas é real. No sentido mais amplo, as Lowlands são a metade sul da Escócia – com a cidade costeira de Aberdeen não se encaixando em nenhuma das metades. Nas Lowlands, as Fronteiras (perto da fronteira com a Inglaterra) também são mencionadas como uma região diferente.
- População das Terras Altas: 234.000 – 600.000 (dependendo da definição das Terras Altas)
- População das terras baixas: 5 milhões
As Terras Altas e as Terras Baixas divergiram culturalmente umas das outras no final da Idade Média até o período moderno. Foi quando os escoceses das terras baixas (inglês) substituíram o gaélico escocês na maior parte das terras baixas.
Através das “limpezas” grande parte da população foi forçada a sair das Terras Altas em busca de trabalho e muitos emigraram. O enorme desequilíbrio populacional entre as Terras Altas e as Terras Baixas nem sempre foi tão acentuado.
As Terras Altas Hoje
Hoje, as Terras Altas são pouco povoadas e dominadas por muitas cadeias de montanhas. Foi aqui que a versão de Mel Gibson sobre a história da Escócia no filme Braveheart foi filmada.
- Harry Potter: Partes dos filmes de Harry Potter foram filmadas nas Terras Altas
As Highlands abrigam a montanha mais alta das Ilhas Britânicas (Ben Nevis) e a maioria das ilhas offshore (dependendo da definição de “Highlands”). É nas Terras Altas que hoje se encontram algumas das mais famosas destilarias de uísque da Escócia.
- Destilarias: Existem cerca de 47 destilarias espalhadas pela região
Das 47 destilarias existentes nesta região, 30 situam-se no continente e 17 na sub-região das Ilhas.
A principal cidade nas Terras Altas é a cidade de Inverness, no norte (população em torno de 50.000).
As Terras Altas da Escócia também são a única parte das Ilhas Britânicas a apresentar um bioma de taiga, pois concentra florestas de pinheiros escoceses. O clima é frio e úmido no inverno (e apenas na maior parte do tempo), então planeje vir nos meses de verão.
As Terras Altas também estão nas ilhas das Terras Altas, onde os escoceses ainda falam gaélico escocês. Diz-se que três idiomas são falados nas Terras Altas – inglês, escocês e gaélico (embora isso dependa se alguém considerar o escocês como um dialeto inglês ou outro idioma).
Por que visitar as Terras Altas?
Enquanto grande parte das Lowlands é mais cosmopolita, as Highlands escocesas são muito mais a Escócia da imaginação de muitas pessoas. Aqui se encontram pessoas hospitaleiras, paisagens deslumbrantes e as já mencionadas destilarias das ilhas.
Nas Lowlands, encontra-se a maior cidade de Glasgow e a deslumbrante e histórica cidade de Edinborough. Mas as Terras Altas são em sua maioria sem cidades e as pessoas procuram o ar livre e as pequenas comunidades rurais de lá.
Nas Terras Altas, encontra-se o mais famoso dos lagos escoceses – Loch Ness, bem como o maior parque nacional da Grã-Bretanha.
- Monstro do lago Ness: O Monstro do Lago Ness é um Highlander
- Lago Ness: O lago (também conhecido como “Loch”) contém mais água doce do que todos os lagos da Inglaterra e do País de Gales juntos
As Terras Altas indiscutivelmente têm algumas das paisagens mais impressionantes do Reino Unido. Um será mimado com caminhadas maravilhosas no verão e escalada no gelo, esqui e snowboard no inverno.
Ilha de Skye: A Ilha de Skye é famosa em todo o mundo e está repleta de lugares ao ar livre incríveis para explorar. Veja as “piscinas das fadas”, as cordilheiras de Cuillin e o “Old Man of Storr”. Veja por que as pessoas vêm de longe para ver a mais impressionante das ilhas da Escócia.
- Visita: Certifique-se de visitar a Ilha de Skye
A Ilha de Skye é um dos destinos mais famosos da Escócia e é a maior e mais setentrional das principais ilhas das Hébridas Interiores.