Com mais de 4 milhões de investidores registrados na Bolsa de Valores do Brasil, alguns acabam se destacando pelo conhecimento de mercado e pelos resultados alcançados.
Contar com uma grande carteira de investimentos e poder dizer que tem estabilidade financeira é o desejo de muitas pessoas, mas, para chegar nesse resultado, é preciso começar.
Dessa forma, se você já iniciou sua história no ramo financeiro e acompanha uma plataforma de investidores ou portal de notícias, certamente utiliza de inspiração algum grande investidor. Mas você já parou para pensar quais são as pessoas consideradas como os maiores investidores do Brasil?
Abaixo separamos 3 grandes nomes que ocupam o pódio de maior quantidade de dinheiro investido na Bovespa, que é a bolsa de valores brasileira.
Grandes investidores brasileiros
3. Luiz Alves Paes de Barros
Considerado uma lenda viva dos investimentos, o economista brasileiro Luiz Alves iniciou sua carreira como investidor aos 16 anos, mas antes disso já se mostrava interessado pelo mercado financeiro.
Nascido em 1948, Alves veio de uma família que contava com grande participação na indústria de açúcar, mas que, mesmo com muito dinheiro, perderam a fortuna por não saber administrá-la.
O investidor é conhecido por não gostar dos holofotes e ter investimentos bem certeiros, que ajudaram a conquistar sua fortuna – que está avaliada em mais de 1,5 bilhão de dólares.
2. Lírio Parisotto
Listado como a 2035ª mais rica do mundo segundo a revista Forbes, Lírio é um médico brasileiro, nascido em 1953 e também considerado um dos maiores investidores do Brasil. Com uma fortuna avaliada em mais de 1,6 bilhão de dólares, o investidor prefere seguir por ações consideradas mais seguras, possuindo uma carteira ampla de renda fixa.
A sua primeira experiência com investimentos, em 1986, não se mostrou tão positiva e ele acabou perdendo mais de 200 mil reais. Mesmo com o prejuízo, não desistiu e se empenhou mais ainda nos estudos. Com uma aplicação de mais de 2 milhões de dólares, Lírio Parisotto conseguiu quadruplicar seu patrimônio e seguiu evoluindo.
1. Luiz Barsi
Em primeiro lugar, temos Luiz Barsi, conhecido como “Rei da Bolsa”. Nascido em 1939, o jurista brasileiro é listado como o investidor individual com mais dinheiro aplicado na Bolsa de Valores, tendo uma quantia de mais de 2 bilhões de reais, o que representa quase toda sua fortuna aplicada.
Filho de imigrantes espanhóis, contou com uma infância sem muitos luxos e ainda passou pela perda de seu pai, o que dificultou ainda mais sua situação. Porém, mesmo com todas as dificuldades, sua mãe insistiu em seus estudos, formando-se em Direito.
Sua carreira no setor financeiro começou nos anos de 1960, quando tinha por volta de 14 anos e foi contratado para trabalhar dentro de uma corretora. Em 1970, Luiz começou sua carteira de ações. Com uma estratégia diferente, que focava nos dividendos e não no aumento das próprias ações, ele conseguiu bons resultados e seguiu investindo.