Gobekli Tepe é aclamado como uma das maiores descobertas arqueológicas já desenterradas, e é por isso que é tão significativo.

o site de gobekli tepe

Gobekli Tepe se traduz como “Potbelly Hill” e é uma das maiores descobertas arqueológicas já feitas. É um sítio arqueológico neolítico superantigo no sudeste da Turquia, que se acredita datar de 9.500 a 8.000 aC. É considerada uma das descobertas arqueológicas mais importantes. Uma que tem o potencial de mudar profundamente a forma como entendemos uma etapa crucial no desenvolvimento da sociedade humana.

Gobekli Tepe está desafiando nossas ideias de como as civilizações urbanas começaram. Para outro local (não tão antigo) na Turquia, veja as ruínas da antiga cidade de Tróia da Ilíada do outro lado do país.

Contents

A Era de Gobekli Tepe

Poucas estruturas conhecidas pelo homem podem rivalizar com essa idade. Em comparação, as pirâmides de Gizé têm “apenas” cerca de 4.500 anos, tendo sido construídas entre 2.550 e 2.490 aC. Isso torna a construção das pirâmides mais próxima do nosso tempo do que Gobekili Tepe, de 10.000 a 11.500 anos. A Grande Pirâmide de Gizé deve estar na lista de desejos de todos, pois é uma das estruturas mais impressionantes do mundo antigo e os visitantes podem entrar!

Geografia nacional até diz que os pilares têm mais de 12.000 anos.

  • 5.500 a 7.500 anos: Antes das Grandes Pirâmides
  • 6.000 anos: Antes da Era da Escrita
  • 6.000 anos: Antes de Stonehenge
  • 6.000 anos: Antes de Akkadia – o primeiro império do mundo
  • 10.000 a 11.500 anos: Antes de ler este artigo

Foi construído quando os últimos mamutes estavam morrendo no continente (embora uma população de mamutes continuasse a viver na Ilha Wrangel até 3.700 anos atrás).

Para que pode ter sido usado

Foi construído na época dos primeiros assentamentos humanos permanentes nesta parte do mundo. Mas o que é estranho é que isso pode não ter sido construído por uma população permanentemente estabelecida. Não há evidências claras de cultivo agrícola e estava longe de uma fonte de água conhecida. Pode ter sido uma espécie de “primeiro templo do mundo” por grupos de caçadores-coletores nômades ou seminômades.

Os especialistas continuam a debater como o site foi usado. Alguns acreditam que era um santuário de montanha da idade da pedra e que são os restos de um templo e foi chamado de “catedral em uma colina”. Talvez tenha sido um destino de peregrinação que atraiu fiéis de até 150 quilômetros ou 90 milhas.

O que foi descoberto

O tell (ou monte arqueológico) tem cerca de 15 metros ou 50 pés de altura. Gobekli Tepe segue um padrão geométrico e cobre uma era de 8 hectares ou 20 acres.

O local compreende uma série de grandes estruturas circulares sustentadas por enormes pilares de pedra. Eles são os maiores megálitos conhecidos do mundo. Muitos dos pilares são ricamente decorados com detalhes antropomórficos, roupas, animais selvagens e muito mais.

  • Megalitos: Os maiores megálitos conhecidos do mundo
  • Escavação: Em 2021, menos de 5% do local foi escavado

A maioria das esculturas retrata animais, os mais comuns são raposas, javalis e cobras, mas também há muflão (ovelha selvagem), onagro, grous, patos, gazelas, abutres e auroques. Todas as representações parecem ser masculinas e em postura agressiva. Em um pilar está um homem sem cabeça com um falo ereto. Acredita-se que a forma em T dos próprios pilares seja antropomórfica, com o eixo sendo o corpo e o topo sendo a cabeça.

Existe apenas uma representação certa de uma mulher que é retratada nua em uma laje. Uma série de pedras esculpidas menores também foram descobertas, principalmente representando animais e homens – parece que também são quase todas masculinas.

  • Gazelas: Ossos de gazela compõem mais de 60% do total
  • Outras Espécies: Javali, ovelha, veado vermelho, abutres, guindastes, patos, gansos

Nas escavações que escavaram apenas cerca de 5% do local, mais de 100.000 fragmentos de ossos foram examinados. Eles costumam ter marcas de corte e bordas lascadas – indicações de que os animais foram massacrados e cozidos. Todos os animais eram selvagens e nenhum foi domesticado – indicando que as pessoas ainda não haviam domesticado animais ou cultivado.

Visitando o local e o Museu Şanlıurfa

Ao visitar Gobekli Tepe, visite o Museu Şanlıurfa nas proximidades de Şanlıurfa. O museu contém descobertas da área circundante, incluindo Gobekli Tepe e Harran. O novo museu foi inaugurado em 2015 e tem 3 andares.

Não é preciso um tour para visitar e a Turquia é um país fácil de explorar sozinho. No entanto, se você quiser uma visita guiada, há passeios que vão buscá-la no aeroporto local. Tours no Leste da Turquia é uma empresa que oferece passeios nesta parte remota da Turquia e um guia será útil para dar vida ao local.

  • Preço: 1 carro (até 3 pessoas) $ 250, Microônibus: (4-7 pessoas) $ 500