No deserto de Albequerque, este monumento nacional abriga milhares de anos de história antiga – e tudo conta uma história única.

O Petroglyph National Monument está localizado ao longo de West Mesa de Albuquerque, no Novo México, e tem cerca de 24.000 petroglifos esculpidos por povos ancestrais Pueblo e primeiros colonos espanhóis. Embora os petroglifos neste monumento possam não ser tão antigos quanto muitos neste mundo, eles são incrivelmente numerosos e fáceis de acessar.
Para ver alguns petróglifos antigos em um local exótico, veja os antigos e intrigantes petróglifos no Cazaquistão. Outro hotspot de petróglifos nos Estados Unidos está em Nine Mile Canyon, em Utah – lar de milhares de petróglifos antigos.
Sobre o Monumento Nacional Petroglyph
O Petroglyph National Monument é um dos maiores sítios petroglyph em toda a América do Norte. Os desenhos e símbolos foram esculpidos nessas rochas vulcânicas durante um período de 400 a 700 anos atrás. Hoje eles representam um registro valioso de expressão cultural. Eles são de profundo significado espiritual para os nativos americanos contemporâneos, bem como para os descendentes dos primeiros colonos espanhóis.
Muitos dos petróglifos são de pessoas, marcas, cruzes, animais e outros símbolos reconhecíveis, embora outros sejam mais complexos.
o Petroglyph Monumento Nacional é administrado cooperativamente pelo National Park Service e pela cidade de Albuquerque. Os petróglifos estão localizados em uma escarpa de basalto vulcânico e estão contidos no monumento de 7.236 acres.
- Estabelecido: Em 1990
- Petróglifos: Cerca de 24.000
Os muitos petróglifos não são a única atração que se pode ver aqui. Pode-se também explorar a cadeia de vulcões fissurados adormecidos. Os cinco cones vulcânicos no monumento incluem os vulcões Butte, Bond, Vulcan, Black e JA.
O West Mesa (onde os petróglifos são encontrados) é visível de Albuquee e foi formado por uma série de erupções há mais de 100.000 anos. A história violenta do local é visível nos cones vulcânicos adormecidos e na escarpa de basalto de dezessete milhas de comprimento.
Como os pedregulhos de basalto caíram até a borda da escarpa e provaram ser o material ideal para esculpir petróglifos.
História e significado dos petróglifos
Os petróglifos são esculturas rupestres feitas por bicadas na superfície da rocha usando um cinzel de pedra e uma pedra de martelo. À medida que o verniz do deserto (ou pátina) era removido da superfície da rocha, a rocha mais clara abaixo da camada seria exposta, criando uma imagem facilmente visível.
- Petróglifos: esculturas rupestres
- Pictogramas: pinturas rupestres
Acredita-se que cerca de 90% dos petróglifos do monumento foram criados pelos ancestrais do povo Pueblo. Embora os Puebloans vivam na região há mais de 1.500 anos, sua população aumentou significativamente há cerca de 700 anos, com o surgimento de muitos outros assentamentos. Acredita-se que a maioria dos petróglifos foram esculpidos entre 1300 até o final da década de 1680.
- Esculpido: Principalmente entre 1300 e o final da década de 1680
- Petróglifos mais antigos: Uma pequena porcentagem de petróglifos é anterior aos Pueblos – talvez desde 2000 aC
- Petróglifos mais recentes: Dos anos 1700 pelos primeiros colonos espanhóis
Os espanhóis começaram a chegar na área em 1540 e tiveram um impacto dramático no povo pueblo. As tribos Pueblo da região se revoltaram contra os espanhóis por volta de 1680 e expulsaram os colonos para El Paso, Texas. Os espanhóis retornaram e reassentaram a área de Albuquerque em 1692.
Visitando o Monumento Nacional Petroglyph
Existem quatro locais principais para acessar o monumento – Boca Negra Canyon, Rinconada Canyon, Piedras Marcadas Canyon e as trilhas Volcano Day Use. Os petróglifos são de fácil acesso de carro e raramente exigem muita caminhada.
Cânion Piedras Marcadas: O Piedras Maracada Canyon leva os visitantes em uma trilha subdesenvolvida para algumas das maiores concentrações de petróglifos no Monumento Nacional. A trilha percorre a base da escarpa e é acessível a partir do estacionamento Las Marcadas na Jill Patricia.
- Instalações: Não há instalações disponíveis aqui
Cânion Boca Negra: O Boca Negra Canyon oferece fácil acesso aos petróglifos e a vários outros recursos geológicos e culturais interessantes. Possui três trilhas desenvolvidas que variam de 5 minutos a 30 minutos ida e volta.
- Trilhas: Três trilhas curtas desenvolvidas
- Instalações: Água, Banheiros, Mesas de Piquenique
- Horas: Aberto das 8h30 às 16h30, sete dias por semana
- Fechado: 1º de janeiro, Dia de Ação de Graças e 25 de dezembro
- Taxa: US$ 1 por veículo nos dias de semana, US$ 2 por veículo nos finais de semana
- Gerenciou: Pelo Divisão de Espaço Aberto da Cidade de Albuquerque
Vulcões Day Use Trilhas: O monumento abriga os restos de cinco vulcões de cone de cinzas. Esta parte do parque é administrada pelo National Park Service e oferece bancos de descanso à sombra ao longo da trilha, além de um banheiro.
- Abrir: 9h00 às 17h00, sete dias por semana
- Fechado: Dia de Ação de Graças, Natal e Ano Novo
O monumento incorpora aspectos geológicos da América, pré-história e tempos coloniais espanhóis. É um ótimo lugar para aprender sobre a história do Arizona.